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PublicouThais Eger Madureira Alterado mais de 8 anos atrás
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Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional, sendo as histórias infantis um suporte lúdico e de contextualização, dando sentido às diferentes aprendizagens da educação formal. Esta aula está desenvolvida dentro das Modalidades Organizativas (Délia Lenner) sendo uma Sequência Didática, contendo Atividades Permanentes.
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Sequência Didática “A Casa Sonolenta” (COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA)
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Área do conhecimento: Língua Portuguesa e Artes. Público alvo: Alunos do 2º ano do Fundamental I EMEB. Professora Luzinete Cortez Balieiro Duração: Um mês Conteúdo: Linguagem oral, leitura e escrita Interpretação oral e escrita Produção textual Dramatização Números e operações Grandezas e medidas Espaço e forma Tratamento da informação
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Objetivos: Desenvolver a memória auditiva e a atenção; Desenvolver a linguagem oral e escrita; Estimular o gosto pela leitura; Desenvolver e enriquecer a fantasia e a imaginação. Conhecer o livro: A casa sonolenta; Criar o hábito de escutar histórias; Favorecer o contato com textos de qualidade literária; Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento; Compreender o sistema de escrita alfabética; Favorecer a compreensão e a memorização do texto pelos alunos, permitindo uma leitura autônoma; Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
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Desenvolvimento 1º Momento ( primeira parte): (Leitura e Desenvolvimento da oralidade) Apresentação da História 1º momento ( segunda parte): Apresentação e releitura do livro no data show
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2º Momento: Dramatização da história ( fantoche / teatro) 3º Momento: Dobradura de uma casa (Artes) 4º Momento: Assistir ao vídeo no YouTube:
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4º Momento: (Apropriação do sistema de escrita) Atividades de leitura, interpretação e escrita (alfabetização – respeitando a hipótese da criança) Leitura e interpretação; Leitura com compreensão da história; Lista; Atividade de Leitura e Interpretação coletiva.
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5º momento: Produção de texto oral Gravação de vídeo com o reconto da história com apoio dos personagens. Atividade desenvolvida em duplas e coletiva pela classe.
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6º momento: Produção de texto escrito A produção de um texto pode ser feita de várias formas, porém pedindo que as crianças escrevam apenas parte da história, pois para esta faixa etária a história é longa. 1)Observe a imagem e escreva o nome dos personagens da história: “A casa sonolenta”
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2) Reescrita coletiva/ individual do começo da história; 3) Reescrita coletiva/ individual do final da história; 4) Pense outro jeito de terminar a história (coletivo ou em duplas) 5) Depois que todo acordaram, a casa ficou iluminada e alegre. Imagine como foi o dia dos personagens e continue a história (esta é a proposta com maior grau de dificuldade, pois a criança terá que imaginar o que aconteceu e em como escrever).
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Avaliação: Da professora: todos os objetivos foram alcançados. O interesse das crianças pela história foi além das expectativas e a gravação do vídeo demonstrou como as crianças se identificam com o uso das mídias em sala de aula. É um recurso muito rico, pois as crianças ficaram encantadas de serem as protagonistas do vídeo. Dos alunos: foi muito bom ver a gente no vídeo, a história é muito engraçada.
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Referências Caderno de orientações: história de acumulação.-São Paulo,SP:Ministério da Eduacação, 2011. Referencial Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das Escolas Públicas Municipais de Franca. Pró-Letramento : Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/séries iniciais/ Secretaria de Educação Básica – Brasília : Ministério da Educação Sites diversos sobre educação Professora PEBI Edna Sebastiana Silva Chaves 2013
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