A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O que são Finanças?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O que são Finanças?"— Transcrição da apresentação:

1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O que são Finanças?
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA O PAPEL E O AMBIENTE DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O que são Finanças? Principais áreas e oportunidades de carreira em finanças; A função da Administração Financeira; Principais atividades do administrador financeiro; Objetivo da empresa; Governança Corporativa; Ética

2 Finanças é a arte e a ciência de administrar fundos.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA O PAPEL E O AMBIENTE DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA A área de finanças é ampla e dinâmica, afetando a vida de todas as pessoas físicas ou jurídicas. Finanças é a arte e a ciência de administrar fundos. Principais áreas e oportunidades em Finanças: Serviços Administração Financeira Ambiente: Mercado Financeiro.

3 A FUNÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA O PAPEL E O AMBIENTE DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA A FUNÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Decisões empresariais são medidas em termos financeiros; Todas as áreas necessitam interagir com o pessoal de finanças; A dimensão e a importância da função da Administração Financeira dependem do tamanho da empresa; Relação de Finanças com Economia (análise marginal ou conhecida como análise de custo adicional x benefício adicional); Relação de Finanças com Contabilidade (regime de competência x regime de caixa); A Administração Financeira utiliza os dados fornecidos pela Contabilidade para a Tomada de Decisões.

4 Principais Atividades do Administrador Financeiro
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA O PAPEL E O AMBIENTE DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Principais Atividades do Administrador Financeiro Transformar dados financeiros em informações de monitoramento; Avaliação da necessidade de variação da capacidade produtiva; Determinação de variações dos financiamentos requeridos. Determina a combinação e o tipo de ativos do BP. Combinação mais apropriada entre financiamentos de curto e longo prazo.

5 MAXIMIZAR A RIQUEZA DO ACIONISTA
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA O PAPEL E O AMBIENTE DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA OBJETIVO DA EMPRESA Qual o objetivo de uma Empresa? Qual o objetivo de todos os empregados e administradores? MAXIMIZAR A RIQUEZA DO ACIONISTA PORQUE NÃO MAXIMIZAR O LUCRO? Momento de ocorrência dos retornos Fluxo de caixa Risco

6 Maximização da Riqueza do Acionista
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA O PAPEL E O AMBIENTE DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Maximização da Riqueza do Acionista O objetivo da empresa, e de todos os administradores e empregados é o de maximizar a riqueza dos proprietários; A riqueza dos proprietários é medida pelo preço da ação, o qual baseia-se na data de ocorrência dos retornos (fluxos de caixa), em sua magnitude e em seu risco; Os administradores financeiros devem implementar somente aquelas medidas que se espera que elevem o preço da ação. Administrador Financeiro Aumenta o preço da ação? Análise de Timing, Retorno e Risco Aceitar Tomada de Decisão Rejeitar

7 GOVERNANÇA CORPORATIVA
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA O PAPEL E O AMBIENTE DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA GOVERNANÇA CORPORATIVA Sistema usado para dirigir e controlar uma sociedade. Define direitos e deveres dos principais agentes da empresa; Estabelece procedimentos decisórios; Determina como a empresa fixará, atingirá e monitorará seus objetivos. Investidores Individuais. Investidores Institucionais. A Lei Sarbanes-Oxley (2002).

8 Padrões de conduta ou de juízo moral.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA O PAPEL E O AMBIENTE DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA O papel da ÉTICA Padrões de conduta ou de juízo moral. Questões usadas para avaliar a viabilidade ética de um ato? O ato de ... é arbitrário ou caprichoso? Discrimina injustamente um indivíduo ou um grupo? O ato de ... viola a moral ou os direitos legais de qualquer indivíduo ou grupo? O ato de ... está em conformidade com os padrões morais aceitos? Há cursos alternativos de ação que possam causar menos dano, real ou potencial? O COMPORTAMENTO ÉTICO é visto como necessário para atingir o objetivo da empresa, de maximizar a riqueza dos acionista.


Carregar ppt "CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O que são Finanças?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google