Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAline de Oliveira Salgado Alterado mais de 6 anos atrás
1
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Valorizando nossa negritude
Ourém – PA 2016
2
I- IDENTIFICAÇÃO Município: Ourém Formadora: Maria Luiza Farias Carvalho Professora alfabetizadora: Maria Madalena Rodrigues Souza Ano do Ciclo de Alfabetização: 3º/9 Título da experiência: Valorizando nossa negritude
3
II- APRESENTAÇÃO Esta sequência didática foi desenvolvida na E.M.E.I.F. Maria Epifânia dos Santos, situada na Comunidade Quilombola do Mocambo, em uma turma de 3º Ano/9 composta por 14 alunos com faixa etária de 08 a 15 anos. Este trabalho foi realizado com o intuito de enfatizar as raízes culturais da referente comunidade, em que uma diversidade de atividades foram efetivadas.
4
III- OBJETIVOS Objetivo Geral: Reconhecer a cultura local com influências africanas no contexto da Comunidade Quilombola do Mocambo. Objetivos Específicos: -Explorar os costumes e a cultura afrodescendente; -Refletir sobre desigualdade racial; -Desenvolver o trabalho com oralidade; -Realizar leitura de textos que abordem questões étnico-raciais e atividades de análise linguística;
5
V- CONTEÚDOS CURRICULARES
IV- TEMPO OU PERÍODO TEMPO: Duas semanas V- CONTEÚDOS CURRICULARES ÁREAS DO CONHECIMENTO TRABALHADAS: Língua Portuguesa, Matemática, Arte, História e Geografia.
6
VI- PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
A sequência didática em evidência originou-se a partir do Projeto “A beleza de ser quem somos”. Para enriquecer as atividades realizadas nessa sequência, a alfabetizadora utilizou-se das obras Menina Bonita do laço de fita de Ana Maria Machado e Raça Negra: a luta pela liberdade de Nilma Bentes.
7
VII- PROCEDIMENTOS 1º MOMENTO: Foi apresentado o livro “Menina Bonita do laço de fita” estimulando a antecipação de sentidos sobre o livro. Foi ministrada ainda, uma palestra intitulada: “Comunidades Quilombolas” para toda a comunidade escolar; 2º MOMENTO - Contação da história local; - Resgate das cirambas; - Produção de pinturas afro; - Produção de texto oral; - Contextualização e apreciação da dança;
8
3º MOMENTO Realização de pesquisas; Apresentação de vídeos; 4º MOMENTO Reconto; Confecção de painéis e cartazes; Apresentação dos principais líderes negros; 5º MOMENTO Leitura da poesia “A luta pela conquista” de autoria da alfabetizadora. 6º MOMENTO Culminância da Sequência didática.
9
VIII- AVALIAÇÃO A avaliação foi feita através de registros dos alunos tanto individual quanto coletiva no decorrer das atividades propostas. IX- RECURSOS Vídeos, internet, livros, xerox, revistas, televisão, data show, canetas piloto, computador, cartolina, lápis de cor, papel A4, microfone, caixa amplificada, etc.
10
X- RESULTADOS A sequência apresentada oportunizou aos estudantes perceberem-se sujeitos pertencentes à comunidade remanescente de Quilombos, buscando-se zelar pela valorização de sua negritude. XI- CONSIDERAÇÕES FINAIS Essa sequência didática possibilitou uma prática pedagógica que contribuiu para a valorização da cultura local dos educandos.
11
XII- REFERÊNCIAS BENTES, Nilma; AMADOR, Zélia (org.). Raça Negra: a luta pela liberdade/Centro de Estudos e defesa do Negro do Pará - 4ª ed. Ver. E amp. - Belém: FCPTN, 2004. MACHADO, Ana Maria: Menina bonita do laço de fita: Editora Ática, 2004. REIS, Anna Paula da Silva. Projeto “A beleza de ser quem somos”. Secretaria Municipal de Educação _ Ourém, 2015.
12
XIII- ANEXOS
14
Vídeo: Dança Pérola Negra
Apresentações semelhantes
© 2023 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.