A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FOLCLORE NA ESCOLA: UM RESGATE DA HISTÓRIA, DA ARTE E DA CULTURA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FOLCLORE NA ESCOLA: UM RESGATE DA HISTÓRIA, DA ARTE E DA CULTURA."— Transcrição da apresentação:

1 FOLCLORE NA ESCOLA: UM RESGATE DA HISTÓRIA, DA ARTE E DA CULTURA

2 ALUNOS DA ESCOLA WALDOMIRO LIESSEM PÚBLICO ALVO:

3 TEMA: FOLCLORE BRASILEIRO

4 Atualmente, os modismos e novas valores, muitas vezes, faz com que o povo deixe de lado suas origens, perdendo suas referências, seu sentido de identidade, ficando passível de manipulação, passando a consumir o que é determinado, e não, o que prefere ou entende como melhor. JUSTIFICATIVA

5 O folclore brasileiro é muito rico e variado, e representa as heranças culturais indígenas, africanas, portuguesas, entre outras.

6 Desta forma, faz-se importante sua valorização, independente do setor, região ou contexto social em que estamos inseridos.

7 Este projeto tem caráter interdiscplinar, e é de fundamental importância, devido a sua contribuição na construção do conhecimento sócio-escolar do aluno, pela intenção formativa e caráter de nacionalidade que imprime.

8 OBJETIVO GERAL VALORIZAR A MANEIRA DE AGIR, PENSAR,SENTIR DE UM POVO, ATRAVÉS DE SUAS TRADIÇÕES CULTURAIS.

9 OBJETIVOS ESPECÍFICOS *IDENTIFICAR DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS; *RESGATAR BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS; *ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO; *INCENTIVAR A PESQUISA;

10 *ESTIMULAR A INTEGRAÇÃO ENTRE ESCOLA, PAIS E ALUNOS; *VALORIZAR A DIVERSIDADE CULTURAL; *INSTIGAR O HÁBITO DA LEITURA E CONHECIMENTO LITERÁRIO; *ORGANIZAR IDÉIAS, PENSAMENTOS E ORALIDADE; *PROMOVER DEBATES PARA MELHOR ENTENDER E DIFERENCIAR LENDAS E MITOS.

11 RECURSOS TV, VÍDEOS, FILMES, MÍDIA IMPRESSA E FALADA, INTERNET.

12 CANTIGAS CONTOS LENDAS FÁBULAS MITOS PROVÉRBIOS PARLENDAS TRAVA-LÍNGUAS QUADRINHAS ADIVINHAS CONTEÚDOS

13 METODOLOGIAS *LEITURAS E PRODUÇÕES TEXTUAIS VARIADAS; *PESQUISAS, *CANTIGAS E BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS, *MONTAGEM DE PAINÉIS, *DRAMATIZAÇÃO, *MURO FOLCLÓRICO,.

14 AVALIAÇÃO SERÁ PROCESSUAL, OBSERVANDO A PARTICIPAÇÃO, ENVOLVIMENTO E PROGRESSO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.

15 ANEXOS JARDIM II

16 1º ANO ASSISTIRAM LENDA DO SACI E JOGARAM MEMÓRIA ● CAÇA AO TESOURO ● PROCURANDO OS OVOS DA GALINHA DO VIZINHO, QUE O SACI ESCONDEU

17 ORDENANDO ORDEM CRESCENTE DECRESCENTE

18 ● PROBLEMATIZANDO ● DRAMATIZANDO

19

20 FAZENDO ARTE- PINTINHO AMARELINHO

21 3º S e 4º S ANOS LEITURA, INTERPRETAÇÃO E DEBATES


Carregar ppt "FOLCLORE NA ESCOLA: UM RESGATE DA HISTÓRIA, DA ARTE E DA CULTURA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google