A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino."— Transcrição da apresentação:

1 A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino

2 Objetivo do texto ◦Pensar junto “as diferentes áreas do currículo e a inclusão das crianças de seis anos de idade no ensino fundamental” (CORSINO, 2007, p. 59) ◦Criança ◦Professor ◦Conhecimento

3 Diferentes áreas do conhecimento ◦Eixos das propostas pedagógicas das escolas segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (1998): ◦Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum ◦Princípios Políticos dos Direitos e Deveres da Cidadania, do Exercício da Criticidade e do Respeito à ordem Democrática ◦Princípios Estéticos da Sensibilidade, Criatividade e Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais ◦Trabalho pedagógico com as crianças de 6 anos: garantir estudo articulado das Ciências Sociais, Ciências Naturais, Noções Lógico-Matemáticas e Linguagens

4 ◦Ciências Sociais: Desenvolver a reflexão crítica dos grupos humanos, suas relações, suas histórias, suas organizações ◦Ciências Naturais: Objetiva ajudar a criança a pensar e desenvolver atitudes de observação, de estudo e de comparação das paisagens, do lugar onde habita, das relações entre o homem, o espaço e a natureza. ◦Noções Lógico-Matemáticas: Encorajar as crianças a identificar semelhanças e diferenças entre diferentes elementos, classificando, ordenando, e seriando; a fazer correspondências e agrupamentos; a comparar conjuntos; a pensar sobre números e quantidades de objetos quando esses forem significativo para elas, operando com quantidades e registrando as situações-problemas. ◦Linguagens: Assegurar o conhecimento sobre a natureza e o funcionamento do sistema da escrita, compreendendo e apropriando-se dos usos e convenções da linguagem escrita nas suas mais diversas funções.

5 Vygotsky e aprendizagem ◦Linguagem: relações no nível interpsíquico e intrapsíquico ◦Elo central do processo de aprendizagem: formação de conceitos ◦Conceitos espontâneos ◦Conceitos científicos ◦Deslocar os conceitos do plano da ação para o plano do pensamento ◦Crianças precisam AGIR ◦Professores precisam pensar em panos de representação e consequente tomada de consciência dessa ação ◦Desenvolvimento ◦Nível de desenvolvimento real ◦Nível de desenvolvimento potencial ◦Zona de desenvolvimento proximal

6 Trabalho com projetos ◦Forma de vincular o aprendizado escolar aos interesses das crianças ◦Permite ir além do currículo: interdisciplinaridade e a transversalidade ◦Valorizam o trabalho e a função do professor ◦Tipos de projetos ◦Projeto Político Pedagógico ◦Projetos Institucionais: permanentes ou pontuais ◦Projetos por segmento, por ano e por turma ◦Participação dos alunos, professor, pais e comunidade escolar “(...) o trabalho com projetos torna-se eficaz quando articulado com a proposta pedagógica da escola e quando, (...), são estabelecidas as finalidades do trabalho e apontada a construção de conceitos”. (CORSINO, 2007, p. 67)

7 “Um trabalho de qualidade para as crianças nas diferentes áreas do currículo exige ambientes aconchegantes, seguros, encorajadores, desafiadores, criativos, alegres e divertidos nos quais as atividades elevem sua autoestima, valorizem e ampliem as suas leituras de mundo e seu universo cultural, agucem a curiosidade, a capacidade de pensar, de decidir, de atuar, de criar, de imaginar, de expressar; nos quais jogos, brincadeiras elementos da natureza, artes, expressão corporal, histórias contadas, imaginadas, dramatizadas, lidas etc. estejam presentes.” (CORSINO, 2007 p. 67)

8 Referência ◦CORSINO, Patrícia. As Crianças de Seis Anos e as Áreas do Conhecimento. In: BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Organização de J. Beauchamp, S. D. Pagel, A. R. do Nascimento. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. P. 57-68.


Carregar ppt "A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google