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PublicouJuliana Rosa Aranha Alterado mais de 7 anos atrás
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FERRAMENTA WEB PARA AUTOMAÇÃO DA ALOCAÇÃO DE RECURSOS EM UMA FÁBRICA DE SOFTWARE UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Camila Tenfen Prof. Jacques R. Heckmann, Orientador
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ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO 1. Introdução 2. Objetivos 3. Fundamentação teórica 4. Especificação 5. Operacionalidade do sistema 6. Resultados e Discussões 7. Conclusão 8. Extensões
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INTRODUÇÃO Complexidade em alocar pessoas em projetos; A empresa T-Systems trabalha com o conceito de fábrica de software.
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OBJETIVOS Desenvolver uma ferramenta web de automação da alocação de recursos (programadores) para uma fábrica de software. Criar um mecanismo para verificar se existem recursos disponíveis em determinado período para atender uma demanda enviada pelo cliente; Criar um módulo de ticket, integrado à ferramenta, para lançamento das atividades planejadas e suas subsequentes execuções; Criar um mapa de alocação dos recursos ; Gerar relatórios de alocação e produtividade.
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FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Gerência de Projetos; Alocação de Recursos Humanos; Sistema Atual; Trabalhos Correlatos.
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FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA GERÊNCIA DE PROJETOS Caracterizado por definir e alcançar objetivos ao mesmo tempo em que otimiza-se o uso de recursos. Fases do ciclo de vida do projeto: Iniciação Planejamento Execução Controle Finalização
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FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ALOCAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Processo que acompanha todo o ciclo de vida de um projeto e garante que cada atividade a ser executada possuirá os recursos necessários para sua execução, estando presente desde a fase de planejamento até a conclusão do projeto (BARBOSA, 2009). Etapas: Busca de competências; Alocação de Recursos; Desenvolvimento das competências.
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FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SISTEMA ATUAL Planilha de Alocação
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FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA TRABALHOS CORRELATOS Jean Righez Bastos apresentou um estudo sobre a alocação dos recursos em projetos de software, apresentando a automatização desse processo através do algoritmo de busca TABU. A dissertação de Gabriela Campos Costa Barbosa visa à otimização do atendimento das demandas em projetos aumentando a produtividade com a maximização da alocação dos recursos e a minimização das folgas e redução de custos. São utilizadas as técnicas de programação linear e análise multicritérios.
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FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA TRABALHOS CORRELATOS Lílian Regina de Carvalho Schnaider apresenta em sua tese uma abordagem para o planejamento da alocação de recursos humanos em projetos baseada na reutilização do conhecimento organizacional de competências e alocação de recursos humanos. O trabalho fundamenta-se nos conceitos de gerência do conhecimento e ambientes de desenvolvimento de software orientados à organização.
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FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA TRABALHOS CORRELATOS Tabela Comparativa entre as Características de Cada Trabalho
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ESPECIFICAÇÃO Ticket Aglomerado de Ordens de Serviço; Ordem de Serviço Atividade (programa) a ser desenvolvida.
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ESPECIFICAÇÃO Requisitos funcionais Requisitos FuncionaisCaso de Uso RF01: O sistema deverá permitir o login por perfil de usuário.UC01 RF02: O sistema deverá permitir o cadastro de recursos.UC06 RF03: O sistema deverá permitir o cadastro de tickets.UC07 RF04: O sistema deverá permitir o cadastro de ordens de serviços.UC08 RF05: O sistema deverá permitir a alocação manual de recursos.UC09 RF06: O sistema deverá permitir a alocação automática de recursos.UC02 RF07: O sistema deverá permitir gerar os relatórios de alocação e produtividade.UC03 RF08: O sistema deverá permitir gerar o Mapa de Alocação.UC04 RF09: O sistema deverá permitir a avaliação de capacidade de alocação.UC05 RF10: O sistema deverá permitir o lançamento de horas nas ordens de serviço.UC10
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ESPECIFICAÇÃO Requisitos não funcionais Requisitos Não Funcionais RNF01: O sistema será implementado em ASP.NET e C#, utilizando o Microsoft Visual Studio 2008. RNF02: O sistema utilizará o banco de dados Microsoft SQL Server 2008. RNF03: A ferramenta de alocação e o módulo de ticket utilizarão a mesma base de dados.
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ESPECIFICAÇÃO Casos de Uso
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ESPECIFICAÇÃO Fluxo de atividade
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ESPECIFICAÇÃO Processo de alocação automática
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ESPECIFICAÇÃO Técnicas e ferramentas utilizadas Linguagem de programação C# e ASP.NET; Microsoft Visual Studio 2008; Microsoft Sql Server 2008 Express; Microsoft SQL Server Manager Studio Express.
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OPERACIONALIDADE Tela de login
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OPERACIONALIDADE Tela principal do módulo de ticket
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OPERACIONALIDADE Tela com os cadastros do módulo de ticket
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OPERACIONALIDADE Tela principal da ferramenta de alocação
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OPERACIONALIDADE Telas de avaliação da capacidade de alocação
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OPERACIONALIDADE Telas de alocação automática
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RESULTADOS E DISCUSSÕES Na proposta deste trabalho, foi apresentada uma alternativa de realizar a alocação automática dos recursos utilizando programação linear, mas não foi possível a implementação desta técnica, devido à falta de recursos computacionais.
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RESULTADOS E DISCUSSÕES
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Os trabalhos correlatos, assim como este apresentado, possuem um objetivo de encontrar uma forma otimizada para realizar a alocação de recursos. Enquanto os trabalhos correlatos focam na alocação em si, esta ferramenta trata também de verificação futura de alocação.
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CONCLUSÃO De forma geral, o trabalho alcançou seus objetivos. Apesar dos requisitos propostos não terem sido atendidos totalmente, a ferramenta atende ao que foi proposto, permitindo que seja feita a alocação e a avaliação da capacidade de alocação. Apesar de não ter sido possível a implementação de programação linear, encontrou-se uma solução para a alocação automática, apesar dessa solução não garantir que a alocação será feita com o menor tempo.
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EXTENSÕES Mapa de alocação implementado no formato de gráfico de Gantt. A inclusão de um calendário, onde além de fins de semana (o que já é tratado no sistema) possam ser tratados também folgas e férias do recurso. Na ferramenta atual a alocação só ocorre considerando o dia como sendo de oito horas, independente da quantidade de horas a alocar ser menor que oito. Uma outra sugestão, então, é permitir este tipo de alocação. Outra sugestão é verificar se as estimativas de horas inicialmente enviadas pelo cliente estavam corretas, com base nas horas lançadas pelos programadores no módulo de ticket.
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