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Introdução ao Comportamento Organizacional

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Apresentação em tema: "Introdução ao Comportamento Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao Comportamento Organizacional
Até o final da década de 80: estudo de Administração enfatizava os aspectos técnicos da gestão, com ênfase em economia, contabilidade, finanças e métodos quantitativos. Temas como comportamento e habilidades interpessoais não recebiam quase nenhuma atenção. Entretanto, as qualidades técnicas podem garantir o bom desempenho de um administrador no início de suas carreiras, mas em curto prazo as habilidades de liderança e de comunicação tornar-se-ão imprescindíveis para um desenvolvimento satisfatório. As habilidades interpessoais dos gestores estão estreitamente relacionadas com a necessidade da organização de conseguir e reter funcionários com alto nível de desempenho.

2 Funções dos Administradores
Planejamento: definição de metas e estabelecimento de uma estratégia geral; Organização: definição das tarefas a serem realizadas e do organograma da empresa; Direção: inclui motivação dos funcionários, comunicação e resolução de conflitos; Controle: consiste no monitoramento das atividades e correção de desvios.

3 Comportamento Organizacional
Campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia do negócio. Estudo Sistemático x Intuição

4 Comportamento Organizacional
Inclui componentes básicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse.

5 Desafios da atualidade para o estudo do comportamento organizacional
Globalização Diversidade da força de trabalho Atendimento ao Cliente Inovação e mudança Temporariedade Organizações interconectadas Equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional Comportamento ético Administração da crise Ambiente de trabalho positivo

6 Níveis de análise no estudo do comportamento organizacional
Variáveis dependentes São os fatores-chave que se pretende explicar ou prever e que são afetados por algum outro fator. As variáveis dependentes básicas no comportamento organizacional são: a produtividade, o absenteísmo, a rotatividade, a satisfação no trabalho a cidadania organizacional.

7 Níveis de análise no estudo do comportamento organizacional
Variáveis independentes São os principais determinantes da produtividade, do absenteísmo, da rotatividade, da cidadania organizacional e da satisfação no trabalho. Uma variável independente é a suposta causa de mudanças em uma variável dependente.

8 Níveis de análise no estudo do comportamento organizacional
Variáveis independentes no nível do indivíduo Características pessoais ou biográficas; Personalidade e emoções; Valores e atitudes; Habilidades; Percepção; Motivação; Aprendizagem; Tomada de decisões individual.

9 Níveis de análise no estudo do comportamento organizacional
Variáveis independentes no nível do grupo Padrões de comunicação; Estrutura do grupo; Equipes de trabalho; Estilo da liderança e grau de confiança no líder; Poder e política; Conflitos; Tomada de decisão no grupo.

10 Níveis de análise no estudo do comportamento organizacional
Variáveis independentes no nível da organização estrutura formal; processos de trabalho; funções; políticas e práticas de recursos humanos da organização; cultura interna.


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