A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. O MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus

3 Ressuscitou, Aleluia!

4 Jesus não permaneceu no sepulcro. Ele ressuscitou dos mortos e está vivo no meio de nós. Hoje a VIDA manifesta-se na sua plenitude sobre a morte, para que todos tenham vida e muita vida. RESSURREIÇÃO do Senhor A Aurora radiante do Domingo de PÁSCOA é a imagem de Cristo Triunfante que, ao sair do sepulcro, ilumina uma nova e eterna criação.

5 As primeiras leituras apresentam o Testemunho de Cristo Ressuscitado por S. Pedro e S. Paulo. Na 1.ª Leitura temos o Testemunho de Pedro. (Act 10,30a.37-43) Convocado pelo Espírito, Pedro entra em casa de Cornélio, em Cesaréia, expõe o essencial da fé e baptiza-o, a ele e à sua família. - Cornélio é o primeiro pagão admitido ao cristianismo por um dos Doze. *A vida nova que nasce de Jesus é para todos os homens.

6 - Resume o "Kerigma" : É o anúncio essencial da fé, que leva à aceitação de Cristo e da sua mensagem, através do Baptismo: - Jesus é "o ungido", que tem o poder de Deus; - Jesus "passou fazendo o bem e curando todos os que eram oprimidos"; - Dá testemunho da morte de Jesus na Cruz e da sua Ressurreição; - E conclui: "Quem acredita nele, recebe, pelo seu nome, a remissão dos pecados".

7 A Ressurreição de Jesus não é um facto isolado, mas o final de uma vida vivida na obediência ao Pai e na doação aos homens. E os discípulos devem identificar-se com Jesus, sendo testemunhas disso, para que a proposta possa atingir todos os povos. A 2.ª Leitura dá o Testemunho de São Paulo: (Cl 3,1-4) O Baptismo introduz-nos numa dinâmica de comunhão com Cristo ressuscitado. Disso resulta um conjunto de exigências práticas, que ele enumera a seguir.

8 O Evangelho descreve a atitude da Comunidade diante da Ressurreição. (Jo 20,1-9) 1) MARIA MADALENA é a primeira a ir ao túmulo, na manhã do "primeiro dia da semana", quando ainda o "Sol não tinha nascido". Ela representa a nova comunidade que acredita que a morte triunfou e vai procurar Jesus morto: É uma comunidade perdida, desorientada, insegura, desamparada.

9 2) PEDRO representa "o Discípulo obstinado" para quem a morte significa fracasso e que se recusa a aceitar a vida nova que passa pela humilhação da Cruz. 3) JOÃO representa "o Discípulo ideal": que está em sintonia total com Jesus. Ele corre ao seu encontro de forma mais decidida, compreende os sinais e descobre que Jesus está vivo. Ele é o modelo do Homem Novo, recriado por Jesus.

10 A PÁSCOA é uma PASSAGEM da Morte para a Vida. E quantos "Sinais de Morte" nós vemos ainda hoje no mundo: - Abortos, drogas, alcoolismo, tentativas de suicídios... - Violência... Fome... Doença... Analfabetismo... Desemprego... - Quantos galhos secos: - espiritualmente: em pecado... separados de Cristo... - comunitariamente: acomodados, não actuantes...  E os nossos sinais de Morte? O que deve morrer dentro de nós para ressuscitar uma vida nova com mais alegria e mais esperança?

11 Deus quer a Vitória da Vida Todo aquele que defende a vida e ama os irmãos trabalha para a construção de um mundo melhor... Em cada Missa devemos reviver a Páscoa motivando-nos para abandonar os caminhos de morte e "escolher" os caminhos da VIDA. FELIZ PÁSCOA! Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima 23.03.2008


Carregar ppt "O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google