A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,"— Transcrição da apresentação:

1 OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS

2 O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas, culturais, políticas, Ecológicas e sociais que o mundo vem passando.

3 Até o nome da área está mudando: ARH (Administração de Recursos Humanos) Gestão de parceiros ou colaboradores Gestão do capital humano Gestão de pessoas

4 É formado por pessoas e organizações que possuem uma interdependência para o alcance dos objetivos.

5 Para serem competitivas, as organizações passaram a investir não apenas nos recursos tecnológicos, financeiros, de comunicação, de produção e marketing, mas também nas pessoas que tornam isso possível.

6 Nesse sentido as pessoas passaram a ser vistas não apenas como recursos que envolvem planejamento, organização, direção e controle das suas atividades, mas, como parceiras da organização, como fornecedoras de conhecimentos, habilidades, competências.

7 Algumas definições Gestão de pessoas ou ARH é a função na organização que está relacionada com a provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados.

8 É o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações.

9 Objetivo da Gestão de Pessoas A gestão de pessoas é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas – empregados, funcionários, recursos humanos, talentos, ou qualquer denominação utilizada – para alcançar os objetivos organizacionais e individuais.

10 Qual é o papel e a importância das pessoas em uma organização? As empresas funcionam por meio das pessoas, que delas fazem parte e que decidem e agem em seu nome. Vários termos são usados para definir as pessoas que trabalham nas organizações e essa denominação sinaliza qual é o papel e o valor que elas atribuem às pessoas.

11 Papéis das pessoas nas organizações Funcionários Empregados Trabalhadores Operários Colaboradores Associados Talento Humano Capital intelectual Mão-de-obra direta Mão-de-obra indireta Mensalistas Horistas Pessoal produtivo Pessoal improdutivo

12 É possível conciliar os objetivos da empresa e dos colaboradores? Objetivos Organizacionais Sobrevivência Crescimento sustentado Lucratividade Qualidade nos produtos e serviços Novos mercados Novos clientes Competitividade Imagem no mercado Objetivos Individuais Melhores salários Melhores beneficios Estabilidade no emprego Segurança no trabalho Consideração e respeito Oportunidades de crescimento Liberdade para trabalhar

13 Os parceiros da organização ParceirosContribuemEsperam Acionistas e investidores (stakeholders) Empregados Fornecedores Clientes e consumidores Capital de risco, investimentos. Trabalho, esforço, conhecimentos e competências Materias-primas, serviços, tecnologias Compras, aquisição e uso dos bens Lucros Salarios, beneficios, satisfação. Lucros e novos negocios Qualidade, preço, satisfação

14 Os Processos de Gestão de Pessoas A moderna gestão de pessoas consiste em várias atividades integradas entre si no sentido de obter efeitos sinergísticos e multiplicadores tanto para as organizações como para as pessoas que nela trabalham.

15 Está vivenciando um novo paradigma - Movimento holístico – abordagem sistêmica. A ênfase não está nos detalhes e sim nos processos de ponta-a-ponta.

16 Gestão de Pessoas Processos de Agregar Pessoas Recrutamento Seleção Processos de Desenvolver Pessoas Treinamento Desenvolvimento Aprendizagem Processos de Aplicar Pessoas Modelagem do trabalho Avaliação do desempenho Processos de Manter Pessoas Higiene e segurança Qualidade de vida - Relacões interpessoais Processos de Recompensar Pessoas Remuneração Benefícios Incentivos Processos de Monitorar Pessoas Banco de Dados Sistemas de Informações Gerenciais

17 Gerir pessoas é uma responsabilidade de linha (gerentes) – são eles que têm autoridade e tomam as decisões sobre seus subordinados e função de staff (ARH) – que atua como um órgão de assessoria e consultoria interna, orientando os gerentes sobre as políticas e procedimentos adotados pela organização.

18 FUNÇÃO DE STAFFRESPONSABILIDADE DE LINHA ÓRGÃO DE ARH (Especialistas de RH)GESTOR DE PESSOAS (Gerentes de Linha) Cuida das políticas de RH Presta assessoria e suporte aos gerentes de linha Dá consultoria interna de RH Tem o foco no cliente interno Favorece a administração participativa dos gerentes e equipes Recruta e seleciona sua equipe de trabalho Toma decisões sobre seus subordinados Integra e orienta os novos funcionários à equipe Avalia e melhora o desempenho de cada colaborador Interpreta e aplica as políticas e procedimentos da organização


Carregar ppt "OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google