A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenir e/ou minorar os efeitos das doenças De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenir e/ou minorar os efeitos das doenças De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que."— Transcrição da apresentação:

1

2 As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenir e/ou minorar os efeitos das doenças De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que visa aumentar a capacidade dos indivíduos e populações controlarem os fatores que determinam a sua saúde.

3 As principais medidas promotoras da saúde são: hábitos individuais saudáveis melhoria das condições de higiene ordenamento do território e qualidade ambiental campanhas de vacinação rastreios campanhas de sensibilização

4 Hábitos Individuais saudáveis Uma alimentação equilibrada, que forneça todos os nutrientes necessários e em quantidades adequadas é fundamental para a manutenção da saúde. Higiene corporal diária é essencial na prevenção de doenças.

5 A higiene oral é fundamental na prevenção da cárie e infeções da boca. A prática de exercícios físicos de forma regular proporciona bem estar físico e mental e previne o aparecimento de vários tipos de doença. É também um importante fator de socialização.

6 Dormir bem, com o número de horas adequadas à idade e às necessidades de cada um é um fator muito importante na manutenção da saúde.

7 Condições de Higiene Muitas doenças são transmitidas por microrganismos que proliferam em locais com poucas condições de higiene. Cabe às autoridades sanitárias eliminar os focos de contágio e garantir sistemas de saneamento, tratamento e distribuição de água potável. A recolha e o tratamento de lixo e dos esgotos bem como a construção das casas de acordo com normas que garantam as condições de salubridade também devem sempre ser asseguradas.

8 Ordenamento do Território Ordenamento do território é a organização e planificação da ocupação dos espaços de uma região. O ordenamento do território deve prever zonas específicas de habitação, de lazer, de serviços e comércio, atividade industrial, vias de transporte, etc.

9 Campanhas de Vacinação As vacinas são o meio mais eficaz para a proteção contra algumas doenças infecciosas. Além da proteção individual, a vacinação é benéfica para a comunidade pois impede a transmissão da doença entre as pessoas.

10 Rastreios de saúde Rastreios de saúde são testes médicos efetuados às pessoas, com o objetivo de diagnosticar doenças numa fase precoce da sua evolução. Normalmente os rastreios são efetuados a indivíduos pertencentes a grupos de risco, definidos pela idade, atividade profissional, hábitos ou a presença de ascendentes portadores de determinadas doenças.

11 Campanhas de sensibilização São campanhas que alertam a população para determinadas doenças e/ou comportamentos de disco. Têm como objetivo a adoção de estilos de vida e hábitos saudáveis.


Carregar ppt "As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenir e/ou minorar os efeitos das doenças De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google