A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rococó, arquitetura colonial na América Latina ROCOCÓ, DO FRANCÊS ROCAILLE QUE SIGNIFICA CONCHA, É A FASE DO BARROCO COMPREENDIDA ENTRE 1710 E 1780, QUANDO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rococó, arquitetura colonial na América Latina ROCOCÓ, DO FRANCÊS ROCAILLE QUE SIGNIFICA CONCHA, É A FASE DO BARROCO COMPREENDIDA ENTRE 1710 E 1780, QUANDO."— Transcrição da apresentação:

1 Rococó, arquitetura colonial na América Latina ROCOCÓ, DO FRANCÊS ROCAILLE QUE SIGNIFICA CONCHA, É A FASE DO BARROCO COMPREENDIDA ENTRE 1710 E 1780, QUANDO OS VALORES DECORATIVISTAS E ORNAMENTAIS SÃO EXALTADOS TANTO PELOS ARTISTAS QUANTO PELOS APRECIADORES DA ARTE.

2 Principais características: Uso de cores luminosas e suaves, em contraposição às cores fortes do Barroco; - Estilo artístico marcado pelo uso de linhas leves, sutis e delicadas; - Utilização de linhas curvas; - Uso de temas da natureza: pássaros, flores delicadas, plantas, rochas, cascatas de águas; - Uso de temas relacionados a vida cotidiana e relações humanas; - Representação da vida profana da aristocracia; - Arte sem influência de temas religiosos (exceção do Brasil); - Busca refletir o que é refinado, agradável, sensual e exótico. - Uso de cores luminosas e suaves, em contraposição às cores fortes do Barroco; - Estilo artístico marcado pelo uso de linhas leves, sutis e delicadas; - Utilização de linhas curvas; - Uso de temas da natureza: pássaros, flores delicadas, plantas, rochas, cascatas de águas; - Uso de temas relacionados a vida cotidiana e relações humanas; - Representação da vida profana da aristocracia; - Arte sem influência de temas religiosos (exceção do Brasil); - Busca refletir o que é refinado, agradável, sensual e exótico.

3 Imagens da arquitetura Rococó

4 Exemplos de artistas do Rococó:

5 O Rococó no Brasil Ao contrário do que aconteceu em grande parte dos países europeus, o Rococó ao chegar ao Brasil em meados do século XVIII teve influência de temas religiosos, manifestando-se, principalmente, no campo da arquitetura. A arquitetura religiosa do Rococó brasileiro pode ser vista nas cidades históricas de Minas Gerais, em Belém e Pernambuco. Além de ser um artista do Barroco, Aleijadinho foi também um dos principais representantes do Rococó no Brasil. Além de ser um artista do Barroco, Aleijadinho foi também um dos principais representantes do Rococó no Brasil. Ao contrário do que aconteceu em grande parte dos países europeus, o Rococó ao chegar ao Brasil em meados do século XVIII teve influência de temas religiosos, manifestando-se, principalmente, no campo da arquitetura. A arquitetura religiosa do Rococó brasileiro pode ser vista nas cidades históricas de Minas Gerais, em Belém e Pernambuco. Além de ser um artista do Barroco, Aleijadinho foi também um dos principais representantes do Rococó no Brasil. Além de ser um artista do Barroco, Aleijadinho foi também um dos principais representantes do Rococó no Brasil.

6 RococóRococó O estilo rococó aparece na Europa do século XVIII e, tendo a França como seu principal precursor, se espalha em vários países do Velho Mundo e alcança algumas regiões das Américas, como o Brasil. Para muitos historiadores da arte, o rococó pode ser visto como um desdobramento do barroco em que vários artistas passam a valorizar o uso de linhas em formato de concha e a função decorativa que a arte poderia exercer. A expressão “rococó” tem origem na palavra francesa rocaille, que designava comumente uma maneira de se decorar os jardins através do uso de rochas e conchas. Chegando ao século XIX, o estilo rococó passa a ser utilizado também para definir outras manifestações desenvolvidas nos campos da arquitetura e das artes ornamentais. No ano de 1943, graças à pesquisa de Fiske Kimball, esse movimento deixa de ser visto como uma variante do barroco para assumir características próprias. Em geral, a substituição das cores vibrantes do barroco por tons rosa, verde-claro, estabelecem uma primeira diferenciação entre os dois estilos. Além disso, a originalidade do rococó é conferida no abandono das linhas retorcidas e pela utilização de linhas e formas mais leves e delicadas. Do ponto de vista histórico, essa transformação indicava o interesse burguês em alcançar o prazer e a graciosidade nas várias obras que eram encomendadas à classe artística da época. O estilo rococó aparece na Europa do século XVIII e, tendo a França como seu principal precursor, se espalha em vários países do Velho Mundo e alcança algumas regiões das Américas, como o Brasil. Para muitos historiadores da arte, o rococó pode ser visto como um desdobramento do barroco em que vários artistas passam a valorizar o uso de linhas em formato de concha e a função decorativa que a arte poderia exercer. A expressão “rococó” tem origem na palavra francesa rocaille, que designava comumente uma maneira de se decorar os jardins através do uso de rochas e conchas. Chegando ao século XIX, o estilo rococó passa a ser utilizado também para definir outras manifestações desenvolvidas nos campos da arquitetura e das artes ornamentais. No ano de 1943, graças à pesquisa de Fiske Kimball, esse movimento deixa de ser visto como uma variante do barroco para assumir características próprias. Em geral, a substituição das cores vibrantes do barroco por tons rosa, verde-claro, estabelecem uma primeira diferenciação entre os dois estilos. Além disso, a originalidade do rococó é conferida no abandono das linhas retorcidas e pela utilização de linhas e formas mais leves e delicadas. Do ponto de vista histórico, essa transformação indicava o interesse burguês em alcançar o prazer e a graciosidade nas várias obras que eram encomendadas à classe artística da época.


Carregar ppt "Rococó, arquitetura colonial na América Latina ROCOCÓ, DO FRANCÊS ROCAILLE QUE SIGNIFICA CONCHA, É A FASE DO BARROCO COMPREENDIDA ENTRE 1710 E 1780, QUANDO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google