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Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal 77.363 reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.

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Apresentação em tema: "Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal 77.363 reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de."— Transcrição da apresentação:

1 Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal 77.363 reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de Ciências Sociais visando o exercício de habilidades específicas relacionadas ao perfil do profissional docente. Pretendemos através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do subprojeto de leituras da imagem, despertar o olhar crítico a partir da análise de imagens, ressaltando a importância de uma visão desnaturalizada do meio social. Com esse intuito, o subgrupo de leituras da imagem, surge diante da necessidade constatada na Escola Estadual Anísio Teixeira, com o objetivo de criar situações que possibilitem o debate em torno de temas de importância social dados pela tradição ou pela contemporaneidade, tendo um enfoque principal na questão da cidadania de forma humanitária em contraposição à educação bancária segundo Paulo Freire. Coordenador: Prof. Dr. Gilmar Santana Supervisores: Profª. Daniela de O. Gomes Bezerra Prof. Ms. Augusto César F. Vieira Bolsistas: Dejailson Alves, Felipe Gameleira, Janielson Canuto, Mayra Balza, Priscilla Marques. PROPOSTA Realizamos cinco oficinas de leituras da imagem, duas mostras fotográficas, quatro intervenções na aula do professor supervisor e uma visita dos alunos ao campus universitário (UFRN/Natal). Dentre os trabalhados supracitados merece destaque as oficinas de leituras da imagem, que objetivavam analisar: pinturas, fotografias, vídeos, filmes, clipes; a partir de uma leitura estética e sociológica das imagens que propiciassem tanto maior visão social e cultural de suas (dos alunos) construções, quanto favoreçam a produção de novas, de maneira crítica e artística. Para tanto, utilizamos o espaço da escola para debates e os equipamentos disponíveis, além de todo o aparato teórico como ferramenta fundamental nesse processo. Utilizamos recursos didáticos que pudessem despertar a atenção dos estudantes, levantando a discussão de temas sociológicos. Considerando neste contexto, a relação ensino/aprendizagem e professor/aluno colocamos em prática metodologias de ensino capazes de proporcionar aos alunos um aprendizado mais globalizante reflexivo, partindo de suas realidades socioculturais. EXPERIÊNCIA RESULTADOS Em síntese percebemos que os trabalhos com imagem proporcionaram momentos diferenciados para os alunos, onde as interações em meio as apresentações e aos temas causaram importantes reflexões sobre o conteúdo ministrado. É importante ressaltar que não se tratou de uma experiência fácil e nem de aceitação geral devido a grande diversidade de subjetividades,. Mesmo assim, foi possível realizar análises criteriosas acerca dos assunto abordados, levando em conta os pressupostos teóricos da Sociologia. A vivência na escola e a interação universidade/escola pública nos mostrou a importância da formação continuada por parte dos docentes e o constante aprimoramento do conhecimentos da área, das necessidades sociais, da investigação prática e busca de temas atuais.


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