A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

T A P. Counseling, Mentoring e Coaching  As dúvidas aparecem sobre quem procurar para resolver determinado problema.  O counseling tem a ver com um.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "T A P. Counseling, Mentoring e Coaching  As dúvidas aparecem sobre quem procurar para resolver determinado problema.  O counseling tem a ver com um."— Transcrição da apresentação:

1 T A P

2 Counseling, Mentoring e Coaching  As dúvidas aparecem sobre quem procurar para resolver determinado problema.  O counseling tem a ver com um aconselhamento de carreira, é mais técnico e o profissional orientador precisa conhecer a área de atuação do orientando.  O mentoring. normalmente, um profissional da própria organização que adota uma postura de padrinho.e o coaching desenvolve habilidades comportamentais.

3 COUNSELING  Counseling, aconselha tecnicamente, esclarecendo dúvidas e necessidades pontuais.  Essa metodologia de desenvolvimento humano parte da premissa de que nenhum profissional detém todas as respostas técnicas para os problemas e oportunidades que surgem no trabalho.  Buscar a alavancagem de um especialista e ouvir os conselhos e diretrizes, renota uma atitude madura e prudente.

4 MENTORING  Mentoring, realizado, normalmente, por um mentor que é um executivo sênior da própria organização, que tem a incumbência de compartilhar sua experiência e vivências acumuladas em vários anos de trabalho no ambiente corporativo.  O mentor acaba servindo como um padrinho que passa sua sabedoria aos jovens talentos, que o consultam a respeito de questões e dúvidas sobre a gestão da carreira e da própria vida.  O mentor é utilizado por profissionais que ainda estão indecisos sobre o que querem.

5 COACHING  Coaching, Executada geralmente por um profissional externo, que estabelece uma relação entre um técnico [coach] e seu orientando.  Numa comparação é muito semelhante à atuação de um personal trainer voltado para o fortalecimento de competências para profissionais que apresentam potencial, mas que ainda não chegaram ao nível de consistência gerencial esperado pela organização.

6 PREPARAR FORÇA DE TRABALHO  Preparar os profissionais do futuro tem sido o lema de diversas organizações.  Elas estão preocupadas em manter em seus quadros colaboradores que tenham as competências necessárias para assumir posições de liderança.  Por este motivo os programas de mentoring são focados nos jovens que demonstram grande potencial de desenvolvimento.  As sessões de aconselhamento podem reunir desde um indivíduo a um grupo de pessoas, liderado por um mentor, cuja missão é ajudar o talento a desenvolver habilidades que serão decisivas na vida profissional; a entender os valores da organização; e até a aprimorar seus relacionamentos com as pessoas-chave da cúpula da organização.

7 CONT.  Os programas de coaching são desenvolvidos para profissionais mais experientes, geralmente para executivos e gestores que possuem "desafios" no relacionamento com seus pares, superiores, subalternos, clientes e/ou fornecedores, ou aqueles que precisam aprimorar o desempenho no trabalho. Daí a semelhança com a definição de coach: uma pessoa que "treina" executivos para uma determinada tarefa, missão ou necessidade.  Ou seja, um personal trainner de carreiras profissionais.  Os programas de coaching começaram a despertar a atenção dos gestores, quando a retenção de talento passou a fazer parte do desafio das empresas

8 CONT.  Os benefícios proporcionados pelo coaching aos executivos, como o gerenciamento de conflitos, o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais e o aumento da performance e produtividade, garantiram o sucesso da sua implementação em várias empresas.  Apesar de diferentes, esses servem a um objetivo corporativo comum: o de manter profissionais mais produtivos, com objetivos de carreira definidos e alinhados à cultura organizacional.

9 COMO ESCOLHER ENTRE UM E OUTRO?  Quando optar por este recurso por própria opção.  Para os profissionais, sejam eles mais ou menos experientes, os programas permitem o desenvolvimento de competências fundamentais para o sucesso em qualquer organização, mas com saber se há necessidade?

10 ORIENTADOR DE CARREIRA  Frustração profissional, insucesso em tentativas de mudar de emprego, necessidade de auxílio na elaboração de um currículo, necessidade de diferenciar-se no mercado de trabalho, a necessidade de transformar expectativas profissionais em metas objetivas,insucesso para superar alguns tetos profissionais, necessidade de adquirir novos conhecimentos e de, alcançar o sucesso profissional são alguns dos motivos que merecem reflexão e poderão resultar na necessidade de um orientador de carreira.

11 E DEPOIS DA GRADUAÇÃO?  O planejamento da carreira começa cedo, onde o jovem começa a pensar no seu futuro. O momento crucial é no vestibular e na opção pela graduação.  Concluída a graduação sua carreira está concretizada?  Num MUNDO competitivo o aprendizado continua e chega a vez de outra opção que curso escolher, especialização, extensão, stricto ou lato sensu?

12 CONT.  Nas condições atuais e as que estão para advir os programas de lato sensu são mais apropriados para preparar os desafios do mundo empresarial e os programas de stricto sensu são indicados para aqueles que querem seguir carreira acadêmica, como pesquisador científico ou docente em Instituição de Ensino Superior.

13 MESTRE OU DOUTOR?  O stricto sensu está relacionado com programas de mestrado e doutorado, com destinação acadêmica ou científica, com duração de dois anos e meio para o mestrado e de quatro anos para o doutorado.  O enfoque está na formação de pesquisadores e docentes destinada à pesquisa científica e tecnológica.  Os cursos são oferecidos tanto em instituições públicas como privadas e podem ser realizados após a conclusão da graduação.  O processo seletivo leva em consideração projeto de pesquisa, prova, entrevista com banca examinadora e proficiência em idiomas estrangeiros ( mestrado uma, doutorado duas).  Concluído e aprovado no curso recebe como certificação o diploma de mestre ou doutor.

14 MESTRADO PROFISSIONAL  O mestrado profissional também é considerado stricto sensu, com carga horária entre 400 a 750 horas, é indicado para profissionais que atuam em áreas que exigem pesquisas.  As diferenças em relação ao mestrado acadêmico estão no direcionamento da dissertação, na carga horária menor e no fato de ser pago mesmo em instituições públicas.  O trabalho final, da mesma forma que no mestrado acadêmico é uma dissertação que necessita ser defendida perante uma banca.

15 LATO  O lato sensu está direcionado a programas de especialização e extensão,incluídos os cursos de MBA, tem como destinação a profissionalização., com carga horária mínima de 360 horas.  O enfoque está no desenvolvimento de habilidades específicas voltadas para o mercado de trabalho. Pode ser cursado em instituições públicas e privadas, sendo comum os cursos serem pagos mesmo nas instituições públicas.  Podem cursar profissionais já graduados e em qualquer momento, desde que atuantes no mercado de trabalho e sempre que sentirem necessidades.  O processo seletivo é baseado em histórico escolar da graduação, eventualmente, são submetidos a prova e entrevista.  Ao término do curso o pós-graduado recebe certificado de especialização ou extensão.


Carregar ppt "T A P. Counseling, Mentoring e Coaching  As dúvidas aparecem sobre quem procurar para resolver determinado problema.  O counseling tem a ver com um."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google