A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vale a pena semear Retomando os Domingos do Tempo Comum, a Liturgia leva-nos a reflectir sobre a Vida e a Acção da Igreja de hoje. As reacções são as.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vale a pena semear Retomando os Domingos do Tempo Comum, a Liturgia leva-nos a reflectir sobre a Vida e a Acção da Igreja de hoje. As reacções são as."— Transcrição da apresentação:

1

2 Vale a pena semear

3 Retomando os Domingos do Tempo Comum, a Liturgia leva-nos a reflectir sobre a Vida e a Acção da Igreja de hoje. As reacções são as mais diversas… - Uns tradicionais, preocupados com as mudanças desabafam: "A Igreja não é mais aquela… Se a Igreja não fizer alguma coisa logo, vai perder os seus adeptos… " E ficam numa atitude de espectadores, num jogo de que não participam.

4 - Outros, que se dizem progressistas, lutam impacientes com todos os meios, até violentos, para introduzir transformações mais eficientes… A Palavra de Deus de hoje afirma que o Reino de Deus não é obra dos homens, é obra de Deus e que a Comunidade Cristã deve ter confiança na acção de Deus.

5 A 1.ª Leitura fala de um pequeno REBENTO. (Ez 17,22-24) O Povo vivia no exílio sem perspectivas de libertação. O profeta Ezequiel transmite uma mensagem de ESPERANÇA: Deus não se esqueceu do seu povo. Ele irá até a Babilónia, tomará um ramo da dinastia de David e o plantará em Israel. O rebento crescerá e se tornará um cedro magnífico, no qual os passarinhos farão seus ninhos. - Jesus será esse rebento que Deus plantou na Terra.

6 Na 2.ª Leitura Paulo destaca que é preciso caminhar movidos pela fé e pela confiança. (2Cor 5,6-10) O Evangelho lembra que a árvore nasce de uma pequena SEMENTE. (Mc 4,26-34)

7 - Jesus iniciara com sucesso a sua actividade missionária. Todavia o primeiro entusiasmo foi cedendo espaço ao desânimo dos discípulos e às hostilidades dos adversários. Qual será o futuro da missão? As comunidades cristãs, após o entusiasmo inicial, sentem desânimo, dúvidas, crises e abandono da fé. Marcos usa DUAS PARÁBOLAS de Jesus para superar essas crises da comunidade: A Semente e o Grão de Mostarda. Elas revelam a natureza e a dinâmica do Reino, que está acontecendo na vida de Jesus e continua a realizar-se na comunidade da Igreja.

8 1.A Parábola da Semente fixa o ritmo do crescimento do Reino: é lento. O colono semeia e aguarda com paciência. A semente vai germinando e crescendo lentamente, mesmo sem a participação do lavrador. * A força vital de Deus age, garantindo o sucesso da colheita, da Missão. Os frutos não dependem de quem a semeou, mas da força da semente. O crescimento do Reino depende da acção gratuita de Deus.

9 2. O Grão de Mostarda destaca o grandioso resultado da acção de Deus. A proposta do Reino, uma semente pequena no começo, torna-se proposta universal, aberta a todas as nações e povos, que vão aderindo ao projecto de Deus, semeado por Jesus. Assim o Reino de Deus é uma árvore frondosa, ampla e acolhedora.

10 O que nos dizem as Parábolas? - Certas pessoas andam preocupadas porque os grupos são pequenos. As comunidades comprometidas são cada vez mais raras, as equipas reduzidas, as pastorais caminhando com pouca gente. Elas têm como referência uma religião de sucesso, com estádios cheios, celebrações pomposas... - Certos pais e educadores gostariam que a semente da Palavra produzisse logo os frutos da sua eficiência. E não enxergam o resultado... E angustiados perguntam-se: "Vale a pena continuar semeando?" Nas parábolas, Jesus dá a resposta, que restitui a alegria e o optimismo.

11 Após ter semeado, o que nos resta fazer? Ser paciente e perseverar… SEMEAR E SABER ESPERAR confiando plenamente que o que foi feito, não foi em vão. Depois de anunciada, a Palavra penetra nas mentes e nos corações, e quem já a escutou nunca mais consegue permanecer o mesmo. O tempo da colheita virá, mas só Deus sabe o dia e a hora. Ninguém pode apressar o Reino de Deus.

12 Qual é a nossa atitude diante do agricultor, que SEMEIA com generosidade e sabe ESPERAR com paciência? - Temos FÉ na força íntima da semente, mesmo quando não vemos os frutos? - Estamos convencidos de que o Reino de Deus é mais obra de DEUS, do que fruto do trabalho humano?

13 O Reino de Deus é uma pequena semente. Somos convidados a continuar semeando com fé e confiança. Vale a pena semear!... Só assim poderemos colher!... Canto: Põe semente na terra, não será em vão, não te preocupe a colheita, plantas para o irmão. Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima 14.06.2009


Carregar ppt "Vale a pena semear Retomando os Domingos do Tempo Comum, a Liturgia leva-nos a reflectir sobre a Vida e a Acção da Igreja de hoje. As reacções são as."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google