A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRUPO 8 O GRUPO DO FERRO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRUPO 8 O GRUPO DO FERRO."— Transcrição da apresentação:

1 GRUPO 8 O GRUPO DO FERRO

2 INTRODUÇÃO AO GRUPO DO FERRO
O Fe é o metal mais utilizado dentre todos os metais, e a fabricação do aço é de extrema importância em todo o mundo. Para as plantas e os animais, o Fe é o elemento mais importante dentre os metais de transição.Sua importância biológica reside na variedade de funções que seus compostos desempenham, no transporte de elétrons em plantas e animais (citocromos e ferredoxinas), no transporte de oxigênio no sangue dos mamíferos(hemoglobina), no armazenamento de oxigênio (mioglobina), no armazenamento e absorção do ferro (ferritina e transferrina) e como componente da nitrogenase. O Fe forma diversos complexos.

3 ABUNDÂNCIA,OBTENÇÃO E USOS
O Fe é o 4º elemento mais abundante da crosta terrestre, sendo a sua quantidade menor apenas que do O,do Si e do Al. Constitui 6,2 % em peso da crosta terrestre, onde é o 2º elemento mais abundante. Além disso, o Ni e o Fe constituem a maior parte do núcleo da terra. Os principais minérios de Fe são a hematita Fe2O3, a magnetita Fe3O4, a limonita FeO(OH) e a siderita FeCO3 (pequenas quantidades de piritas FeS2, também são encontradas). A pirita tem cor amarela metálica e é conhecida como “ouro dos tolos”, pois é confundida com esse metal.

4 O rutênio e o ósmio são muito raros
O rutênio e o ósmio são muito raros. São encontrados no estado metálico associados aos metais do grupo da platina e os metais moeda(Cu,Ag e Au). Os principais fontes desses metais são os minérios de NiS/CuS extraídos na África do Sul..... OBTENÇÃO DO FERRO A obtenção do Fe exerceu um papel considerável no desenvolvimento da civilização moderna. A Idade do Fe começou quando o homem aprendeu a utilizar o carvão formado na combustão da madeira para extrair o Fe de seus minérios, e usar o metal para fabricar ferramentas e implementos. É muito mais barato e fácil de se obter coque a partir de carvão mineral que obter carvão vegetal pela combustão incompleta da madeira.

5 O ALTO-FORNO O Fe é obtido a partir de seus óxidos num alto-forno, um forno quase cilíndrico revestido com tijolos refratários. É operado continuamente, utilizando o princípio da contra-corrente. Pelo topo ele é alimentado com o minério de ferro, um agente redutor (o coque) e substâncias formadoras de escória(carbonato de cálcio). A quantidade de CaCO3 varia em função da quantidade de silicatos presente nos minérios. O ar é insuflado pela base do alto-forno.O coque entra em combustão produzindo calor e CO. A temperatura do forno é cerca de 2000ºC no ponto de entrada de ar, mas é de cerca de 1500ºC no fundo e de apenas 200ºC no topo. O óxido de ferro é reduzido a Fe, principalmente pelo CO Fe2O C Fe CO

6 O Fe fundido dissolve de 3 a 4% de C do coque, formando ferro-gusa
O Fe fundido dissolve de 3 a 4% de C do coque, formando ferro-gusa. O ponto de fusão do ferro puro é 1535ºC. As impurezas presentes no ferro-gusa baixam o ponto de fusão do ferro, possivelmente até 1015ºC(à temp. eutética), caso 4,3 % de C esteja presente. O Fe fundido é coletado pela base do alto-forno. A elevada temperatura do alto-forno decompõe o CaCO3a CaO, que não reage com todos os silicatos presentes como impureza(tais como areia e argila), formando silicato de cálcio ou escória.Este se encontra no estado fundido e escoa para o fundo. A escória flutua sobre o ferro fundido protegendo-o assim da oxidação. A escória fundida e o ferro fundido são retirados periodicamente através de aberturas independentes na base do alto-forno.

7 O Fe fundido é derramado em moldes feitos de areia, onde ele se solidifica em lingotes denominados “porquinhos”. O ferros-gusa ou ferro fundido é duro, mas muito quebradiço. Uma pequena quantidade do ferro-gusa é novamente fundida e colocado em moldes para a produção de peças metálicas. Mas, por serem muito quebradiças, praticamente nã podem ser trabalhadas num torno, embora ser trabalhadas por abrasão numa máquina retificadora. O ferro-gusa contém 4,3% de C e outras impurezas como Si,P, S e Mn. Os elementos não metálicos devem ser removidos para não deixarem o Fe menos quebradiço. Todas as ligas Fe/C contendo menos de 2% de C são chamadas de aço.

8 O aço é dúctil e pode ser trefilado ou moldado em diversas formas
O aço é dúctil e pode ser trefilado ou moldado em diversas formas. A dureza e a resistência aumentam com o aumento do teor de C. As formas mais comum de aço são o aço doce (baixo conteúdo de C) e o aço duro(elevado conteúdo de C). A origem das impurezas no ferro-gusa pode ser assim explicada : o C provém do coque usado no alto-forno. Si,P e S são formados pela redução de silicatos, fosfatos e sulfatos presentes no minério., provocada pelo coque, ou então do S presente no coque. Pequenas quantidades de Mn são encontradas nos minérios de Fe. Na maioria dos casos, porém, a presença de Mn é vantajosa e não prejudicial, pois na realidade, pequenas quantidades de Mn melhoram as propriedades físicas do metal. A escória é usada como material de construção.

9 REAÇÕES ENVOLVIDAS 3 C + Fe2O3 4 Fe + 3 CO2 CaCO3 + SiO2 CaSiO3 + CO2
400ºC 3 Fe2O CO Fe3O CO2 Fe3O CO FeO + CO2 ºC 2CO C + CO2 O C se deposita como fuligem e reduz o FeO a Fe, mas também reage com o revestimento refratário dos fornos, o que é prejudicial. FeO + CO Fe + CO ºC CaCO CaO + CO ºC FeO + CO Fe + CO2 1000ºC CO C CO

10 1800ºC CaO + SiO CaSiO3 FeS CaO + C Fe + CaS + CO MnO + C Mn(em ferro) + CO SiO C Si (em ferro) + 2 CO Um alto-forno moderno pode ter até 40 m de altura e 15 m de diâmetro na base, podendo produzir toneladas de ferro-gusa por dia.

11 FABRICAÇÃO DO AÇO O aço é fabricado pela remoção da maior parte do C e de outras impurezas presentes no ferro-gusa. O processo envolve a fusão e posterior oxidação do C, Si, Mn e P presentes no ferro-gusa, de modo que tais impurezas possam ser eliminadas como gases ou como escória Antigamente “pudlagem”, mistura de ferro-gusa com hematita e a queima de todo o C e outras impurezas, obtendo-se um ferro purificado. Pode ser convertido em aço, adicionando-se quantidade necessária de C.

12 PROCESSO BESSEMER E THOMAS
Em 1855, H.Bessemer patenteou o processo que leva o seu nome, e que utiliza o conversor de Bessemer. Um grande forno em forma de pêra, revestido internamente com sílica. O forno pode ser inclinado e, quando nessa posição, é carregado com ferro-gusa fundido. Em seguida, é colocado na posição vertical e um jato de ar comprimido é injetado através de orifícios na base do conversor, através da massa fundida. Nesse processo o Si e o Mn presentes no ferro-gusa são transformados em SiO2e escória de óxido de manganês. Essas reações liberam grande quantidade de calor.

13 Quando o teor de C estiver suficientemente baixo, o conversor é inclinado e o ferro em estado de fusão é vertido em moldes de ferro. Dessa forma são obtidos lingotes de aço, que podem ser laminados ou forjados. O processo demora normalmente cerca de 20 minutos para produzir um lingote de aço de 6 toneladas. Os minérios contém Si ou P com o impurezas, que são oxidados a SiO2 e P4O10 . Um teor de P superior a 0,05% leva a um aço de baixa resistência à traçãoe bastante quebradiço. O processo Bessemer não remove o P. O P danifica o revestimento interno do conversor. P4O Fe O Fe3(PO4)2 Fe3(PO4)2 + 2Fe3C + 3 Fe Fe3P + 6FeO + 2CO FeO + SiO FeSiO3

14 Em alguns países, minérios de ferro ricos em P são usados como matéria-prima na fabricação do aço. Nesse caso o “processo Bessemer básico” substitui o processo Bessemer normal. Há duas diferenças : O conversor é revestido com um material básico, tal como dolomita ou calcários calcinados, sendo mais resistente à reação com a escória. Calcário ou cal, são adicionados como formadores de escória. Estes compostos reagem com P4O10, formando Ca3(PO4)2, que remove o P do aço, sendo de destaque na indústria de fertilizantes.

15 PROCESSO SIEMENS ABERTO
Foi inventado por Siemens. O forno requer um aquecimento externo, por combustão de gás ou óleo ao ar. Ferro-gusa fundido era colocado no núcleo raso do conversor, onde as impurezas eram oxidadas pelo ar. O revestimento do conversor era de caráter ácido ou básico, conforme a natureza das impurezas presentes no ferro-gusa. Em muitos lugares esse processo substitui o processo Bessemer. É um processo lento e são necessário as cerca de 10 horas para a conversão de 350 toneladas., sendo substituído pelo processo básico de oxigênio.

16 PROCESSO SIEMENS DO ARCO VOLTAÍCO
Siemens também patenteou um forno elétrico a arco voltaico. O calor é fornecido ou por um arco voltaico ou então pela passagem de uma corrente eletrica através do metal. Esse processo ainda é usado para a fabricação de ligas a base de açoe de outros aços de alta qualidade. O aço inoxidável contém de 12 a 15 % de Ni. Aço rápido, para ferramentas de corte como fornos, pode conter 18 % de W e 5% de Cr. Ligas com 0,4 a 1,6 % de Mn fornecem um aço com gtrande resistência à tração. O aço Hadfield, usado em britadeiras e escavadeiras, contém cerca de 13 % de Mn e 1,25 % de C. O aço para molas contém 2,5 % de Si.

17 PROCESSO BÁSICO DE OXIGÊNIO
Atualmente, o principal processo para a fabricação de aço é o moderno PROCESSO BÁSICO DE OXIGÊNIO (BOP= basic oxygen process). Um dos problemas com os processos Bessemer e Thomas é a dissolução de pequenas quantidades de nitrogênio no metal fundido. Concentrações de nitrogênio superiores a 0,01% tornam o aço quebradiço, e a “nitretação” de sua superfície torna o processo de soldagem mais dificil. A solução é usar O2 puro ao invés de ar no processo de oxidação das impurezas do ferro-gusa. Caso o O2fosse injetado pela base do conversor o fundo do forno iria fundir. Neste processo fortes correntes de convecção são utilizadas para tornar a reação efetiva.

18 Vantagens de usar O2 ao invés de ar são :
A conversão é mais rápida, possibilitando um aumento no produto diário. Podem ser manuseadas quantidades maiores de aço de cada vez. O produto obtido é muito mais puro e sua superfície é isenta de nitretos. O principal uso do aço é na forma de aço- doce para a construção naval, na fabricação de carrocerias de carros e vigas para construção civil

19 OBTENÇÃO DO RUTÊNIO E ÓSMIO
O Ru e o Os são obtidos a partir do depósito anódico que se acumula no refino eletrolítico de Ni. Esse depósito uma mistura dos metais do grupo da platina, juntamente com Ag e Au. Caso esse material seja tratado com água-régia, os elementos Pd, Pt, Ag e Au se dissolvem , restando um resíduo que contém Ru,Os, Rh e Ir. Após um processo de separação complicado, Ru e Os são obtidos na forma de pó. Estes são transformados nos metais maciços usando técnicas de metalurgia do pó. Esses elementos são escassos e caros. Ru é usado em ligas com Pd , Pt e Os também é usado para obter ligas duras. Todos os metais do grupo da Pt apresentam propriedades catalíticas específicas.

20 ESTADOS DE OXIDAÇÃO Os principais estados de oxidação do Fe são (+II) e (+III). O Fe (+II) é uma espécie mais estável, e existe em solução aquosa. O Fe (+III) é ligeiramente oxidante , mas a estabilidade dos íons Fe(+II) e Fe(+III) são mais semelhantes que as estabilidades dos elementos dos grupos anteriores nos mesmos estados de oxidação. Num contraste marcante, os elementos Ru e Os formam os compostos RuO4 e OsO4 , nos quais os elementos se encontram no estado de oxidação (+VIII) . Descendo-se por um grupo, os elementos de estados de oxidação mais elevados se tirnam mais estáveis.

21 PROPRIEDADES GERAIS O Fe puro tem cor prateada, não é muito duro, é bastante reativo. O metal finamente dividido é pirofórico. O ar seco tem pouco efeito sobre o ferro maciço, mas o o ar úmido facilmente oxida o metal ao óxido férrico hidratado (ferrugem). Este é constituído por camadas não-aderentes que se soltam, expondo mais metal para posterior reação. O ferro se dissolve em ácidos não-oxidantes diluídos a frio, formando Fe+2 e liberando H2 . Se o ácido estiver morno e houver a presença de ar, uma certa quantidade de íons Fe+3 será formada ao lado de íons Fe+2. Ácidos oxidantes geram apenas Fe+3. Agentes oxidantes fortes, tais como HNO3 concentrado ou K2Cr2O7, tornam o metal PASSIVO.

22 O Fe é levemente anfótero
O Fe é levemente anfótero. Não reage na presença de NaOH diluído, mas é atacado por NaOH concentrado. Em contraste, Ru e Os são metais nobres e muito resistentes ao ataque por ácidos. Contudo, Os é oxidado a OsO4, por água-régia. O enferrujamento do ferro é um caso particular de corrosão, sendo de grande interesse prático. O processo é muito complexo, mas uma explicação simplificada é a seguinte : a) os átomos são convertidos em Fe+2 e elétrons b) esses elétrons se movem para um metal mais nobre, que pode estar como impureza no ferro c) os elétrons reduzem os íons H+ presentes na água

23 REAÇÕES : Fe Fe e 2 H e H H2O O Fe se torna positivo e constitui o ânodo, enquanto o metal mais nobre serve como cátodo, isto é, pequenas células eletroquímicas são formadas sobre a superfície do metal. Os íons Fe+2 são oxidados a Fe (+III), formando FeO(OH), Fe2O3 ou Fe3O4. Como o óxido não forma uma película protetora aderente, o metal continua sendo corroído. Para prevenir a corrosão, O2, H2O e as impurezas devem ser excluídas. Na prática, o Fe recebe um revestimento protetor paras impedir o acesso de água. Usa-se em larga escala a eletrodeposição, de uma fina camada de Sn folha de flandres 1/2 O2

24 OUTROS PROCEDIMENTOS Mergulhar o Fe “quente” em zinco fundido, a galvanização (eletrodeposição de Zn) Pintura com vermelho de chumbo (zarcão) Conversão da camada mais externa dos objetos de ferro em fosfato de ferro. Isso pode ser feito por tratamento com ácido fosfórico ou soluções de Zn(H2PO4)2. Pode-se utilizar um metal como ânodo de sacrifício, que torna o ferro o cátodo na célula eletrolítica. Ru e Os são nobres e não reagem com a água.

25 ESTADOS DE OXIDAÇÃO BAIXOS
O elemento de estado (-II) é raro, mas ocorre nos íons complexos [Fe(CO)4] -2 e [Ru(CO)4] -2 . O elemento no estado de oxidação zero ocorre nos complexos carbonílicos, que podem ser monucleares, dinucleares.... O [ Fe (CO)5] é facilmente oxidado, e no estado gasoso forma uma mistura explosiva com o ar. Reagem com soluções alcalinas ou com água formando ânions carbonilato Fe(CO)5 + 3 NaOH Na[HFe(CO)4] + Na2CO3 + H2O Elas sofrem reações de substituição na presença de outros ligantes, como PF3. Usados como catalisadores em várias reações.

26 ESTRUTURA DO Fe(CO)5 CO OC CO Fe CO CO

27 COMPOSTOS DE OXIDAÇÃO (+II)
O estado de oxidação (+II) é um dos mais importantes do ferro, e seus sais são geralmente denominados sais ferrosos. São compostos cristalinos bem conhecidos. A maioria é verde pálida e contém o íon [ Fe(H2O)6]+2, por exemplo FeSO4..7H2O, FeCl2. 6 H2O . O sal duplo FeSO4 . (NH4)2SO4 . 6 H2O é usado como um composto padrão em análise volumétrica, para titulações com agentes oxidantes, tais como dicromato, permanganato. FeSO4 e H2O2 são usados para gerar radicais hidroxila, por exemplo, é capaz de oxidar álcoois a aldeídos.

28 ÓXIDOS FeO é um óxido não-estequiométrico, deficiente em metal, cuja composição típica é Fe0.95O. Pode ser obtido na forma de um pó preto, aquecendo-se fortemente oxalato de ferro (+II), sob vácuo, e,então, resfriando bruscamente para evitar seu desproporcionamento. Fe(C2O4) FeO + CO CO 2 FeO Fe3O4 + Fe O FeO se dissolve em ácidos e é totalmente básico. Tem um retículo cristalino semelhante ao do NaCl,onde os íons O-2 formam um arranjo cúbico de empacotamento compacto e os íons Fe+2ocupam todos os interstícios octaédricos. Fe(OH)2 pode ser precipitado como um sólido branco.

29 HALETOS O Fe se dissolve nos ácidos halogenídricos , na ausência de ar. A partir dessas soluções, pode-se obter os di-haletos hidratados FeF2. 8 H2O (branco), FeCl2. 4 H2O (verde pálido) . O cloreto ferroso hidratado contém a unidade octaédrica [FeCl2.4H2O], na qual dois átomos de cloro ocupam posições trans. FeCl2 e FeF2 anidros são obtidos aquecendo-se o metal com HF ou HCl gasosos, visto que na reação direta dos elementos (Fe+Cl2 ou F2) sob aquecimento, são gerados os haletos FeCl3 e FeF3. Os haletos de Fe(+II) anidros reagem com amônia gasosa, contendo o íon complexo amoniacal de ferro.

30 COMPLEXOS Os íons Fe+2 formam muitos complexos. O mais importante é a hemoglobina (pigmento vermelho do sangue). A maioria de seus complexos são octaédricos, embora sejam formados alguns haletos complexos tetraédricos FeX4-2. O mais conhecido desses complexos é o íon hexacianoferrato (II) ou ferrocianeto [Fe(CN6)] -4. O hexacianoferrato (II) de potássio K4[Fe(CN)6 é um sólido de cor amarela. É usado para testar a presença de íons ferro em solução. Também é conhecido o ferricianeto de potássio K3[Fe(CN)6]. Ambos foram usados como pigmentos de tintas para pintura e escrever.

31 ELEMENTOS NO ESTADO DE OXIDAÇÃO (+III)
O estado de oxidação (+III) é muito importante na química do ferro, sendo os sais férricos obtidos pela oxidação pela oxidação dos sais de Fe (+III). Soluções de sais férricos são freqüentemente castanho amareladas, mas a cor se deve à presença de óxido de ferro coloidal, ou FeO(OH).Fe(+III) forma sais cristalinos com todos os ânions comuns, exceto com I - . Esses sais podem ter várias cores. O mais comum deles é o Fe2(SO4)3 que pode ser encontrado na forma de seis hidratos diferentes, e é largamente usado como coagulante para clarificar água potável e também no tratamento de efluentes e águas industriais. Os alúmens são sais duplos que contêm o íon [Fe(H2O)6] +3 e cristalizam facilmente.

32 ÓXIDOS E ÓXIDOS HIDRATADOS
Não há evidências da existência do Fe(OH)3 . A hidrólise do FeCl3 não forma o hidróxido, mas fornece um precipitado gelatinoso castanho avermelhado do óxido hidratado, Fe2O3(H2O)n. pelo menos parte desse precipitado é constituído por FeO(OH). Quando o óxido hidratado é aquecido a 200ºC obtém-se o  - Fe2O3 , de cor vermelho castanha. Sua estrutura é constituída por íons O-2, num arranjo hexagonal de empacotamento compacto, com íons Fe+3 , podendo ser formado também o -Fe2O3 diferindo na estrutura. Fe3O4 é um sólido preto formado no aquecimento de Fe2O3 a 1400ºC. É um óxido misto.

33 Os óxidos ferroso, férrico e ferroso férrico, tendem a ser não estequiométricos. Esta tendência a não -estequiometria se deve à semelhança de suas estruturas. As propriedades básicas diminuem com o aumento de oxidação. O Fe2O3 é essencialmente básico. O sólido resultante do tratamento térmico é difícil de ser dissolvido em meio ácido. Todavia, a forma hidratada recém-preparada se dissolve em ácidos, formando o íon violeta pálido [Fe(H2O)6]+3, e em NaOH concentrado, formando [Fe(OH)6] +3 . Esse comportamento evidencia que o óxido tem um certo caráter anfótero. A fusão com LiOH, NaOH leva a formação de LiFeO2 ou NaFeO2 Fe2O Na2CO NaFeO2 + CO2 Foram chamados de ferritos, hoje sendo mais corretos chamá-los de óxidos-básicos.

34 HALETOS Os haletos FeCl3, FeCl3 e FeBr3 podem ser obtidos pela reação direta entre o metal e o halogênio correspondente. O iodeto não pode ser obtido no estado puro , pois o Fe+3 oxida o I-. Os compostos de Fe(+III) são menos ionizados que os de Fe(+II). FeF3 é um sólido branco pouco solúvel em água, mas a solução aquosa dá reste positivo para íons Fe+3 ou F- . O FeCl3.6H2O é muito solúvel em água, sendo usado como agente oxidante e como mordente em tinturaria. O FeCl3 é usado como catalisador na obtenção do CCl4. CS Cl S2Cl2 + CCl4 2S2Cl CS CCl S FeCl3 FeCl3

35 COMPLEXOS COM NOX +3 O Fe+3 forma de preferência complexos que se coordenam através de átomos de O, e não de N. Complexos com NH3 são instáveis em água. O complexo mais comum é o íon hidratado [Fe(H2O)6+3 . Tem cor púrpura clara em soluções fortemente ácidas, mas tende a hidrolisar em pH 2-3, formando soluções amarelas. [Fe(H2O) [Fe(H2O)5.OH] H+ Na faixa de pH entre 4 e 5, o hidrocomplexo se dimeriza, levando à formação de um sólido castanho. A polimerização de íons hidratados é muito comum, especialmente se tiverem carga elevada.

36 ESTRUTURA DO FeCl3 Cl Cl Cl Fe Fe Cl Cl Cl Dímero do gás (FeCl3)2

37 COMPLEXOS DE RUTÊNIO E ÓSMIO
Os complexos de Ru (+III) são mais numerosos que os de Os. Os dois elementos formam complexos do tipo [MIII(NH3)6 ]+3, e o Ru forma uma série de complexos mistos com haletos e amônia. Quando o RuO4 é adicionado ao HCl concentrado e a mistura é evaporada, forma-se um sólido vermelho escuro cuja composição é RuCl3. 3 H2O. Este se dissolve prontamente em água e é reagente de partida para a síntese de muitos compostos.

38 A QUÍMICA BIOINORGÂNICA DO FERRO
Pequenas quantidades de ferro são essenciais tanto para animais como para vegetais. Contudo, como ocorre com o Cu e o Se, é tóxico em quantidades maiores. Do ponto de vista biológico, o Fe é o elemento de transição mais importante. PROCESSOS : Transporte de O2 no sangue de mamíferos.(HEMO) Armazenamento de O2 no tecido muscular.(MIO) Transporte de elétrons em plantas,animais (CITO) Armazenamento e remoção de Fe em animais Componentes da nitrogenase Presentes em diversas outras enzimas.

39 HEMOGLOBINA O corpo humano contém cerca de 4g de ferro, mas cerca de 70% e encontrado na hemoglobina, pigmento vermelho dos eritrócitos (células vermelhas do sangue). A maior parte do Fe remanescente do Fe é armazenada na FERRITINA. A função da hemoglobina é ligar o oxigênio nos pulmões. As artérias transportam o sangue àquelas partes do organismo onde o oxigênio é necessário, por exemplo, os músculos. Ali o O2 é transferido para uma molécula de mioglobina e armazenado até haver necessidade de oxigênio para liberar a energia das moléculas da glicose. Quando o O2 é removido da hemoglobina é substituído por uma molécula de água

40 Em seguida, a parte protéica da hemoglobina absorve H+
Em seguida, a parte protéica da hemoglobina absorve H+. Indiretamente, isso ajuda a remover o CO2 dos tecidos, já que o gás carbônico é convertido em HCO3- e H+. O sangue remove os íons mais solúveis(HCO3-) e a hemoglobina reduzida remove H+. O sangue retorna ao coração através das veias. Dali é bombeado aos pulmões, onde os íons HCO3- são convertidos a CO2, que é expelido com o ar exalado dos pulmões. O sangue é novamente oxigenado e o ciclo é repetido. Um dos fatores importantes da atividade da hemoglobina como transportados de oxigênio é a reversibilidade da reação de oxigenação.

41 MIOGLOBINA CITOCROMOS É usada para armazenar oxigênio nos músculos.
A mioglobina é semelhante a uma das subunidades da hemoglobina. Contém somente um átomo de Fe. CITOCROMOS Os citocromos estão envolvidos no processo de liberação de energia, por meio da oxidação da glicose pelo O2 molecular,nas organelas denominadas mitocôndrias existentes no interior das células vivas.

42 FERRITINA Nos animais, inclusive no homem, o ferro dos alimentos é absorvido na forma de Fe(+II), no sistema digestivo. As necessidades diárias de ferro são muito pequenas ( o homem requer 1 mg por dia), pois o Fe que existe no organismo é reciclado. Todo o ferro absorvido pelo organismo reage imediatamente para formar transferrita. O corpo humano contém cerca de 4 gramas de Fe, sendo que cerca de 3 gramas se encontram na forma de hemoglobina e 1 grama na forma de ferrita. A ferrita é encontrada no baço, no fígado e na medula óssea. Quando uma célula vermelha do sangue envelhece, após cerca de 16 semanas, a hemoglobina é decomposta e o ferro é recuperado pela transferrita.


Carregar ppt "GRUPO 8 O GRUPO DO FERRO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google