A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Titulo da apresentação Nome dos integrantes da equipe 2010 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU MANTENEDORA: ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL IGUAÇU Nome do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Titulo da apresentação Nome dos integrantes da equipe 2010 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU MANTENEDORA: ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL IGUAÇU Nome do."— Transcrição da apresentação:

1 Titulo da apresentação Nome dos integrantes da equipe 2010 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU MANTENEDORA: ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL IGUAÇU Nome do Orientador

2 Roteiro Introdução Problema de pesquisa Objetivos gerais e específicos Pressupostos ou hipóteses de pesquisa (se houver) Revisão da literatura Método de pesquisa Caracterização da empresa Resultados da pesquisa Analise e interpretação dos dados Conclusão e recomendações

3 INTRODUÇÃO Texto...

4 PROBLEMA 1 slide Usar algumas palavras-chaves e fechar com a pergunta da situação problemática

5 JUSTIFICATIVA 1 slide  texto ou palavras-chaves

6 OBJETIVOS  Caso tenha espaço, deixar os específicos neste slide (junto ao geral) Escrever o texto completo ou utilizar palavras-chaves Objetivo Geral Objetivos Específicos

7 REVISÃO DA LITERATURA 1 slide, 2 no máximo  citar os assuntos abordados com os principais autores e ano (apresentar autores e ano depende muito da área e dos orientadores) Ex: BAUER (2003) – Mudança Organizacional ROESCH (1999) – Metodologia.........  “ir do macro ao micro” (como no trabalho escrito)

8 METODO DE PESQUISA “COMO O TRABALHO FOI FEITO” 1 ou 2 slides  É desejável mostrar um esquema das etapas da pesquisa (desenho de pesquisa)  Estratégia/método: estudo de caso, pesquisa- ação, survey

9 METODO DE PESQUISA “COMO O TRABALHO FOI FEITO”  Técnicas de coleta de dados: citar, para cada uma delas, quais, quantos, porque eles e não outros  observação (do que, em que período, etc.)  entrevistas (quantas pessoas)  análise de documentos (quais)  ou outros que tenha utilizado  como montou os roteiros de coleta (entrevista, questionário ou observação)  Como analisou os dados

10 RESULTADOS “O QUE FEZ (realização)”  4 a 6 slides  a partir da análise dos dados coletados (através de observações, entrevistas, etc.) e aplicando os conhecimentos adquiridos durante o curso, dizer:  o que efetivamente fez, analisou,  sugeriu, aplicou, modificou...  Sugere-se apresentar também gráficos, tabelas e esquemas no setor, no processo, na empresa...

11 CONCLUSÕES 1 ou 2 slides A partir do que sugeriu, aplicou, modificou, quais foram: as melhorias/contribuições para a empresa ou para o setor pesquisado Ex: Identificação do processo de sistematização de informações para uma melhor compreensão sobre o seu funcionamento........ Contribuição para o desenvolvimento de um diagnóstico sobre.......... As contribuições para a área acadêmica Ex: Validação de um instrumento de pesquisa para o levantamento de dados e informações que poderá ser utilizado em.................; Levantamento de variáveis e de indicadores pertinentes para...............

12 CONCLUSÕES 1 ou 2 slides A partir do que sugeriu, aplicou, modificou, quais foram: contribuições pessoais dificuldades erros e acertos limites da pesquisa sugestões para pesquisas futuras

13 REFERÊNCIAS Citar as principais referências utilizadas no trabalho ( 5 a 10);

14 OUTRAS DICAS...  fonte (tipo): padrão em todos slides  tamanho legível (ideal é acima de 20, não menor que 18)  não sobrecarregar o slide  procurar usar esquemas/desenhos  só usar animações quando elas auxiliarem na explicação do slide (testar antes!)  fundo dos slides x cor da fonte: contraste!! (cuidar bancas durante o dia: sugere-se fundo branco e fonte escura)

15 Como proceder na banca (1/3) Postura Apresentação Uso do micro/canhão: procure ser natural, no deslocamento do corpo até o micro e sem paradas para passar ao próximo slide Fazer uma ´frase de ligação’ entre um slide e outro Ter apresentação em várias mídias: disquete, CD, pendrive, etc. E ainda enviar para um e-mail que possa abrir em qualquer lugar.

16 Como proceder na banca (2/3) Perguntas comuns na banca: qual o aprendizado pessoal com o trabalho prático? quais foram as principais contribuições para a empresa? a empresa implantou (ou tem intenção de implantar) o que foi sugerido? questionamentos sobre o método de pesquisa todos os atores do processo estudado foram ouvidos/analisados? o que faria diferente se fosse refazer o trabalho? se acha que não faltou nada nos resultados para responder à situação problemática (a resposta deve denotar congruência entre título, situação problemática, objetivos e resultados)

17 Como proceder na banca (3/3) Responder sempre com educação e respeito Não ‘medir forças’ com o professor avaliador Cuidado: as perguntas não indicam necessariamente que algo está errado no trabalho. O aluno pode se ‘defender’, entendendo ‘defender’ como argumentar favoravelmente ao seu trabalho Manter-se calmo Não ultrapassar o tempo (20 minutos) Ensaiar antes!

18 SUCESSO!!!!!!


Carregar ppt "Titulo da apresentação Nome dos integrantes da equipe 2010 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU MANTENEDORA: ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL IGUAÇU Nome do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google