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Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional,

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Apresentação em tema: "Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional,"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional,
Científica e Tecnológica

2 Bases Legais: Resolução CNE/CEB nº 06/2012 – Diretrizes Curriculares para EPT médio
§2º Aos professores graduados, não licenciados, em efetivo exercício na profissão docente ou aprovados em concurso público, é assegurado o direito de participar ou ter reconhecido seus saberes profissionais em processos destinados à formação pedagógica ou à certificação da experiência docente, podendo ser considerado equivalente às licenciaturas: I. Excepcionalmente, na forma de pós-graduação lato sensu, de caráter pedagógico, sendo o trabalho de conclusão de curso, preferencialmente, projeto de intervenção relativo à prática docente; II. Excepcionalmente, na forma de reconhecimento total ou parcial dos saberes profissionais de docentes, com mais de 10 (dez) anos de efetivo exercício como professores da Educação básica, no âmbito da Rede CERTIFIC; III. Na forma de uma segunda licenciatura, diversa da sua graduação origina, a qual o habilitará ao exercício docente.

3 Bases Legais: Resolução CNE 02/2015 – Diretrizes Formação Inicial, Cursos de Formação Pedagógica e Segunda Licenciatura Art. 14. Os cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados, de caráter emergencial e provisório, ofertados a portadores de diplomas de curso superior formados em cursos relacionados à habilitação pretendida com sólida base de conhecimentos na área estudada, devem ter carga horária mínima variável de horas a horas de efetivo trabalho acadêmico, dependendo da equivalência entre o curso de origem e a formação pedagógica pretendida. (grifos nossos)

4 Objetivos Geral: Habilitar profissionais portadores de diploma de graduação (bacharéis e tecnólogos) para o exercício do ofício docente nos cursos de Educação Profissional de Nível Médio. Específicos: Subsidiar a formação pedagógica de professores em bases epistemológica e metodológica sólidas; Estimular a reflexão sobre a educação profissional, oportunizando a integração do conhecimento específico dos professores das áreas técnicas ao conhecimento pedagógico. Oportunizar o aprofundamento de saberes sobre a docência e a utilização da pesquisa no contexto da Educação Profissional, Científica e Tecnológica; Formar docentes com capacidade de enfrentamento de temas atuais que perpassam a educação profissional, instrumentalizando diversas perspectivas teóricas.

5 Metodologia A realização do curso prevê atividades presenciais e a distância. As atividades presenciais, que totalizarão 80% da carga horária, ocorrerão no campus XXXX do IFPA e serão realizadas antes da abertura da disciplina na plataforma. Fará parte de todas as disciplinas 4h destinadas a observação e articulação entre conteúdo da formação e a prática do docente. A sistematização e possíveis propostas de intervenção na temática será realizada em disciplinas de Laboratório I e Laboratório II, cujo mote principal é a consolidação da aprendizagem. O professor irá ministrar aula presencial e poderá utilizar-se de videoconferência. Também poderão ocorrer outros momentos presenciais no decorrer da semana, em atendimento à demanda dos estudantes, para grupos de estudo, orientações, dentre outros. Para a realização das atividades a distância, que totalizarão 20% da carga horária do curso, o estudante contará com o ambiente virtual de ensino e aprendizagem (plataforma moodle) no qual terá disponível o conteúdo e os exercícios relativos a todos os componentes curriculares. Um segundo instrumento da educação a distância é o fascículo impresso por componente curricular. Tal material será produzido especificamente para o curso e serão entregues ao estudante antes do início de cada disciplina.

6 Carga Horária Presencial Carga Horária a Distância Total
EIXOS Disciplina Carga Horária Presencial Carga Horária a Distância Total CONTEXTUAL Fundamentos da Relação Trabalho e Educação 24h 6h 30h Concepções de Currículo na Educação Profissional Pesquisa como princípio Educativo ESTRUTURAL Concepções de Aprendizagem Fundamentos da didática em EPCT Planejamento da Ação Docente na Educação Profissional Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional Metodologias de Ensino na Educação Profissional Laboratório I INTEGRADOR Tecnologias Educacionais em EaD Educação Inclusiva Laboratório II Total Disciplinas 360h Monografia (Projeto de Intervenção) Total Geral 390h

7 DECISÕES A SEREM TOMADAS

8 1. PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
DISCIPLINAS Proposta 1 Fundamentos da Relação Trabalho e Educação 10 e 11 setembro de 2016 História e Políticas da Educação Profissional 24 e 25 setembro de 2016 Concepções de Currículo na Educação Profissional 01 e 02 outubro de 2016 Pesquisa como princípio Educativo 15 e 16 outubro de 2016 Planejamento da Ação Docente na Educação Profissional 29 e 30 de outubro de 2016 Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional 12 e 13 de novembro de 2016 Metodologias de Ensino na Educação Profissional 26 e 27 de novembro de 2016 Laboratório I 03 e 04 de dezembro de 2016 Tecnologias Educacionais e EaD 17 e 18 de dezembro de 2016 Educação Inclusiva 07 e 08 de janeiro de 2017 Fundamentos da EJA e Educação Popular 21 e 22 de janeiro de 2017 Laboratório II 04 e 05 de fevereiro de 2017 Defesa Monografia 04 e 05 de março de 2017

9 1. PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO (CONT)
DISCIPLINAS Proposta 2 Fundamentos da Relação Trabalho e Educação 04 e 05 de fevereiro de 2017 História e Políticas da Educação Profissional 18 e 19 de fevereiro de 2017 Concepções de Currículo na Educação Profissional 04 e 05 de março de 2017 Pesquisa como princípio Educativo 18 e 19 de março de 2017 Planejamento da Ação Docente na Educação Profissional 01 e 02 de abril de 2017 Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional 15 e 16 de abril de 2017 Metodologias de Ensino na Educação Profissional 29 e 30 de abril de 2017 Laboratório I 13 e 14 de maio de 2017 Tecnologias Educacionais e EaD 27 e 28 de maio de 2017 Educação Inclusiva 10 e 11 de junho de 2017 Fundamentos da EJA e Educação Popular 24 e 25 de junho de 2017 Laboratório II 01 e 02 de julho de 2017 Defesa Monografia 05 e 06 de agosto de 2017

10 2. Campi de oferta Belém: Abaetetuba, Ananindeua, Belém, Breves e Cametá (242 docentes) Bragança: Bragança, Castanhal, Paragominas e Vigia (98 docentes) Itaituba: Altamira, Itaituba, Santarém e Óbidos (62 docentes) Tucuruí: Conceição do Araguaia, Marabá Industrial, Marabá Rural, Parauapebas e Tucuruí (137 docentes)


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