A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento de Aplicações Web com Java - Servlets e JSP Autor: Juliano Marcos Martins.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento de Aplicações Web com Java - Servlets e JSP Autor: Juliano Marcos Martins."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento de Aplicações Web com Java - Servlets e JSP Autor: Juliano Marcos Martins

2 Conceitos básicos Servidor de aplicação: WebSphere, Tomcat, Jboss Servlets e JSP Nosso ambiente: Banco DB2 WebSphere CE Eclipse Ganimede

3 Servlet Definição: Aplicação java executada no SERVIDOR Tarefas exemplo: Ler dados enviados por um cliente (usuário) Obter outras informações sobre a requisição contidas no HTTP request (cookies, host name,...) Gerar os resultados (chamadas CORBA/RMI, legacy systems,..) Formatar os resultados em um documento (gerar páginas) Determinar os parâmetros apropriados do HTTP response (dizer ao browser que tipo de doc. está sendo retornado) Enviar o documento de volta ao cliente São carregados a partir de um Servidor de Aplicação Na inicialização do servidor Quando utilizado pela primeira vez Quando o tempo de recarga foi atingido

4 Portabilidade Possui um conjunto de APIs independentes de plataforma que utilizam diversos recursos de backend Escreva uma vez execute em qualquer lugar Javabeans Objetos reutilizáveis Segurança É possível restringir o acesso a aplicação É executado em um contexto de um servidor Performance É executado no mesmo contexto do servidor de aplicação São multi-thread Escalável Uma vez executado pode permanecer em memória Mantém sessões entre requisições HTTP Pode ser pré-carregado ou carregado de acordo com a demanda Servlet

5 Chamada de um Servlet

6 API e Ciclo de vida de um Servlet A primeira vez que um servlet é carregado por um serviço, seu método init é executado. O servlet trata os acessos simultâneos (concorrência) dos clientes, disparando para cada cliente uma thread, a qual chama o método service. Imediatamente antes do servlet ser descarregado, o método destroy é executado.

7 Http Servlet Responsável por tratar requisições HTTP Utiliza dois métodos específicos do protocolo HTTP: doGet trata requisições GET doPost trata requisições POST (formulários HTML) Subclasses devem sobreescrever estes métodos e podem sobreescrever os métodos init e destroy Os métodos doGet e doPost são chamados a partir do método service. Os métodos service, doGet, doPost, tem dois parâmetros : HttpServletRequest provê acesso a informações vindas da requisição, isto é, parâmetros, informações armazenadas na sessão HttpServletResponse provê acesso aos serviços e ao canal utilizado como resposta Basicamente servlets recebem uma requisição e devolvem uma resposta ao cliente.

8 HttpServletRequest Objeto responsável por encapsular métodos e propriedades de uma requisição HTTP. Através deste objeto é possível obter informações de formulários, atributos, informações sobre variantes do protocolo da requisição e é possível manipular (obter e inserir) informações contidas na sessão. Obtém as seguintes informações: Cabeçalho de requisição, número de bytes de informção, Tipo de conteúdo. Caminho do Servlet Nível de segurança do cliente Parâmetros Para obter informações: Com servlets Java, toda a análise de um formulário de dados é feita automaticamente: getParameter() getParameterNames() getParameterValues()

9 HttpServletResponse Representa o canal de comunição utilizado para gerar a resposta ao cliente. Permite informar ao cliente erros ou respostas geradas a partir de uma requisição. Determina o tipo de conteúdo que será retornado ao cliente. É possível redirecionar o controle e a execução da requisição para outra aplicação. Métodos: getWriter() setContentType(String tipo) sendRedirect(String url)

10 Exemplo 1 HelloWorld.java TresParametros.java index.html banco.java web.xml

11 Exercício Criar uma página html chamada Cadastro de clientes e um servlet que vai ler todos os parametros da página e exibir os dados. O servlet deve exibir um botão voltar. Se o cliente for homem, o texto deve ser em Azul, se o cliente for Mulher, o texto deve ser em vermelho.

12 Exercício Utilizando o banco.java e o tresparametros como modelo, criar um servlet que insira no banco de dados um cliente.

13 Contextos

14 Estrutura da aplicação WEB

15

16 Mapeamento de Servlets Exercício: Alterar o alias do servlet que manipula o formulário de clientes e no formulario fazer a chamada para o novo alias.

17 URL

18 Sessões Exemplo: sessao.java

19 Tomcat CATALINA_HOME

20 JSP - Java Server Pages Combinação de : conteúdo estático (expresso em HTML) conteúdo dinâmico (expresso através de tags JSP + código Java) São publicadas no servidor de aplicações da mesma forma que páginas estáticas Servlet é um componente web que gera conteúdo dinâmico. Fluxo do processo Cliente-Servidor:

21 JSP + Servlets

22 JSP - Exemplos horario.jsp exemplo_jsp.jsp banco.jsp

23 JSP – Exercício prático Criar uma página utilizando JSP para efetuar cadastro de clientes

24 JSP - Requisição


Carregar ppt "Desenvolvimento de Aplicações Web com Java - Servlets e JSP Autor: Juliano Marcos Martins."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google