A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAE Sistematização da Assistência de Enfermagem para feridas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAE Sistematização da Assistência de Enfermagem para feridas."— Transcrição da apresentação:

1 SAE Sistematização da Assistência de Enfermagem para feridas.

2 SAE Em virtude da extrema importância da implementação de rotinas e procedimentos a partir da SAE, é apresentado a seguir um roteiro para a elaboração do Plano assistencial de enfermagem.

3 Histórico Avaliação física e psicossocial;
Levantamento do histórico pessoal e familiar; Observação das manifestações da doença e interação social do cliente; Observação das noções e condições de autocuidado; Avaliação da preparação de saúde demonstrada pelo cliente;

4 Influência dos fatores ambientais na doença e na área psicossocial;
Determinação do cliente com a doença; Identificação das limitações determinadas pelas necessidades afetadas.

5 Guia para realização do histórico
Qual a impressão inicial do perfil do cliente? Antecedentes familiares: Diabetes? Hipertensão? Insuficiência vascular? Varizes? Outros? Antecedentes pessoais: Cirurgias? Edema em MMIISS? Artrite? Anemia? Qual a queixa principal do cliente? Quais os fatores socioeconômicos que podem influenciar seu tratamento?

6 O cliente apresenta ou apresentou em alguma fase da sua vida dermatite atópica? Alergia medicamentosa? Faz uso de medicação? (corticóides/imunosupressores)? Por quanto tempo? Em que dosagem? Quais os cuidados gerais que o cliente tem com a pele?

7 Por quanto tempo apresenta a lesão?
Como começou? Quais foram as mudanças apresentadas? Qual o tipo de tratamento prévio? A lesão tem relação com temperatura, ocupação do cliente, hobbies ou outros? Apresentou ou apresenta hiperemia?

8 É tabagista ou etilista? Por quanto tempo? Qual a media de consumo dia?
Impressão clínica inicial do cliente: O cliente aparenta estar doente? Considerar variações de idade, sexo, raça e outros. Aspectos psicossociais: Percepção individual da doença Efeitos psicossociais da doença/lesão Acompanhamento de grupo de suporte e assistência social.

9 Exame Físico Deverá ser realizado pelo enfermeiro durante a consulta de enfermagem. A padronização de uma ficha de avaliação poderá ajudar o enfermeiro a realizar o exame de forma dirigida e organizada, além de unificar a linguagem na comunicação dos profissionais envolvidos. A ficha de exame físico dirigido ao cliente portados de feridas ou alterações cutâneas deve ser desenvolvida de acordo com o perfil da instituição e principalmente de acordo com o perfil dos clientes que nela são atendidos.

10 Diagnóstico Realizar o diagnóstico considerando o Histórico;
Validar a identificação do problema considerando a relação cliente/família com a doença; Registrar conclusões; Colaborar com outros profissionais na determinação do diagnóstico.

11 Identificação dos objetivos do Tratamento
Os objetivos que se esperam alcançar a partir do início da acompanhamento do cliente seguindo o protocolo pré-estabelecido pela equipe interdisciplinar devem seguir parâmetros individuais, isto é, devem se considerar as particularidades de cada cliente, identificadas durante a coleta de dados para a realização do histórico. Esses objetivos deverão ser traçados de acordo com o diagnóstico, além de envolver a participação e o compromisso da equipe, da

12 família e do próprio cliente
família e do próprio cliente. Devem ser compartilhados com o cliente de forma clara e mensurável, considerando as prioridades e o tempo de tratamento, e a importância de acompanhamento e registro sistemático.

13 Elaboração do Plano de Cuidado da Enfermagem
Como citado anteriormente, a documentação é um fator importante a ser observado. A partir do registro, pode se avaliar a eficácia da terapêutica implementada, além de servir como suporte legal em situações já especificadas. Cada instituição deverá elaborar um formulário próprio de documentação da evolução da lesão, utilizando base sistemática. De forma geral este formulário deve abranger:

14 Identificação do Cliente;
Informações principais sobre a doença de base; Características da(s) ferida(s): tempo, localização, tamanho, profundidades, tipo e aspecto dos tecidos, tipo e volume do exsudato, sinais de infecção e etc. Condição da pele ao redor

15 Presença de edema; Presença de dor; Registro diário do curativo, técnica e produtos utilizados.


Carregar ppt "SAE Sistematização da Assistência de Enfermagem para feridas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google