A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Protocolo realizado com Antônio Felipe Zuza, 14 anos Estudante do 9º ano da Escola da 304 Norte Realizado no dia 27 de junho de 2008 Texto escolhido –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Protocolo realizado com Antônio Felipe Zuza, 14 anos Estudante do 9º ano da Escola da 304 Norte Realizado no dia 27 de junho de 2008 Texto escolhido –"— Transcrição da apresentação:

1 Protocolo realizado com Antônio Felipe Zuza, 14 anos Estudante do 9º ano da Escola da 304 Norte Realizado no dia 27 de junho de 2008 Texto escolhido – Judô, caminho das medalhas – Revista Superinteressante

2 1.E – Bom Felipe, vamos falar do Judô, um esporte fantástico, que pratico desde os 11 anos, e que esse ano pode nos trazer muitas medalhas nas olimpíadas de Pequim. Você conhece alguma coisa sobre o Judô? 2. SC – Bom, conheço um pouco. Sei que usa o quimono, que tem um golpe que é ippon, que se pratica no tatame...Ah, mais ou menos isso. 3.E – Pô, bem legal você saber isso, já é um começo. Vamos ler o texto que você vai aprender mais coisas legais sobre esse esporte. 4.SC – Tá beleza. 5.SC – “Judô. Esse esporte é derivado do jiu-jítsu, um combate corpo a corpo praticado pelos guerreiros samurais do antigo Japão. O judô, ou "caminho da flexibilidade", foi estruturado como técnica de defesa pessoal em 1880 pelo professor japonês Jigoro Kano. Com um rígido código de honra, é considerado uma das mais nobres das artes marciais e faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1972.” 6.E – Quando que o Judô surgiu? 7.SC – Láá....em 1880 no Japão. (lendo no texto) 8.E – Você sabe onde fica o Japão? 9.SC – Sei sim. Fica no extremo Oriente.

3 10. E – O que mais você sabe do Japão? 11.SC – Ahhh, um monte de coisas. 12.E – Que coisas? 13.SC – Que é uma ilha, que tem muitos terremotos lá, que lá comida é cara.... Aprendi isso na escola. 14.E - Voltando ao texto sobre o judô, como que ele surgiu? 15.SC – Esse Jigoro Kano, que desenvolveu a partir dos samurais. 16.E – Você sabe quem eram os samurais? 17.SC – Vi num filme uma vez. São guerreiros que usam uma armadura e uma máscara. Além disso usam uma espada grandona. 18.E – Muito bem. O que é uma armadura. 19. SC – É uma roupa específica para a luta. Que não deixa o corpo do samurai exposto. 20. E –Muito bem Fifi. Exposto e vulnerável. 21. SC – Ééé...Isso mesmo

4 22.E – O que quer dizer Judô? 23.SC – “Caminho da Flexibilidade”, mas já tinha ouvido falar que era outro caminho. 24. E – Você deve ter ouvido “Caminho Suave”. 25. SC – Isso mesmo! Caminho Suave. Você era bom? 26. E – Ah, já faz tanto tempo, mas vamos ao texto que é mais legal, depois te conto tudo o que você quiser ok? 27.SC – Tá bom 28.SC – FUNDAMENTOS. As lutas das mulheres, que em Atlanta estarão competindo sua segunda Olimpíada, duram quatro minutos, e as dos homens, cinco. Após a saudação, o árbitro grita hajime e o combate começa. O primeiro lutador a conseguir um ippon (imobilização do oponente) ganha a luta. Se o ippon não ocorre, é indicado como vencedor aquele que tiver conseguido mais pontos. 29.E – Quanto tempo duram as lutas? 30.SC – As dos homens duram cinco minutos e a das mulheres 4. 31. E – E quem ganha a luta? 32.SC – Quem faz o ippon primeiro. Viu que isso eu já sabia?

5 33. E – Vi sim, você já tinha falado do ippon. Mas o ippon não é golpe como você tinha falado, o Ippon é um tipo de pontuação (*). E se não tiver ippon? 34. SC – Ganha quem tiver mais pontos. 35. E – Boa garoto! 36. E – Vamos ler mais... 37.SC – UNIFORME. Quimono: jaqueta e calça feitas de algodão grosso, Branco ou Azul. Ela chega até as coxas, com as lapelas sobrepostas na frente. O cinturão corresponde a uma faixa sobre a jaqueta, passada duas vezes na cintura. 38.E – Você sabe o que é lapela? 39. SC – É uma paradinha que tem nas roupas. 40. E – Isso. Mas você sabe o que é? 41. SC – Não 42. E - É a parte superior do casaco, do paletó, e que o quimono também tem. 43. SC – Tipo uma gola? 44.E - Isso mesmo.

6 45.SC – Mas eu já tinha ouvido outros nomes, na transmissão do Pan no ano passado. 46. E – Nomes de que? 47. SC – Das partes do quimono. 48.E – Você deve ter ouvido os nomes em japonês, que é o modo que a gente costuma falar. Wagui é a parte de cima do quimono, Obi é a faixa, e a calça é Shitabaki. 49. SC – Acho que era isso mesmo. 50. SC - O CENÁRIO. Plataforma coberta por tatames (placas de madeira revestidas de palha). MECÂNICA DO JUDÔ. O conceito básico consiste em encontrar o melhor caminho para a força do ataque e usar os movimentos do próprio adversário como alavanca. 51. E – Você já sabia do tatame também né? Sabia que era de madeira e palha? 52. SC – Não mesmo, achei que era um tecido específico, bem molinho para não doer quando cai. De madeira dá a impressão de que dói quando cai. Deve doer né? 53. E – Olha, a gente aprende a cair sem se machucar 54. SC – Ahh bom. 55. E – O que você aprendeu do judô que não sabia?

7 56. SC – Ah, não sabia do tempo de duração das lutas, que era diferente dos homens pras mulheres, que tinha surgido lá pra 1800, não sabia das pontuações, dos nomes do quimono, que a gente usa a força do outro contra ele mesmo... 57. E – Você gostou? 58.SC – Gostei sim, deu vontade de ler mais sobre o assunto pra aprender mais. 59. E – Boa garoto. Agora nas olimpíadas, a gente assiste as lutas juntos, pra torcer pelos judocas brasileiros, aí eu te explico tudinho que você quiser.


Carregar ppt "Protocolo realizado com Antônio Felipe Zuza, 14 anos Estudante do 9º ano da Escola da 304 Norte Realizado no dia 27 de junho de 2008 Texto escolhido –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google