A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IDENTIFICAÇÃO DE SUA ESCOLA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IDENTIFICAÇÃO DE SUA ESCOLA"— Transcrição da apresentação:

1 IDENTIFICAÇÃO DE SUA ESCOLA
Escola Infantil Municipal Monteiro Lobato São Domingos-SC

2 FOLCLORE FESTAS JUNINAS
TEMA DO PROJETO FOLCLORE FESTAS JUNINAS

3 OBJETIVO GERAL Compreender e valorizar a cultura da nossa cidade através da pesquisa e realização de atividades retratando o folclore promovendo a conscientização das diferenças culturais e a integração entre escola, pais e alunos.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver a linguagem oral e escrita, como também a criatividade e socialização. Resgatar brinquedos e brincadeiras folclóricas; Valorizar a diversidade cultural; Levar o aluno a ter respeito pela cultura e pelos costumes, desenvolver hábitos de leitura e o conhecimento literário.

5 PROBLEMA em videogame, computador, brinquedos eletrônicos.
Atualmente, as crianças só pensam em videogame, computador, brinquedos eletrônicos. Qual o conhecimento de folclore que a criança tem? Como é contada a história na família? Como é comemorada a festa junina na escola e na família?

6 JUSTIFICATIVA Proporcionar o resgate de nossa cultura popular das cantigas e brincadeiras, que são muito importantes para o desenvolvimento cognitivo e lúdico da criança.

7 PÚBLICO ENVOLVIDO Pré-Escolar II e Pré-Escolar III (idade 4 a 6 anos)

8 REFERÊNCIAL TEÓRICO A data de 22/08 (Brasil) foi criada em 1965 através de um decreto federal para comemorar o dia do folclore. A origem do nome folclore apareceu através de duas palavras saxônicas antigas “Folk” (inglês) que significa “povo” e “lore” que significa “conhecimento”, com a junção quer dizer conhecimento popular. O criador do termo foi William John Thoms.

9 O folclore brasileiro constitui-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros. Cada uma das cinco regiões apresenta em sua diversidade a sua cultura O mês de Junho é marcado por festas típicas, comidas deliciosas e muita dança.

10 As festas juninas nos fazem viver intensamente nosso folclore, a nossa cultura.
Precisamos valorizá-lo, pois ele representa um acervo depurado de nossa história com atividades ideais para desenvolver a linguagem e a imaginação, ao mesmo tempo em que permite o conhecimento de nossas raízes, tradições populares e a apropriação de uma herança riquíssima e única que faz parte da nossa identidade de brasileiros.

11 A Escola deve estar também comprometida com nossa cultura, resgatando nossos valores, tradições e costumes; incentivando o valor de sermos brasileiros orgulhosos em repassar nossa cultura, através de atividades que levarão os participantes refletirem sobre como o nosso Folclore pode e deve ser utilizado na aprendizagem.

12 MÍDIAS E TECNOLOGIAS MATERIAL IMPRESSO registro das atividades em cartazes e mural da escola. TV e VÍDEO com o auxílio da câmara fotográfica fizemos fotos e filmagens da festa junina com apresentação dos caipirinhas recitando quadrinhas, dançando quadrilha e outras cantigas. As Fotos e a filmagem foram passadas para todas as escolas municipais para que os alunos pudessem prestigiar o trabalho feito com os pequeninos da EIM. Monteiro Lobato.

13 DINÂMICA DE ATIVIDADES
Contação de histórias, exibição de vídeos , cantigas juninas, representação de desenhos sobre lendas. construção de brinquedos como a pipa, peteca,balão. Apresentação de quadrinhas e quadrilha na festa. Atividades feitas no coletivo com todas as turmas e outras foram individuais. Todas as atividades foram registradas, expostas na escola, arquivadas no portfólio, ou pasta individual do aluno. Fotos e filmagens da festa.

14 CRONOGRAMA Segunda-feira: Apresentação do projeto para os alunos com exploração de texto informativo sobre o folclore; contação de histórias pelo grupo de teatro. Terça-feira: Assistir vídeos de fábulas, lendas; ensaiar quadrinhas, cantigas e quadrilha para a festa junina. Quarta-feira: Mural de atividades referentes ao vídeo através de desenhos, atividades interdisciplinares.

15 Quinta-feira: Produção de texto junto com a professora
Quinta-feira: Produção de texto junto com a professora. Tarefa de casa pesquisar novas fábulas, charadas, brincadeiras, receitas e histórias contadas pelas avós. Sexta-feira: Apresentação das receitas pesquisadas em casa.Brincadeiras e cantigas folclóricas no parque. Construção de cordões e bandeiras.

16 O presente trabalho teve duração de quatro semanas. (Mês de Junho)
No dia 24 de junho a Escola toda esteve em festa comemorando o Dia de São João. A Escola estava toda preparada com enfeites juninos, as crianças e os professores vestidos de caipiras, muita dança e comilança. Foi maravilhoso o encerramento deste projeto.

17

18 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CURIOSIDADES,FOLCLORE, LENDAS, MITOS. Disponível em: Folclore.htm PARLENDAS. Disponível em: ALMEIDA, M.T.P. Jogos divertidos e brinquedos criativos. Petrópolis: Vozes, 2004

19 CONGRESSO BRASILEIRO DE FOLCLORE, 8. , 1995, Salvador
CONGRESSO BRASILEIRO DE FOLCLORE, 8., 1995, Salvador. Anais… Salvador:UNESCO: Comissão Nacional de Folclore, 1999. “Discurso da Sra. Cecília Meireles”, Folclore, 6, 32/33. Vitória, Espírito Santo: set.-dez. 1954, pp CÂMARA CASCUDO, L. da. Dicionário do folclore brasileiro. 5. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1984.

20

21

22

23

24

25

26

27

28 OBRIGADA! ZENIR


Carregar ppt "IDENTIFICAÇÃO DE SUA ESCOLA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google