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PublicouIgor Castelo Brunelli Alterado mais de 7 anos atrás
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A CONSTRUÇÃO DO REGIME DEMOCRÁTICO E A CONTRIBUIÇÃO INTELECTUAL DE SÓCRATES, “O PAI DA FILOSOFIA”. SÉCULO V a. C.
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Contexto sócio/político: “Século do Ouro” – Guerras Médicas (499-449 a. C)
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Guerras dos Persas contra os gregos. (Dário I e Xerxes) Disputa da razão, da liberdade, contra a barbárie e a servidão. Período de grandiosas realizações.
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Campanhas de guerras militares, desde o historiador Heródoto. Considerado o período de vitórias da civilização contra a barbárie. (Ocidente sobre o Oriente). Pequeno exército grego de homens livres, governado pela astúcia e por uma razão democrática, que vencia o exercito persa. Exercito persa constituído por uma imensa multidão de servos e escravos.
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Destacam-se nesse período, três grandes pensadores/filósofos, que influenciaram no desenvolvimento da História, da Filosofia e da Ciência.
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Pensamentos...
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Foco: Trazer a tona, o homem no centro das preocupações e indagações, capaz de produzir conhecimento através do desenvolvimento da moralidade. Acreditavam que o conhecimento tinha uma função social, e esse consistia na formação de cidadãos como tarefa indispensável para a transformação da sociedade.
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Após a vitória sobre os Persas, a Democracia ateniense entra em seu auge, fundamentada após as reformas do legisladores. Drákon ou Drácon (621 a. C.) Sólon (594 a. C.) Clístenes (521 a. C.)
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Percebe-se uma contradição no regime democrático dos atenienses. O poder não era exercido pelo povo, como entendido na etimologia da palavra “DEMOKATOS”, mas por uma pequena porcentagem da população. A grande maioria da população não podia exercer a democracia naquele período, estava absolutamente destituída do poder político e na assembleia. Por isso ao afirmarmos que a democracia ateniense inventou a liberdade, diz-se então que é um paradoxo. Inventou-se também o modo de produção escravocrata e escravista clássico, que perdurou por toda a antiguidade.
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Contextualização: quais aspectos podemos relacionar na contemporaneidade o contexto grego? Será que os pensamentos supracitados de Sócrates, Platão e Aristóteles podem ser considerados paradoxos ou contemporâneos? Os modelos criados pelos legisladores, Sólon, Drákon e Clistenes de governar demonstram aspectos que se relacionam com a política atual? A invenção da liberdade e de um modelo escravista ou escravocrata do período se encaixa no modelo atual sócio/politico/econômico? A visão da classe eupátridas é elitista e se encaixa nos moldes político e capitalista atual?
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