A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCRETO MATERIAIS E TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO IV PROF. SUNAO KISHI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCRETO MATERIAIS E TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO IV PROF. SUNAO KISHI"— Transcrição da apresentação:

1 CONCRETO MATERIAIS E TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO IV PROF. SUNAO KISHI
PROF. EDUARDO DE CARVALHO PEREIRA

2 NOMENCLATURA PASTA=cimento+água ARGAMASSA=PASTA+agregado miúdo
CONCRETO=ARGAMASSA+agregado graúdo CONCRETO ARMADO=CONCRETO+armadura passiva CONCRETO PROTENDIDO=CONCRETO+armaduras passiva e ativa

3 CONCRETO - DEFINIÇÃO

4 AGREGADO MIÚDO

5 AGREGADO GRAÚDO

6 RESISTÊNCIA DO CONCRETO
A resistência do concreto à compressão, depende de vários fatores, entre os mais importantes, podemos citar: tipo do cimento: existem cimentos de várias categorias, que interferem não somente na resistência do concreto, como também na velocidade de pega ou de endurecimento, na proteção contra agentes agressivos, etc. relação água x cimento: fator decisivo na resistência, quanto maior a relação maior será a porosidade da pasta, portanto menor será a resistência. resistência dos agregados. Fórma e granulometria dos agregados: os mais arredondados,dão mais trabalhabilidade. Aditivos: produtos que adicionados em pequena proporção,modificam as propriedades do concreto. no que diz respeito à resistência, agem na massa de concreto, também no sentido de controlar a porosidade.

7 TRABALHABILIDADE DO CONCRETO
Está relacionada com o processo executivo. O concreto deverá ter uma consistência adequada para que quando lançado nas formas, preencha-as completamente. + água = > trabalhabilidade = < resistência

8 CONSISTÊNCIA DO CONCRETO
Depende principalmente da quantidade de água. Aumentando a quantidade de água a mistura fresca torna-se mais mole,mais plástica,mais trabalhável. A consistência é medida pelo método do abatimento do tronco de cone (slump test)

9 CONCRETAGEM ENVOLVE: TRANSPORTE; LANÇAMENTO; ADENSAMENTO e CURA
Diz respeito à sua locomoção até a obra e posterior deslocamento até seu local de lançamento,quando o concreto é comprado em central. Utilizam-se caminhões betoneira de até 8 metros cúbicos. Tempo máximo de transporte é de 90 minutos (150 minutos até o fim do adensamento) Henrique Dinis / Eduardo Deghiara

10 LANÇAMENTO Lançar o concreto nas formas PODE SER EFETUADO ATRAVÉS DE BOMBEAMENTO ATRAVÉS DE MANGOTES
PODE SER EFETUADO POR CARRINHOS E JERICAS

11 LANÇAMENTO CONCRETO BOMBEADO – DETALHES

12 ADENSAMENTO Adensamento é o procedimento para se eliminar os vazios (resistência do concreto). Após o espalhamento do concreto nas formas que é feito por meio de pás e enxadas procede-se ao ADENSAMENTO : MANUAL: consiste em socar o concreto com soquetes ou vergalhões. VIBRAÇÃO: feito com um equipamento chamado vibrador de imersão ou agulha

13 ADENSAMENTO Faz parte do serviço de adensamento, o acabamento da superfície efetuado simultaneamente.

14 CURA É a operação final da obtenção do concreto,que consiste em evitar a retração hidráulica,quando o concreto ainda não desenvolveu resistência suficiente para evitar a formação de fissuras.

15 MÉTODOS DE CURA Molhagem contínua das superfícies expostas .
Proteção com tecidos ou papel mantidos úmidos. Cobertura com lonas plásticas,podendo se utilizar vapor. Aplicação de emulsão que formam películas impermeáveis. Período de 7 a 14 dias.

16 A boa proporcionalidade dos materiais deve garantir, na obra, a resistência característica fck e as demais qualidades que se deseja para o concreto, como durabilidade, baixa deformabilidade,impermeabilidade, consistência etc.

17 Traço do Concreto A resistência do concreto é estudada previamente, antes da mistura de seus materiais constituintes, quais sejam, as britas, as areias, o cimento, a água e os aditivos, cujas proporções são estimadas, através de procedimentos (dosagem)para a determinação do traço do concreto. Após a mistura ter sido efetuada, retira-se da massa, material para a moldagem de corpos de prova, os quais serão então submetidos a ensaios de ruptura, averiguando-se as resistências previstas foram obtidas.

18 ENSAIO DE RESISTÊNCIA

19 RESISTÊNCIA CARACTERÍSTICA DO CONCRETO
Resistência característica à compressão – fck A resistência característica é aquela que ocorre aos 28 dias após a moldagem do corpo de prova. fck = fc28d Usa como unidade o MPa (megaPascal) 1 MPa = 10 kgf/cm2

20 CLASSES DE RESISTÊNCIA
CLASSIFICAÇÃO DO CONCRETO PELO Fck C20 significa: fck= 20 Mpa Concretos usuais variam de C20 a C50: C20 – pequenas estruturas ou residências, em que as estruturas sejam revestidas. C25 a C30 - construção predial em geral, em que se requer baixas deformações e permeabilidade (se reflete em durabilidade); em concreto aparente, etc. C30 A C40 - concreto protendido e edifícios com sistemas estruturais não convencionais. C40 a C50 – casos especiais em que se deseja esbeltez dos elementos estruturais, como: edifícios altos e cascas. É utilizado especialmente em pilares de edifícios altos.

21 Influência da Relação Água/Cimento, na Resistência do Concreto
A relação água- cimento, é a proporção entre o total de água adicionada ao concreto, e o cimento, ambos medidos em peso. As quantias de água podem ser assim subdivididas: AH: Água de hidratação. É a quantidade necessária de água para a hidratação do cimento. AE: Água Excedente. É a quantidade de água lançada na mistura, além da água de hidratação, para garantir as condições de trabalhabilidade da massa, durante a moldagem das peças. A relação água/cimento, é expressa pela seguinte relação:

22 Relação Água/Cimento Em geral, o valor da relação A/C, para atingir resistência máxima, está entre 0,35 a 0,40. Em concretos sem o controle tecnológico, somente a título de curiosidade, a relação A/C ,está em torno de 0,7 a 0,8.

23 Variação da Resistência do Concreto com a Idade

24 Resistências Características do Concreto
A resistência característica do concreto, equivale à tensão de ruptura dos corpos de prova, aos 28 dias. Nesta condição, temos que considerar separadamente, os dois tipos distintos de solicitações, a de compressão e a de tração. As resistências características, podem ser designadas, como abaixo: fck - resistência à compressão do concreto. ftk - resistência à tração do concreto. Na falta de ensaios, pode-se admitir que a resistência a tração do concreto, equivale a 10% da resistência a compressão.


Carregar ppt "CONCRETO MATERIAIS E TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO IV PROF. SUNAO KISHI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google