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7 Sistemas de Apoio às Decisões Sistemas de Suporte às Decisões SAD – Sistemas de Apoio às Decisões SIE – Sistemas de Informação Executivo.

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1 7 Sistemas de Apoio às Decisões Sistemas de Suporte às Decisões SAD – Sistemas de Apoio às Decisões SIE – Sistemas de Informação Executivo

2 7 Sistemas de Apoio às Decisões Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de negócios. Descrever como o processamento analítico on-line pode atender às necessidades de informação. Explicar o conceito de sistema de apoio à decisão e como ele difere dos sistemas tradicionais de informação gerencial. Conhecer conceitos de informações executivas. Objetivos do Capítulo

3 7 Sistemas de Apoio às Decisões A necessidade dos SAD surgiu em decorrência de diversos fatores: Competição cada vez maior entre as organizações; Necessidade de informações rápidas para auxiliar no processo de tomada de decisão; Disponibilidade de tecnologias de hardware e software para armazenar e buscar rapidamente as informações; Possibilidade de armazenar o conhecimento e as experiências de especialistas em bases de conhecimentos; Necessidade de a informática apoiar o processo de planejamento estratégico empresarial.

4 7 Sistemas de Apoio às Decisões Definição de SAD Conceitualmente podemos definir Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) ou SSD (Sistemas de Suporte a Decisão) como: aplicações responsáveis pela captura e elaboração das informações dentro de uma base de dados, que sejam pertinentes no processo de tomada de decisões.

5 7 Sistemas de Apoio às Decisões Aplicação de Suporte às Decisões Administração do Relacionamento com o Cliente Simulação: Análise do tipo What if Administração da cadeia de Suprimentos Administração do conhecimento/ Inovação Monitoração do Desempenho Empresarial Funcionário /Gerente Cliente / Parceiro

6 7 Sistemas de Apoio às Decisões Tipos de Decisão Decisões Programadas Dados adequados Dados repetitivos Condições estáticas Certeza Decisões Não Programadas Dados inadequados Dados únicos Condições dinâmicas Incerteza

7 7 Sistemas de Apoio às Decisões Decisão Estrutura da Decisão Decisão Estruturada Decisão Semi Estruturada Decisão Não estruturada Pensamento Linear Sistêmico

8 7 Sistemas de Apoio às Decisões Tomada de Decisão Condições Diversas Certeza Risco Incerteza Estilos de Tomador de Decisão Avesso a Problemas Solucionador Previsor de problemas

9 7 Sistemas de Apoio às Decisões Níveis de Decisões nos Negócios Administração Estratégica Administração Tática Administração Operacional Decisões Informação Características da Decisão Não-estruturada Semi-estruturada Estruturada

10 7 Sistemas de Apoio às Decisões Nível Estratégico São aquelas que determinam os objetivos da organização como um todo. As decisões tomadas nesse âmbito determinarão como a empresa se relacionará com o ambiente. Tarefa exclusiva da alta gerência. Ex: Fabricar biscoitos Decisões Não Estruturadas - envolvem situações de decisão onde não é possível especificar de antemão a maioria dos procedimentos de decisão a serem seguidos. Tomadores de Decisão Estratégica - exigem relatórios mais resumidos, especiais e não programados, previsões e inteligência externa para apoiar suas responsabilidades de planejamento não estruturado e de políticas.

11 7 Sistemas de Apoio às Decisões Nível Tático São as decisões tomadas em um nível abaixo das estratégicas. Tomadas pela gerência intermediária, como gerentes de divisão ou departamento. Mais específicas e concretas do que as decisões estratégicas e mais voltadas para a ação. (sabores de biscoitos que serão fabricados) Decisões Semi-estruturadas - alguns procedimentos de decisões podem ser pré-especificados, mas não o suficiente para levar a uma decisão definitiva. Tomadores de Decisão Tática – exigem informações tanto em nível operacional como em nível estratégico para apoiar suas responsabilidades de tomada de decisões semi-estruturadas.

12 7 Sistemas de Apoio às Decisões Nível Operacional São tomadas no nível mais baixo da empresa e se referem ao curso de operações diárias. Ex.: estabelecer cronograma de produção e determinar nível de matéria-prima ideal. (meta de produzir 500 pacotes de biscoito por hora). Decisões Estruturadas – situações em que os procedimentos a serem seguidos quando é necessária uma decisão podem ser especificados de antemão. Tomadores de Decisão Operacional – exigem relatórios internos mais pré-especificados enfatizando comparações detalhadas de dados históricos e atuais que apóiem suas responsabilidades mais estruturadas em operações diárias.

13 7 Sistemas de Apoio às Decisões Análise do tipo e-se Análise de Sensibilidade Análise de Busca de Metas Análise de Otimização Modelos Analíticos de Sistemas de Apoio às Decisões Modelos Analíticos de Sistemas de Apoio às Decisões

14 7 Sistemas de Apoio às Decisões Modelo de Análise Analítica E Se – What If Atividades: Observar como as mudanças de variáveis selecionadas afetam outras variáveis ou o alvo. Exemplo: Se houver uma redução de 10% no volume de resíduos dispostos no aterro sanitário? O que acontecerá com a vida útil?

15 7 Sistemas de Apoio às Decisões Modelo de Análise Analítica Sensibilidade Atividades: Observar como mudanças repetidas em uma única variável afetam outras variáveis ou o alvo. Exemplo: Supor um aumento de 10% ao mês, durante os próximos 3 meses, no volume de lixo despejado no aterro, para analisar a vida útil desse aterro sanitário, calculado a cada mês.

16 7 Sistemas de Apoio às Decisões Modelo de Análise Analítica Busca de Metas Atividades: Fazer repetidas mudanças em variáveis ou alvos selecionados até que uma variável escolhida alcance um certo valor alvo. Exemplo: Qual deve ser a taxa de desvio que a coleta seletiva deve proporcionar para que a vida útil do aterro sanitário seja incrementada mais 5 anos? E para 6 anos? E 8 anos?

17 7 Sistemas de Apoio às Decisões Modelo de Análise Analítica Otimização Atividades: Encontrar um valor ótimo para variáveis selecionadas, dadas certas restrições. Exemplo: Descobrir qual a quantidade de resíduos sólidos recicláveis que a coleta seletiva deve conseguir para garantir uma remuneração média de R$ 400,00 aos cooperados, considerando os preços de vendas atuais dos resíduos.

18 7 Sistemas de Apoio às Decisões Etapas no Processo de Decisão Análise situacional Estabelecimento de padrões de desempenho Geração de alternativas Avaliação das conseqüências Teste piloto e implementação Avaliação e feedback.

19 7 Sistemas de Apoio às Decisões Características de um SAD Lidar com grandes quantidades de dados de diferentes fontes Prover flexibilidade de relatório e de apresentação Oferecer orientação gráfica e de texto Suportar análise de drill down Executar análises complexas e sofisticadas Realizar comparações usando pacotes de softwares adequados Executar análise de sensibilidade, simulações e “atingir meta”

20 7 Sistemas de Apoio às Decisões Data Mining para Apoio à Decisão O software de data mining analisa grandes conjuntos de dados históricos da empresa, preparados para análise. O data mining procura descobrir padrões, tendências e correlações ocultas nos dados, o que pode propiciar uma vantagem estratégica a uma empresa. O software de data mining pode realizar regressão, árvores de decisões, descoberta de grupamentos ou análise de cesta de mercado para uma empresa. O data mining pode destacar padrões de compra, revelar tendências de clientes, cortar custos supérfluos, ou descobrir relações e oportunidades lucrativas não percebidas.

21 7 Sistemas de Apoio às Decisões Processamento Analítico On-line (OLAP) É a capacidade dos SIG e dos SAD que permite aos gerentes e analistas examinarem e manipularem interativamente enormes quantidades de dados detalhados e consolidados, a partir de múltiplas perspectivas diferentes.

22 7 Sistemas de Apoio às Decisões OLAP Envolve: Consolidação: Envolve a agregação de dados. Isto pode envolver simples anexações ou agrupamentos complexos envolvendo dados inter-relacionados. Drill-Down: O OLAP pode seguir na direção inversa e automaticamente exibir os dados detalhados que compõem os dados consolidados. Relatórios que podem ser detalhados em níveis. Ex: relatório geral de vendas nacional pode ser detalhado por região, por estado, etc. Slicing and Dicing (“fatiar em cubos”): Considera os bancos de dados a partir de diferentes pontos de vista. Geralmente é executado ao longo de um eixo de tempo a fim de analisar tendências e descobrir padrões.

23 7 Sistemas de Apoio às Decisões Processamento Analítico Online Servidor OLAP Servidor OLAP Banco de dados multidimen- sional Bancos de dados de negócios Cliente PC Software de OLAP Os dados são recuperados de bancos de dados empresariais e preparados em um banco de dados multidimensional de OLAP Bancos de dados operacionais Data marts Data warehouse

24 7 Sistemas de Apoio às Decisões Portais Corporativos de Informação e SAD Gateway Portal Corporativo de Informação Interface Corporativa do Usuário do Portal de Informação Agentes de Busca Agentes de Busca OLAP Data Mining Data Mining Gerenciamento de Conhecimento Gerenciamento de Conhecimento Funções de Gerenciamento do Banco de Dados Data Mart Outras Aplicações Empresariais Banco de Dados Operacional Banco de Dados Analítico Base de Conhecimento SAD Modelagem: E-se (What-If) de Sensibilidade de Busca de Metas Otimização Internet Intranet Extranet

25 7 Sistemas de Apoio às Decisões b) Sistemas de Informação Executivo São SI que combinam muitas características dos sistemas de informação gerencial e dos sistemas de apoio à decisão. Se concentram em atender as necessidades de informações estratégicas da alta administração. Sua meta é fornecer aos altos executivos acesso fácil e imediato a informações sobre os fatores críticos ao sucesso de uma empresa, ou seja, os fatores chaves decisivos para a realização dos objetivos estratégicos de uma organização.

26 7 Sistemas de Apoio às Decisões

27 7 Características dos SIE A informação é apresentada segundo as preferências dos executivos que utilizam o sistema. Uso intenso da interface gráfica do usuário e de demonstrativos gráficos. Os métodos de apresentação da informação incluem relatórios de exceção e análise de tendências. A capacidade de desagregar permite que os executivos recuperem rapidamente demonstrativos de informações afins com menos detalhes. As tecnologias de groupware, internet e intranet acrescentaram novas capacidades aos SIE.

28 7 Sistemas de Apoio às Decisões Os SAD nas empresas estão mudando. O crescimento de intranets corporativas, de extranets e de outras tecnologias de rede aumentaram a demanda por uma multiplicidade de técnicas que operam em rede, personalizadas e preventivas. Os sistemas de informação devem apoiar muitas decisões e níveis da tomada de decisão gerencial. Estes englobam os níveis de atividade estratégica, tática e operacional. Os SAD são sistemas de informação interativos computadorizados, que utilizam software de SAD e modelos de referência para fornecer informações ao apoio da tomada de decisões semi-estruturadas e não-estruturadas. Resumo do Capítulo

29 7 Sistemas de Apoio às Decisões O OLAP é utilizado para analisar relacionamentos complexos entre grande quantidade de dados armazenados em bancos de dados multidimensionais. O Data mining analisa grande quantidade de dados históricos contidos em vários bancos de dados. A meta do SIE é fornecer aos altos executivos acesso fácil e imediato a informações sobre os fatores críticos ao sucesso de uma organização, ou seja, os fatores-chave decisivos para a realização dos objetivos estratégicos de uma organização. FIM Resumo do Capítulo (cont.)


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