Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSebastiana Cabreira Martini Alterado mais de 7 anos atrás
1
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS Adaptado de Nap Lorena
2
O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES (saber-fazer relacionado à prática do trabalho mental) ATITUDES(saber- ser- aspectos éticos, cooperação, solidariedade, participação)
3
CONCEITO DE COMPETÊNCIA RELACIONADO A: “navegabilidade” CONCEITO DE COMPETÊNCIA RELACIONADO A: Laboralidade Condições de “navegabilidade” entre as várias ocupações ou áreas profissionais Perfil profissional: saberes, saber- fazer, saber-ser, saber-conviver
4
HABILIDADES - - Associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Exemplos:. identificar variáveis;. compreender fenômenos;. relacionar informações;. analisar situações-problema;. sintetizar;. julgar;. correlacionar.
5
HABILIDADES ESTÃO LIGADAS A ATRIBUTOS RELACIONADOS AO: SABER-CONHECER SABER-FAZER SABER-CONVIVER SABER-SER
6
AS HABILIDADES DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA BUSCA DAS COMPETÊNCIAS
7
COMPETÊNCIAS - COMPETÊNCIAS - Conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam uma função/profissão: ser arquiteto ser turismólogo ser professor de Geografia ser advogado
8
COMPETÊNCIAS pressupõem: COMPETÊNCIAS pressupõem: Operações mentais Capacidades para usar as habilidades Emprego de atitudes - adequadas à realização de tarefas.
9
UMA COMPETÊNCIA PERMITE A MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PARA QUE SE POSSA ENFRENTAR UMA DETERMINADA SITUAÇÃO, UMA CAPACIDADE DE ENCONTRAR VÁRIOS RECURSOS, NO MOMENTO E NA FORMA ADEQUADAS.
10
COMPETÊNCIA IMPLICA: M COMPETÊNCIA IMPLICA: M obilização dos conhecimentos e esquemas que se possui para desenvolver respostas inéditas, criativas, eficazes para problemas novos.
11
Como trabalhar habilidades e competências - Como trabalhar habilidades e competências - Mudança de postura didático- pedagógica - Erradicar a tradicional postura de transmissor de informações
12
Como trabalhar habilidades e competências - Como trabalhar habilidades e competências - Alguns caminhos: - contextualização; - postura interdisciplinar; - foco na aprendizagem do aluno; - conceito dos fenômenos discutido e formado pela própria participação do aluno.
13
EXEMPLOS DE COMPETÊNCIAS/HABILIDADES EM GEOGRAFIA - - EXEMPLOS DE COMPETÊNCIAS/HABILIDADES EM GEOGRAFIA - Respeitar e compreender as identidades e as diferenças culturais de um espaço geográfico. - Utilizar-se das linguagens geográficas como meio de expressão, comunicação e informação para o mundo moderno.
14
EXEMPLOS DE COMPETÊNCIAS/HABILIDADES EM GEOGRAFIA - - EXEMPLOS DE COMPETÊNCIAS/HABILIDADES EM GEOGRAFIA - Correlacionar pensamentos, idéias e conceitos de uma realidade geográfica. - Desenvolver o pensamento geográfico crítico-reflexivo para a autonomia intelectual. - Adquirir, avaliar, transmitir e produzir informações geográficas.
15
EXEMPLOS DE COMPETÊNCIAS/HABILIDADES EM GEOGRAFIA EXEMPLOS DE COMPETÊNCIAS/HABILIDADES EM GEOGRAFIA - Utilizar geotecnologias e compreender seus princípios e relações integradoras. - Entender e ampliar fundamentos científicos geográficos locais. - Desenvolver a criatividade. - Saber conviver em grupo. - Aprender a aprender.
16
EXEMPLO PRÁTICO DE COMPETÊNCIAS/HABILIDADES EM GEOGRAFIA Competência de compreender o povoamento de um bairro CONHECIMENTOS: pesquisar e conhecer fundamentos sobre povoamento, migração, ocupação HABILIDADES: CONHECIMENTOS: pesquisar e conhecer fundamentos sobre povoamento, migração, ocupação... HABILIDADES: levantamento cartográfico no Google Earth ou cartas geográficas, construção de instrumento de coleta de dados, levantamento histórico através de entrevista com moradores antigos, pesquisa institucional... ATITUDES: Montar equipe, distribuir tarefas, planejar e agendar visitas.
17
EXEMPLO PRÁTICO DE COMPETÊNCIAS/HABILIDADES EM GEOGRAFIA Competência de Analisar o consumo como elemento de uma realidade espacial CONHECIMENTOS: pesquisar e conhecer fundamentos sobre consumo, comércio, capitalismo... HABILIDADES: instruir os alunos a medir diariamente em suas casas, o consumo de artigos básicos como água e luz e pesar a produção de lixo doméstico. Construir gráficos e textos sobre os resultados ATITUDES: planejar visitas a lixões e à companhias de fornecimento de água e luz.
18
EXEMPLO PRÁTICO DE COMPETÊNCIAS/HABILIDADES EM GEOGRAFIA Competência de construir uma pirâmide demográfica de um condomínio, unidade ou bairro residencial CONHECIMENTOS: pesquisar e conhecer fundamentos sobre população, grupos etários, pirâmides demográficas... HABILIDADES: instruir os alunos a montar questionários, técnicas de entrevistas, consolidar uma unidade espacial de análise, montar em sala a pirâmide a partir dos dados e gráficos dos alunos, produzir textos e relatórios. ATITUDES: montar equipes e planejar um mini-censo.
19
EXEMPLO PRÁTICO DE COMPETÊNCIAS/HABILIDADES EM GEOGRAFIA Competência de entender a inserção da mulher no mercado de trabalho CONHECIMENTOS: pesquisar e conhecer fundamentos sobre trabalho, feminismo, preconceito. HABILIDADES: instruir os alunos a avaliar tal inserção na unidade espacial sugerida por eles mesmos, através de construção de roteiros de entrevistas ou questionários. ATITUDES: planejar e agendar visitas, montar grupos, distribuir tarefas, buscar boas maneiras.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.