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O QUE É ORGANIZAÇÃO E EMPRESA ? “EMPRESA MECÂNICA E ORGÂNICA”

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Apresentação em tema: "O QUE É ORGANIZAÇÃO E EMPRESA ? “EMPRESA MECÂNICA E ORGÂNICA”"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É ORGANIZAÇÃO E EMPRESA ? “EMPRESA MECÂNICA E ORGÂNICA”
Aula 1

2 OBJETIVO: Abordar o tema organização, empresa e sua relação com a Administração, conceituando os agentes envolvidos no processo administrativo.

3 ORGANIZAÇÃO Podemos definir uma organização como uma associação de indivíduos empenhados em atingir objetivos comuns.

4 PORTANTO... Qualquer sistema que utilize recursos para a realização de um objetivo pode ser considerado uma organização. No entanto, esses recursos devem ser bem utilizados, para esses objetivos sejam atingidos de maneira eficaz.

5 EXEMPLOS DE ORGANIZAÇÃO
As empresas; O governo; As famílias; Uma ONG; Uma fazenda; Uma igreja; Uma escola; Um hospital.

6 AS ORGANIZAÇÃO PODEM SER DIVIDIDAS:
Organizações Formais – Constituídas por meio de normas e regulamentos explícitos. Organizações Informais – Rede de relacionamentos pessoais.

7 CARACTERÍSTICAS ORGANIZAÇÃO FORMAIS
Estruturas organizacionais formais tipicamente consistem em : Um ou mais líderes do mais alto escalão, em cada departamento; Expõe forma estruturada internamente; Cumpre suas obrigações com leis e normas internas.

8 CARACTERÍSTICAS ORGANIZAÇÃO INFORMAIS
Estruturas organizacionais informais tipicamente consistem em : “O deixa acontecer" é um exemplo de uma estrutura organizacional informal, na qual as informações fluem sem considerar a estrutura.

9 COMO PODEMOS DEFINIR EMPRESA ?
É uma unidade econômico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos fatores produtivos (trabalho, terra e capital).

10 EMPRESA ORGÂNICA E MECÂNICA
Trabalha com Sistema Aberto: É flexível; Adaptativa; Mutável; Inovadora. Trabalha com Sistema Fechado: Não é flexível; Conservadora.

11 COMPOSIÇÕES DOS AMBIENTES DE UMA ORGANIZAÇÃO
O ambiente de uma organização é composto por um ambiente geral e um ambiente operacional.

12 TIPOS DE AMBIENTES MACROAMBIENTE: composto por fatores tecnológicos, políticos, econômicos, institucionais, sociais, demográficos e ecológicos que estão fora do controle da organização.

13 MICROAMBIENTE: composto por clientes, fornecedores, concorrentes e elementos reguladores, como o governo, associações de classe, organizações não governamentais e sindicatos.

14 ENTENDEMOS QUE ESTES AMBIENTES...
Entende-se que esses componentes dos ambientes têm diferentes expectativas sobre a atuação da organização e também exercem alguma influência sobre ela. Desta forma, são chamadas de partes interessadas ou stakeholders.

15 O QUE SÃO STAKEHOLDERS ? Material AVA - UNINOVE

16 O QUE É ADMINISTRAÇÃO ? A Administração consiste no processo de tomada de decisões e envolve quatro atividades distintas, também chamadas de funções administrativas.

17 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Planejamento Formular objetivos e os meios para alcançá-los Controle Monitorar as atividades e corrigir os desvios Organização Modelar o trabalho, alocar recursos e coordenar atividades Direção Designar pessoas, dirigir seus esforços, motivá-las, liderá-las e comunicar

18 ESSAS FUNÇÕES PROPICIAM...
O perfeito gerenciamento das : Tarefas; Estruturas; Pessoas; Tecnologia e ambiente; Contribuindo para o sucesso da organização.

19 Para Henry Fayol, o administrador deveria:
E AINDA ESSAS FUNÇÕES... Para Henry Fayol, o administrador deveria: Planejar Organizar Comandar Coordenar Controlar Tais funções foram chamadas pelo autor de atividades gerenciais.

20 PRODUTIVIDADE = OUTPUT / INPUT.
Segundo Lacombe (2010), a produtividade é a relação entre os produtos obtidos e os fatores de produção empregados em sua obtenção, sendo uma relação representada por:  PRODUTIVIDADE = OUTPUT / INPUT. Sendo assim, produtividade é a relação entre os resultados e os recursos usados para sua produção.

21 QUAL A DIFERENÇA ENTRE ? EFICÁCIA E EFICIÊNCIA

22 Eficácia – Significa que a organização atingiu seus objetivos
Eficácia – Significa que a organização atingiu seus objetivos. A eficácia refere-se à capacidade de se atingir resultados, ou seja, refere-se ao desempenho propriamente dito.

23 Eficiência – Significa que, além de atingir seus objetivos, a organização ainda o fez de maneira a utilizar da melhor forma os seus recursos, seja economizando-os ou extraindo o total de seu potencial.

24 ALGUNS EXEMPLOS Eficiência - Meios Eficácia - Objetivos
Fazer corretamente as coisas; Preocupação com os meios; Ênfase nos métodos e procedimentos; Cumprir os regulamentos internos; Não faltar à missa aos domingos. Fazer as coisas necessárias; Preocupação com os fins; Ênfase nos objetivos e resultados; Atingir metas e objetivos; Saber e conhecer; Alcançar resultados.

25 DICAS IMPORTANTES... Na atualidade, os futuros administradores devem prestar especial atenção aos seguintes PARADIGMAS: Mudanças; Competitividade; Foco no Cliente; Qualidade de vida; Terceiro setor.

26 LACOMBE, F. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Saraiva, 2010.
REFERÊNCIAS CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2011. LACOMBE, F. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Saraiva, 2010. MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas, 2009.

27 MUITO OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO !!!


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