A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução a atividade acadêmica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução a atividade acadêmica"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a atividade acadêmica
resenhas Introdução a atividade acadêmica

2 Resenhas acadêmicas resenha crítica resenha descritiva / informativa
resenha temática.

3 Resenha descritiva Descreve o objeto resenhado

4 Resenha temática vários textos que tenham um assunto (tema) em comum.

5 Resenha crítica Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais; Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;

6 Resenha crítica Descreva a estrutura: a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;

7 Resenha crítica Descreva o conteúdo: utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;

8 Resenha crítica Analise de forma crítica: apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Julgamento de valor, buscando argumentação dentro da obra, ou em outros autores da área. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos, porém não há um limite estabelecido.

9 Como iniciar uma resenha
De que trata o livro? Ele tem alguma característica especial? De que modo o assunto é abordado? Qual é a tese do autor? Qual a intenção do autor? Que conhecimentos prévios são exigidos para entendê-lo? A que tipo de leitor se dirige o autor? O tratamento dado ao tema é compreensível? O livro foi escrito de modo interessante e agradável? As ilustrações foram bem escolhidas? O livro foi bem organizado? O leitor, que é a quem o livro se destina, irá achá-lo útil? Comparando essa obra com outras similares e com outros trabalhos do mesmo autor, a que conclusões chegamos?

10 conclusão A obra usa graus de objetividade ou subjetividade apropriados à proposta inicial do autor? O autor consegue manter o foco da obra, sem incorrer em excesso de opinião própria ou falta de fontes que comprovem seus argumentos? Em algum momento o autor deixa de considerar aspectos relevantes de sua área, como outros pontos de vista ou teorias contrárias às dele? O autor conseguiu atender aos objetivos a que se propôs ao iniciar a obra? Que contribuições a obra traz para sua área de conhecimento ou grupo específico de leitores? É possível justificar o uso dessa obra no contexto em que foi indicada (uma disciplina da universidade, por exemplo)? Qual o comentário final mais importante que você faria a respeito dessa obra? Você tem sugestões para futuras pesquisas nessa área? De que maneiras ler/assistir essa obra contribuiu para sua formação?

11 Resenha crítica Vídeo: “ A importância do brincar”


Carregar ppt "Introdução a atividade acadêmica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google