A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 3 Educação a Distância: Conceitos Básicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 3 Educação a Distância: Conceitos Básicos"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 3 Educação a Distância: Conceitos Básicos
Olá turma! Eis o novo tema: Perfil do Aluno de EaD

2 O legal do Ser Humano é que não nasce pronto; Passa a vida toda se desenvolvendo. Portanto, para ser um bom aluno EaD não é necessário ter essa ou aquela característica previamente definida; ao longo do processo o aluno pode e deve se desenvolver. Mas não podemos negar que algumas características são necessárias e até desejáveis. Particularmente, eu acho complicado falar em um perfil único para todo aluno EaD.

3 Você sabe o que é autonomia
Essa é uma das características mais frequentemente apontadas quando se fala de um bom aluno EaD. Mas o que seria autonomia? Estudar só? Ser autodidata (aprender sozinho)? De modo algum! Ser autônomo envolve uma série de habilidades, inclusive aprender com o outro (colegas, professores, tutores...)

4 Você se considera um aluno autônomo?
Autonomia Você se considera um aluno autônomo? Esch (1996, p.37) explica, resumidamente, o que não deve ser considerado autonomia: Autonomia não é autoinstrução/aprendizagem sem professor; não significa que a intervenção ou iniciativa por parte do professor seja banida; não é algo que os professores ensinam; não é um comportamento facilmente identificável; não é um estado fixo ativado pelo aprendiz uma vez e para sempre. (Sena e Lima) Segundo Sena e Lima citando Paiva (2006), entende-se por autonomia “um sistema complexo, vulnerável a restrições, com graus de independência e controle sobre o processo de aprendizagem, englobando fatores interligados que podem ser processados dentro ou fora da sala de aula.” Autonomia prevê certa independência, mas não isolamento já que se trata de uma característica composta por uma série de variáveis.

5 Organização e Disciplina
Equação da EaD: Tempo (Tarefas + Estudo) + (Disciplina Espartana) = Sucesso! Organização e Disciplina Associada à noção de autonomia, estão também essas duas outras características. Um aluno que não se planeja dificilmente terá condições de realizar com êxito todas suas tarefas diárias, que não incluem somente o estudo, mas também suas tarefas pessoais e profissionais. Aliás, uma das características mais comuns do aluno a distância é que geralmente trabalha. Dessa forma, estudar é uma atribuição a mais em sua rotina. Assim, o aluno precisa obedecer a um cronograma rígido se quiser “dar conta” de tudo.

6 Teste – Revista Nova Escola
Veja só que interessante esse teste proposto pela revista Nova Escola

7 Perceba que as alternativas já sinalizam para um determinado perfil...
Não se deixe influenciar ainda; responda ao teste com fidedignidade, isto é, com suas próprias características e comportamentos reais. Depois você corre atrás de corrigir qualquer possível imperfeição na sua conduta como estudante. Estamos entendidos? Perceba que as alternativas já sinalizam para um determinado perfil... Recomendo que você faça esse teste. É só clicar no link que está no slide anterior.

8 Pesquisando por aí, consegui identificar algumas características
Pesquisando por aí, consegui identificar algumas características. Então construí um perfil igual aqueles de rede social, com “fotinho” e tudo... rsrsr

9 Agora reflita um pouco mais sobre que falta para você melhorar o seu perfil como aluno EaD...

10 Material para estudo Vídeos:
Eis aqui algumas sugestões de materiais. Mas você pode e deve pesquisar outros. Desde que sejam boas fontes de pesquisa. Material para estudo Vídeos: Artigo: 12/artigo_02_v pdf Matéria Jornalística: a-o-perfil-de-aluno-que-busca-a-modalidade-de-educacao-a- distancia html


Carregar ppt "Unidade 3 Educação a Distância: Conceitos Básicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google