A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classificação dos Métodos de Ensino:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classificação dos Métodos de Ensino:"— Transcrição da apresentação:

1 Classificação dos Métodos de Ensino:
1 – Método de Exposição Pelo Professor Demonstração: o professor utiliza instrumentos que possam representar fenômenos e processos, que podem ser, por exemplo: visitas técnicas, projeção de slides. Ilustração: são utilizadas pelo professor, tal como na demonstração, a apresentação de gráficos, sequências históricas, mapas, gravuras, de forma que os alunos desenvolvam sua capacidade de concentração e de observação. Exemplificação: é um meio de auxiliar a exposição verbal.

2 Classificação dos Métodos de Ensino:
2 – Método de Trabalho independente É uma técnica de ensino que consiste de tarefas dirigidas e orientadas pelo professor, para que os alunos as resolvam de modo individual e criativo. É preciso que os alunos já possuam determinados conhecimentos, compreendam a tarefa e seu objetivo, dominem o método de solução, apliquem conhecimentos e habilidades sem a orientação direta do professor.

3 Classificação dos Métodos de Ensino:
2 – Método de Trabalho independente O aspecto mais importante do trabalho independente é a atividade mental do aluno. Este método pode ser adotado em qualquer momento da aula, como tarefa preparatória, tarefa de assimilação ou como tarefa de elaboração pessoal. Na tarefa preparatória os alunos respondem um breve teste. Essa tarefa serve para verificar as condições prévias dos alunos.

4 Classificação dos Métodos de Ensino:
2 – Método de Trabalho independente As tarefas de assimilação são exercícios de aprofundamento e aplicação dos temas já tratados. Elas servem para revisar conhecimentos e assimilar a solução correta. As tarefas de elaboração pessoal são exercícios nos quais os alunos produzem respostas surgidas do seu próprio pensamento. Para solicitar esse tipo de tarefa é preciso fazer perguntas que leve o aluno a pensar: para que serve...?, o que devemos fazer quando...?, o que aconteceria se...?.

5 Classificação dos Métodos de Ensino:
2 – Método de Trabalho independente Para que o trabalho independente cumpra a sua função didática o professor precisa: Dar tarefas claras; Assegurar condições de trabalho; Acompanhar o trabalho; Aproveitar o resultado das tarefas para toda a classe.

6 Classificação dos Métodos de Ensino:
2 – Método de Trabalho independente Os alunos, por sua vez, devem: - Saber o que fazer e como trabalhar; - Dominar as técnicas de trabalho; - Desenvolver atitudes de ajuda mútua.

7 Classificação dos Métodos de Ensino:
3 – Método de Elaboração Conjunta Interação entre alunos e professor. É a conversação, aula dialogada, com elaboração de perguntas que leve os alunos a reflexão. A forma mais usual de aplicação da conversação didática é a pergunta. A pergunta deve ser feita com bastante cuidado, para que seja compreendida pelo aluno da pergunta.

8 Classificação dos Métodos de Ensino:
3 – Método de Elaboração Conjunta Esse método é reconhecido como um excelente procedimento para promover a assimilação ativa dos conteúdos, desenvolvendo atividade mental, através da obtenção de respostas pensadas sobre a causa de determinados fenômenos, avaliação crítica de uma situação, busca de novos caminhos para soluções de problemas.

9 Classificação dos Métodos de Ensino:
4 – Método de Trabalho em Grupo Atividade coletiva que visa à integração e a colaboração dos alunos e/ou equipe para a execução de uma tarefa ou projeto. O professor precisa ter claro para trabalhar em grupo: Objetivos Que os conteúdos são meios e não os fins para o desenvolvimento de competências, necessárias na resolução de problemas.

10 4 - Método de Trabalho em Grupo
CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO (ESPAÇO FÍSICO, ILUMINAÇÃO, OUTROS). Ações reflexivas Sucesso na Aprendizagem Mediador Professor Aluno SIGNIFICATIVAS E CONTEXTUALIZADAS (Partir da realidade do aluno)

11 4 - Método de Trabalho em Grupo
ORGANIZAÇAO DOS GRUPOS Professor Grupo de até cinco Diferentes saberes pessoas (sempre com sobre o mesmo tema um aluno coordenando)

12 4 - Método de Trabalho em Grupo
IMPORTANTE! O professor deve deixar claro para a classe os critérios de agrupamentos, para que não encontre resistência na organização dos grupos, não decorrendo assim em equívocos didáticos.

13 4 - Método de Trabalho em Grupo
Diferentes Formas de Apresentação em Grupo: Debate Philips 66 Tempestade mental Grupos de verbalização Seminário

14 Classificação dos Métodos de Ensino:
5 – Atividades Especiais COMPLEMENTAM OS MÉTODOS DE ENSINO CONCORREM PARA ASSIMILAÇÃO ATIVA DOS CONTEÚDOS

15 Classificação dos Métodos de Ensino:
EX. ESTUDO DO MEIO Planejamento Exploração de resultados e Avaliação Execução RELAÇÕES COM FATOS SOCIAIS (realidade do aluno)

16 Classificação dos Métodos de Ensino:
Aprendemos a aprender nas experiências ao longo da vida, nas relações do homem com o meio. A comunicação entre os grupos é mais clara, facilitando a construção de novos saberes. “Ninguém sabe tudo que não possa aprender e ninguém sabe tão pouco que não tenha nada a ensinar.” Autor desconhecido

17 Professor (a) Coordenação e/ ou Direção
Plano de Aula Professor (a): _________________________________________________________________________________________ Disciplina: ___________________________________________________________________________________________ Turma (s): ________ Carga horária/Tempo: _______ Ano: ______ Turno: _________________________________________ Período: _____/____/_____ a _____/_____/______ Quantidade de aulas: _________________________________________ Competências/Habilidades: Conteúdos: Atividades a serem desenvolvidas/Metodologia: Avaliação da aprendizagem: Observações: Professor: Coordenador:  Professor (a) Coordenação e/ ou Direção


Carregar ppt "Classificação dos Métodos de Ensino:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google