A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução às Ciências Agrárias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução às Ciências Agrárias"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução às Ciências Agrárias
Profª. Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim

2 Agricultura Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética. A quem trabalha na agricultura chama-se agricultor. O termo fazendeiro (português brasileiro) ou lavrador (português europeu) se aplica ao proprietário de terras rurais onde, normalmente, é praticada a agricultura, a pecuária ou ambos.

3 Agricultura A ciência que estuda as características das plantas e dos solos para melhorar as técnicas agrícolas é a Agronomia.

4 Agricultura: Etimologia e Terminologia
O prefixo agro tem origem no latino agru que significa "terra cultivada ou cultivável". A palavra "agricultura" vem do latim agricultūra, composta por ager (campo, território) e cultūra (cultivo), no sentido estrito de cultivo do solo.

5 Agricultura: Etimologia e Terminologia
Em Português, a palavra "agricultura“ refere-se exclusivamente ao cultivo dos campos, ou seja, relaciona-se à produção de vegetais. Em inglês, assim como em francês, a palavra "agriculture" indica de maneira mais genérica as atividades agrícolas tanto de cultivo dos campos quanto de criação de animais. Uma tradução mais próxima de "agriculture" seria, portanto, "agropecuária".

6 Agricultura: História
Período Neolítico ou Pedra lascada Homens eram nômades Cultivar as primeiras plantas domesticadas, entre as quais se inclui o trigo e a cevada

7 Agricultura: Principais Características do Período Neolítico
Desenvolvimento da agricultura. Este avanço permitiu ao ser humano ter uma vida menos dependente da natureza. Não necessitava mais coletar frutos, vegetais e raízes.

8 Agricultura: Principais Características do Período Neolítico
A domesticação dos animais (cabras, bois, porcos, cavalos e aves) também colaborou com a melhoria na qualidade de vida. Aliada a agricultura, a domesticação dos animais permitiu ao homem um aumento significativo na quantidade de produção de alimentos.

9 Agricultura: Principais Características do Período Neolítico
Em decorrência do desenvolvimento da agricultura e domesticação dos animais, o ser humano deixou de ser nômade (sem moradia fixa) para tornar-se sedentário (com moradia fixa). Este fato permitiu o desenvolvimento das primeiras comunidades (tribos, aldeias, vilas e cidades). Estas primeiras comunidades desenvolviam-se às margens de rios e lagos. Além de suprir as necessidades básicas, a água assumia uma nova função na vida dos homens: irrigar o solo para o plantio.

10 Agricultura: Principais Características do Período Neolítico
Com o aumento na produção de alimentos, ocorreu a geração de excedentes. Além de armazenarem para os períodos de maior necessidade, os homens começaram a trocar estes produtos com outras comunidades. Foi o início da economia de trocas. No Neolítico ocorreu um grande desenvolvimento da arte cerâmica.

11 Agricultura: Principais Características do Período Neolítico
Nas primeiras comunidades que se formavam, a organização do trabalho tornou-se necessária. Os homens ficaram encarregados da caça, pesca e segurança (função militar de proteção). As mulheres ficaram com as tarefas de cuidar dos filhos, da agricultura e do preparo dos alimentos.

12 Agricultura: Principais Características do Período Neolítico
Com mais alimentos, ocorreu um significativo aumento populacional. Este fato passou a gerar a necessidade de formas de administração mais desenvolvidas, inclusive com estabelecimento de lideranças e funções mais específicas dentro da comunidade. Ocorreu também, no Neolítico, um significativo desenvolvimento das práticas religiosas (rituais), culturais e artesanais.

13 Agricultura: História
Durante o Período Neolítico: Principais áreas agrícolas estavam localizadas nos vales dos rios Nilo (Egito), Tigre e Eufrates (Mesopotâmia, atualmente conhecida como Iraque) e rios Amarelo e Azul (China). Idade Antiga

14 Rio Nilo deságua no mar Mediterrâneo e sua foz tem forma de um delta
Rio Nilo deságua no mar Mediterrâneo e sua foz tem forma de um delta. Essa região, situada no norte da África, ficou conhecida como Baixo Egito. Ali se encontravam as terras mais férteis, devido à grande quantidade de água rica em detritos orgânicos despejados no delta do rio. A partir da cidade de Mênfis no sentido sul, ficava o Alto Egito. Nessa região, os solos férteis concentravam-se na estreita faixa de terra às margens do Nilo. Era chamada de “terra preta”, devido à cor mais escura resultante de húmus, terra com grande quantidade de matéria orgânica em decomposição. Os solos além dessa faixa eram áridos e conhecidos como “terra vermelha”.

15 1º Aula: Considerações sobre química, nutrição de plantas e fertilidade do solo
As estações dos anos eram determinadas pelas cheias: - 1ª Estação: inundação - ocorria de julho a outubro. - 2ª Estação: cultivo da terra - ocorria de novembro a fevereiro. - 3ª Estação: colheita - ocorria de março a junho. Aproveitamento das águas: diques, reservatórios e irrigação.

16 A fertilidade do solo propiciada pelas cheias e vazantes do rio permitiu aos egípcios antigos desenvolverem uma agricultura diversificada, produzindo trigo, cevada, linho e uva. O trabalho agrícola marcava a vida dessa civilização e a arte egípcia registrou diversos momentos desse trabalho. Plantas, aves, cenas de cultivo, caça e pesca também eram comuns nas pinturas egípcias.

17 Os egípcios construíram inúmeros canais de irrigação para levar as águas do Nilo até as áreas afastadas de suas margens. Também ergueram diques para armazenar a água que consumiam na época das secas e barragens para proteger suas moradias quando as inundações eram muito fortes.

18

19

20

21

22 Queda das grandes nações: coincidiu com a deterioração dos solos e com o colapso da administração da água e das práticas de conservação

23 Importância da Agricultura
Alimentos para uso dos seres humanos e de seus animais de estimação, Mercadorias tão diferentes como flores e plantas ornamentais, fertilizantes orgânicos, produtos químicos industriais (látex e etanol), fibras (algodão, linho e cânhamo), combustíveis (madeira para lenha, etanol, metanol, biodiesel). A eletricidade pode ser gerada de gás metano a partir de resíduos vegetais processados em biodigestor ou da queima de madeira especialmente produzida para produção de biomassa (através do cultivo de árvores que crescem rapidamente, como por exemplo, algumas espécies de eucaliptos).

24


Carregar ppt "Introdução às Ciências Agrárias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google