A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

. P E R T U R B A Ç Ã O D E H I P E R AT I V I D A D E C O M D É F I C E D E AT E N Ç Ã O ( P H D A ) A PHDA é uma das perturbações da infância mais frequentemente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ". P E R T U R B A Ç Ã O D E H I P E R AT I V I D A D E C O M D É F I C E D E AT E N Ç Ã O ( P H D A ) A PHDA é uma das perturbações da infância mais frequentemente."— Transcrição da apresentação:

1 . P E R T U R B A Ç Ã O D E H I P E R AT I V I D A D E C O M D É F I C E D E AT E N Ç Ã O ( P H D A ) A PHDA é uma das perturbações da infância mais frequentemente diagnosticadas e representa na atualidade um tema de grande importância para a Saúde Pública.

2 Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) O QUE É A PHDA A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção é uma perturbação que se caracteriza por défice de atenção/concentração, impulsividade e/ou hiperatividade/atividade motora excessiva.

3 ETIOLOGIA É uma situação de origem neurobiológica e genética ligada a áreas específicas do cérebro e em 70-95% dos casos tem base hereditária. A PHDA não resulta dos estilos parentais de educação, da falta de afeto, de fatores escolares ou alimentares.

4 PREVALÊNCIA Afeta 5-10% de crianças em idade escolar. (Boavida, 2006)

5 DIAGNÓSTICO Implica a identificação de comportamentos específicos que preencham critérios diagnósticos pré estabelecidos (DSM IV-R). As manifestações comportamentais devem manifestar- se antes dos sete anos de idade, estar presentes em dois ou mais contextos, persistir pelo menos durante seis meses e provocar um défice significativo no desempenho académico e social. Algumas manifestações comportamentais: Falta de atenção — dificuldade de concentração, atenção dispersa, parece não ouvir quando se lhe fala, tem dificuldade em seguir instruções e acabar os trabalhos escolares; Hiperatividade — inquietação motora, agitação, levanta-se na sala de aula/durante as refeições, corre ou salta excessivamente em situações em que é inadequado, com frequência fala em excesso, “parecem ligados ao motor”; Impulsividade — tendência a agir sem refletir. Com frequência precipita as respostas, interrompe ou interfere nas atividades dos outros e tem dificuldade em esperar pela sua vez.

6 AVALIAÇÃO/INTERVENÇÃO Deve ser multidisciplinar podendo incluir acompanhamento médico, farmacológico, pedagógico e psicológico. É imprescindível envolver a família, a criança e a escola. A criança com PHDA poderá ter mais dificuldade em atingir o seu potencial de aprendizagem e apresentar baixa resistência à frustração e problemas emocionais associados.

7 RECOMENDAÇÕES PARA OS PAIS: Ser consistente - expor claramente as instruções à criança, orientando-a e ajudando a a lidar com as exigências que lhe são colocadas; Atuar, pai e mãe, em conformidade, usando as mesmas estratégias numa intervenção partilhada, sem mensagens contraditórias; Incentivar antes de penalizar, valorizando os comportamentos adequados da criança; É importante não só valorizar a criança pelas suas melhorias mas também o seu esforço por melhorar; Planear antecipadamente as situações problemáticas; Promover a responsabilidade e a independência; Manter uma comunicação positiva.

8 FONTES DE INFORMAÇÃO Direção Regional de Educação Especial e Reabilitação: www.madeira-edu.pt/dreer Desordem por Défice De Atenção com Hiperatividade (DDAH): http://ddah.planetaclix.pt Associação Portuguesa da Criança Hiperativa (APCH):http// www.apdch.net/hiperactividade.html DSM-IV-TR American Psychiatric Association Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (4.ª edição, texto revisto) Antunes, N. L.(2009). Mal-entendidos. Lisboa:Verso da Kappa, 5ª Edição. www.google.pt


Carregar ppt ". P E R T U R B A Ç Ã O D E H I P E R AT I V I D A D E C O M D É F I C E D E AT E N Ç Ã O ( P H D A ) A PHDA é uma das perturbações da infância mais frequentemente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google