Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria da Assunção Cavalheiro Belém Alterado mais de 8 anos atrás
1
IDENTIFICAÇÃO EMEB PROFESSORA MARIA BRIZABELA BRUXELAS ZINADER Diretora: Roberta Penna Ferreira Tonhati Coordenadora: Francine Leandra de Melo Rodrigues Ishida Pedagoga: Ana Flávia Lopes da Cruz Pedagoga SRM: Thalita dos Santos Leôncio Silveira Orientadora: Darci Candida Dias Quintino Professora da sala de leitura: JOCELINA DE MELO MARINHO
2
AÇÃO DESENVOLVIDA NA SALA DE LEITURA: USO EFETIVO DO ACERVO E ESPAÇO DA SALA DE LEITURA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EMPRÉSTIMO DE LIVROS NA SALA DE AULA (UTILIZANDO O ACERVO DA SALA DE LEITURA): LEITURA INICIAL PELO PROFESSOR E ALUNOS SEQUÊNCIA DE LEITURA CLUBE DE LEITURA FICHAMENTO DOS LIVROS
3
O QUE MOTIVOU O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO O trabalho foi desenvolvido a partir do levantamento do diagnóstico dos alunos em relação à leitura e motivação para tal prática. A escola não tinha sala de leitura até o ano de 2013, nessa época os empréstimos de livros eram feitos pelos professores, no entanto não tinha uma frequência e o acervo disponibilizado era restrito, pois cada sala ficava com uma quantidade de livros por bimestre. Em 2014 iniciamos o atendimento na sala de leitura da escola. O local foi organizado e decorado para despertar o interesse e o gosto pela leitura e a partir daí foi organizado um cronograma semanal de visita. Para um maior envolvimento dos alunos e equipe percebeu-se a necessidade de disponibilizar momentos para a contação e dramatização de história.
4
REGISTRO ESPAÇO DA SALA DE LEITURA
5
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA OS ALUNOS
7
FORMAÇÃO COM PROFESSORES – APRESENTAÇÃO DO ESPAÇO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
8
LIVROS PRODUZIDO PELA ALUNA RAQUEL VITÓRIA ARAÚJO DA SILVA – 3º ANO B
9
DIVULGAÇÃO DOS LIVROS LIDOS PARA ALUNOS DE OUTRAS SALAS
10
PREMIAÇÃO DA AÇÃO “EM CIMA DA PINTA”
11
Autonomia dos alunos quanto a escolha dos títulos e autores. Segurança para solucionar problemas em relação à devolução dos livros, sendo desenvolvida uma ação denominada “em cima da pinta” para incentivo da devolução em dia dos livros. Ampliação das estratégias para divulgação dos livros que mais gostaram para outras salas. Ampliação na participação dos alunos em relação à oralidade e leitura de livros. Ampliação de vocabulário e escrita através da elaboração de livros, pelo professor de sala de aula, com fichas literárias e resumo dos livros. AVANÇOS SIGNIFICATIVOS
12
Dificuldade, pela professora da sala de leitura, pois não tinha conhecimento de como deveria ser o espaço e depois de organizado, percebeu-se uma falha na organização dos livros (necessidade de maior praticidade para incluir os novos títulos). Dificuldade em fazer com que todos os alunos devolvam os livros dentro do prazo e sem danificá-los. Por isso a implementação da ação “em cima da pinta”. Dificuldade em atender as salas do período da tarde, pois foi solicitado pelos professores o empréstimo e contação de história, mas nesse período não há funcionário para a sala de leitura. DIFICULDADES ENFRENTADAS
13
O trabalho com leitura, reconto e contação de história sempre foi algo que me fascinou, pois trabalhei muito tempo na Educação Infantil e sempre utilizava essas estratégias em sala de aula, percebendo o envolvimento dos alunos. Aproveitei todo momento, desde a organização, explorando o espaço e conhecendo o acervo até os momentos em que pude contar as histórias para as crianças e ver o envolvimento de todas elas. Sempre contei com o apoio da equipe gestora, funcionários e professores, por isso acredito que o trabalho realizado coletivamente contribuiu para que obtivéssemos bons resultados. Me sinto realizada em ser professora da sala de leitura. EMOÇÕES E SENTIMENTOS
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.