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SERVIÇO DE MELHORIA CONTÍNUA, 6 Outubro de 2008 1 O Serviço de Melhoria Contínua.

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1 SERVIÇO DE MELHORIA CONTÍNUA, 6 Outubro de 2008 1 O Serviço de Melhoria Contínua

2 SERVIÇO DE MELHORIA CONTÍNUA, 6 Outubro de 2008 2 Quem somos Isabel Paula da Silva Romão Pechincha José António Sarsfield Cabral Maria Amélia Pina Tomás Veiga Helena Dulce Saraiva Veloso (FGT) com o apoio de secretariado da

3 SERVIÇO DE MELHORIA CONTÍNUA, 6 Outubro de 2008 3 O que queremos fazer Missão: Estabelecer um sistema de suporte à melhoria contínua na U.Porto Promover e consolidar uma cultura de Qualidade na Universidade

4 SERVIÇO DE MELHORIA CONTÍNUA, 6 Outubro de 2008 4 Como vamos fazer Duas grandes linhas: a)Estabelecer e consolidar um quadro de indicadores da U.Porto (para análise e benchmarking ) b)Apoiar o desenvolvimento de um sistema de Garantia (e de melhoria) da Qualidade avaliação institucional (interna e externa) monitorização e avaliação dos Cursos de 1º e 2º ciclos

5 SERVIÇO DE MELHORIA CONTÍNUA, 6 Outubro de 2008 5 O que fizemos: Quadro de indicadores - documentos editados Acesso ao Ensino Superior 2008 1ª fase - Análise descritiva Acesso ao Ensino Superior 2007. Análise Descritiva Concurso maiores de 23 anos em 2007 Acesso ao Ensino Superior 2006. Análise Descritiva Acesso ao Ensino Superior 2005. Análise Descritiva Acesso ao Ensino Superior 2004. Análise Descritiva Acesso ao Ensino Superior 2003. Análise Descritiva Acesso ao Ensino Superior 2002. Análise Descritiva Acesso dos estudantes: UP - Universidade do Porto REIT - Melhoria Contínua

6 SERVIÇO DE MELHORIA CONTÍNUA, 6 Outubro de 2008 6 O que fizemos: Quadro de indicadores - documentos editados

7 SERVIÇO DE MELHORIA CONTÍNUA, 6 Outubro de 2008 7 O que fizemos: Quadro de indicadores - documentos editados

8 SERVIÇO DE MELHORIA CONTÍNUA, 6 Outubro de 2008 8 O que fizemos: Quadro de indicadores - documentos editados Estudantes inscritos na U.Porto no ano lectivo 2007/2008 Evolução 2002-2006 de estudantes inscritos da U.Porto Estudantes inscritos: Diplomados pela U.Porto no ano lectivo 2006/2007 Evolução 2002-2006 de diplomados pela U.Porto Diplomados:

9 SERVIÇO DE MELHORIA CONTÍNUA, 6 Outubro de 2008 9 O que fizemos: Quadro de indicadores - documentos editados

10 SERVIÇO DE MELHORIA CONTÍNUA, 6 Outubro de 2008 10 O que fizemos: Quadro de indicadores - documentos editados

11 SERVIÇO DE MELHORIA CONTÍNUA, 6 Outubro de 2008 11 O que fizemos: Quadro de indicadores - documentos editados Recursos humanos da U.Porto em 2007 Recursos humanos da U.Porto em 2006 Evolução 2002-2006 de docentes e investigadores em equivalente a tempo integral Evolução 2002-2006 de pessoal não docente Recursos Humanos:

12 SERVIÇO DE MELHORIA CONTÍNUA, 6 Outubro de 2008 12 O que fizemos: Quadro de indicadores - documentos editados

13 SERVIÇO DE MELHORIA CONTÍNUA, 6 Outubro de 2008 13 O que fizemos: Quadro de indicadores - documentos editados Unidades I&D com financiamento plurianual da FCT ou integradas em Laboratórios Associados (pesquisa Fev. 2008) Projectos com participação da U.Porto financiados pela FCT nos concursos de 2002 a 2004 Publicações da Universidade do Porto indexadas na Web of Science 2003-2007 Investigação:

14 SERVIÇO DE MELHORIA CONTÍNUA, 6 Outubro de 2008 14 O que fizemos: Quadro de indicadores - documentos editados

15 SERVIÇO DE MELHORIA CONTÍNUA, 6 Outubro de 2008 15 O que fizemos: Sistema de Garantia da Qualidade Três etapas: 1)Auto-avaliação de cada uma das 14 Faculdades –Cada Faculdade produziu um relatório que incluiu um plano de melhoria –A avaliação externa de cada Faculdade foi efectuada por uma Comissão de Avaliação de outra Faculdade 2)Relatório de auto-avaliação da Universidade –Traduzirá o resultado global da auto-avaliação das 14 Faculdades 3)Avaliação externa efectuada por uma agência internacional credível (por exemplo, a EUA) Auto-avaliação institucional

16 SERVIÇO DE MELHORIA CONTÍNUA, 6 Outubro de 2008 16 O que fizemos: Sistema de Garantia da Qualidade Monitorização e Avaliação dos Cursos A monitorização e a avaliação dos cursos são tarefas da responsabilidade:  dos Directores de Curso : → fazem o Relatório de Curso e propostas de melhoria  dos Conselhos Pedagógicos e Científicos : → apreciam os Relatórios de Curso e propõem medidas  dos Directores das Faculdades : → definem acções correctivas e especificam quem e quando as realiza

17 SERVIÇO DE MELHORIA CONTÍNUA, 6 Outubro de 2008 17 O que fizemos: Documentos do Sistema da Qualidade Guião de Auto-avaliação das Faculdades Guião de Avaliação “externa” Procedimento de Monitorização e Avaliação dos Cursos de 1ºe 2º Ciclo e de Mestrado Integrado (Aprovado pelo Senado em Junho de 2008) Procedimentos e Guiões

18 SERVIÇO DE MELHORIA CONTÍNUA, 6 Outubro de 2008 18 Questões?


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