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UNIDADE 1 ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO Lidiane Farias Costa.

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1 UNIDADE 1 ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO Lidiane Farias Costa

2 CONHECENDO A AUTORA Lidiane Farias Costa é graduada em Ciência da Computação pela Faculdade Pitágoras em Minas Gerais (2012), Pós- graduada e com MBA em Gestão de Projetos pela Faculdade Pitágoras/MG (2013)e em Gestão de Negócios pelo IBMEC/MG(2015). Mestranda em Administração pela FUMEC/MG. Tem experiência como analista de negócios, consultora, professora e líder de projetos nas áreas de Tecnologia da Informação, Administração, Finanças, Suprimentos, Projetos e Planejamento Estratégico. Professora EAD em turmas de graduação das disciplinas de Métodos Quantitativos, Engenharia de Software, Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Projetos, nas instituições UNASP, UNICARIOCA, Grupo Positivo. Atua como Voluntária na equipe de gestão de TI ao Projeto Incluir na UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência como conteudista na elaboração de materiais didáticos, banco de questões e vídeo aulas em cursos EAD pela FabriCO, e Delinea Educacional. Atuante com análise de Sistemas e Negócios no SESC/MG. Lidiane Farias Costa E-mail: Lidiane.farias@outlook.com Lidiane.farias@outlook.com Skype: Lidi Farias Linkedin: br.linkedin.com/in/lidiane- farias-1612b72a

3 ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS São 5 as áreas de especialização que uma equipe de gerenciamento de projetos precisa entender e ter boa habilidade: conjunto de conhecimento em gerenciamento de projetos, conhecimento, normas e regulamentos da área de aplicação, entendimento do ambiente do projeto, conhecimento e habilidade de gerenciamento em geral e habilidades interpessoais. Além dessas 5 áreas, são utilizadas também ferramentas e técnicas exclusivas para o gerenciamento de projeto, no entanto, não basta ter um bom entendimento apenas nas áreas de especialização ou apenas das ferramentas e técnicas, é necessário um conjunto de conhecimento de ambas para que haja uma boa prática de gerenciamento de projetos, onde uma complementa a outra, embora não haja necessidade destas serem gerenciadas por uma mesma pessoa. Acompanhe!

4 Conjunto de conhecimento em gerenciamento de projetos: habilidades interpessoais, conhecimento e habilidades de gerenciamento geral, entendimento do ambiente do projeto e conhecimento, normas e regulamento da área de aplicação Descreve o conhecimento exclusivo da área de gerenciamento de projetos que se sobrepõe às demais áreas de gerenciamento ( habilidades interpessoais, conhecimento e habilidades de gerenciamento geral, entendimento do ambiente do projeto e conhecimento, normas e regulamento da área de aplicação ) e consiste em: definição do ciclo de vida do projeto, descrição dos 5 grupos de processos de gerenciamento de projetos e descreve as 9 áreas de conhecimento. ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS

5 Conhecimento, normas e regulamento da área de aplicação: São as categorias de projetos que possuem elementos comuns significativos, no entanto, não é necessário estarem presentes em todos os projetos. Geralmente são definidas em termos de: departamentos funcionais e disciplinas de apoio (departamento jurídico, gerência de produto/estoque, marketing, logística); elementos técnicos (desenvolvimento ou engenharia de software); especializações em gerenciamento (contratações governamentais, desenvolvimento comunitário, de novos produtos,); setores (automotivo, químico, financeiro...). Para cada área de aplicação, há um conjunto de normas e regulamentos aceitos, onde a ISO faz uma distinção entre eles.

6 Entendimento do ambiente do projeto: Todo projeto é planejado e implementado dentro de um contexto social, econômico e ambiental. Levando isso em consideração, esse projeto tem impactos tencionais e intencionais, positivos ou negativos. Nesse contexto, a equipe deve considerar o projeto dentro de seus respectivos ambientes: Ambiente cultural/social: entender como o projeto afeta as pessoas e vice-versa. Esse entendimento pode ser através de características da economia, educação, etnia, religião e outras. A cultura organizacional também deve ser levada em conta para determinar se um gerente de projetos é visto como um papel importante, com reconhecimento. Ambiente internacional/político: dependendo do projeto, pode haver necessidade do entendimento de leis e costumes nacionais e internacionais e/ou regionais/locais. Caso o clima político possa afetar o projeto, este também deve ser entendido pela equipe. Ambiente físico: caso o projeto afete o ambiente físico será necessário o conhecimento da ecologia local e da geografia física. ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS

7 Conhecimento e habilidades de gerenciamento geral: Inclui planejamento, organização, formação pessoal, execução e controle das operações da empresa, além das disciplinas de apoio. Um bom gerente de projetos deve ter habilidade em diversas áreas de gerenciamento geral que é a base para a criação das habilidades de um gerente de projetos. ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS

8 Habilidades interpessoais: Um gerente de projetos deve no mínimo ter as seguintes habilidades: comunicação eficaz, influência sobre a organização (fazer acontecer), liderança, motivação, negociação e gerenciamento de conflitos, rapidez na resolução de problemas, dentre inúmeras outras. ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS

9 Muito bem, você avançou uma etapa e com muita vontade de aprender mais não é !?!?!? Vou lhe sugerir leituras complementares na seguinte Bibliografia: PMI – Project Management Institute. “A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide)”, 6ª ed., Newton Square: PMI Publications, 2008

10 ATÉ BREVE!


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