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INTRODUÇÃO À RELAÇÃO PSICOLOGIA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE Profª. Ms. Janaina Andrade Tenório Araújo.

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1 INTRODUÇÃO À RELAÇÃO PSICOLOGIA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE Profª. Ms. Janaina Andrade Tenório Araújo

2 Introdução à relação Psicologia - Educação Física - Esporte  Esporte e Psicologia começaram a ter uma relação mais estreita no final do séc XIX;  No Brasil, foi na déc de 90 que houve o grande impulso da psicologia do esporte;  Era uma área com importância reconhecida para a garantia do bom desempenho dos atletas, no entanto esse reconhecimento limitava-se ao plano teórico;

3 Psicologia do esporte e áreas de investigação  Psicologia do esporte aborda e investiga duas áreas de estudo: o esporte e o exercício.  No esporte: a Psicologia tem buscado investigar aspectos relacionados à prática esportiva estruturada, visando o rendimento esportivo individual e coletivo, cujo objetivo é a obtenção do melhor desempenho;  Atribuir vitória ou derrota a aspectos psicológicos;  Alguns afirmam a prevalência de um bom trabalho psicológico ao intenso treinamento.

4 Psicologia do esporte e áreas de investigação  Alguns questionamentos são lançados a essa área de atuação:  De que maneira a atividade esportiva e a competição afetam o comportamento dos indivíduos e interferem no seu desempenho?

5 Psicologia do esporte e áreas de investigação  Alguns questionamentos são lançados a essa área de atuação:  Quais os fatores psicológicos relacionados a essas atividades e que podem interferir no desempenho de atletas, técnicos e dirigentes?

6 Psicologia do esporte e áreas de investigação  Alguns questionamentos são lançados a essa área de atuação:  Quais os fatores extracompetitivos que podem afetar o desempenho dos atletas?

7 Psicologia do esporte e áreas de investigação  A atividade esportiva, deixando de ser espontânea e amadora, torna-se cada vez mais, orientada por diferentes profissionais (médicos, fisioterapeutas, psicólogos, etc);  Paralelamente, ocorre a profissionalização do esportista, exigindo atenção especial no desenvolvimento do seu trabalho;  O trabalho do psicólogo do esporte orienta-se para o alcance de um melhor desempenho. Trata-se de um profissional que vai valorizar o máximo o potencial de seu cliente e ao mesmo tempo, minimizar ou neutralizar suas deficiências;  Atua no sentido de melhorar o desempenho e otimizar as relações entre esportistas, técnicos e dirigentes.

8 Psicologia do esporte e áreas de investigação  Na área do exercício, a psicologia tem atuado no sentido de contribuir para a manutenção do bem estar geral do indivíduo (não atleta) que faz da atividade física um meio para melhora de seu estado geral de saúde (inclusive a saúde mental);

9 Psicologia do esporte e áreas de investigação  Algumas questões podem ser dadas como exemplo:  Como a atividade física pode contribuir para o bem estar psicológico das pessoas?

10 Psicologia do esporte e áreas de investigação  Algumas questões podem ser dadas como exemplo:  Quais as atividades recomendadas para combater o estresse, a ansiedade, a depressão, etc?

11 Psicologia do esporte e a competição  Considerando o esporte sob o ponto de vista competitivo, a psicologia pode atuar em dois grandes setores:  A psicologia relacionada à atividade esportiva;  Os estudos são dirigidos a situações esportivas (gerais e específicas) que podem provocar modificações no comportamento dos indivíduos e, consequentemente, no seu desempenho.  A psicologia relacionada ao atleta (técnicos, árbitros e dirigentes)  Estuda características pessoais e grupais que podem determinar esse comportamento, incluindo situações extracompetitivas.

12 Psicologia do esporte e áreas de estudo  Definidas as áreas de estudo é importante delimitar-se os campos de atuação e que tipo de formação é necessária ao profissional que atuará nesses campos. Esses campos são, basicamente, três:  Atuação didática;  Pesquisa;  Intervenção.

13 Psicologia do esporte e os campos de atuação  Atividade de pesquisa:  Características biopsicológicas dos diferentes atletas;  Influências do esporte sobre a personalidade do indivíduo;  O diagnóstico, avaliação e previsão de rendimentos dos atletas;  Motivação, percepção e atenção e sua relações como desempenho dos atletas;  Fatores que afetam o nível de desempenho no esporte (idade, sexo, ambiente familiar, etc);

14 Psicologia do esporte e os campos de atuação  Atividade de pesquisa:  A relação entre esporte e emoção;  Aspectos psicossociais do esporte;  Adaptação de bateria de testes;  A personalidade do treinador;  A influência do estresse sobre o rendimento, principalmente em situações de competições e das que envolvem longos períodos de concentração;

15 Psicologia do esporte e os campos de atuação  Atividade de pesquisa:  Os fenômenos de violência nos estádios esportivos e durante os jogos;  O comportamento do atleta e do público durante atividades desportivas;  A influência do estresse sobre o rendimento, principalmente em situações de competições e das que envolvem longos períodos de concentração.

16 REFERÊNCIAS  De Rose Júnior, Dante. (2000) A psicologia do esporte e no esporte: a participação do profissional do esporte e da psicologia. In Rubio, K. (Org.), Encontros e desencontros: descontruindo a psicologia do esporte. São Paulo: Casa do Psicólogo.  Lobo, R. Haddock. (1973) Psicologia dos Esportes. São Paulo: Editora Atlas.

17 JANAINA ANDRADE TENÓRIO ARAÚJO ( 81) 99929.1014 janainaat@hotmail.com atjanaina@gmail.com  CONTATOS


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