A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico"— Transcrição da apresentação:

1 A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Aula Baseada na Obra: INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Percursos Teóricos e Metodológicos FIORENTINI D. & LORENZATO, S. Autores Associados

2 O professor de Matemática é um Matemático?
Práticas profissionais distintas; Vertentes epistemológicas distintas; A matemática é a mesma!!! Olhares diferentes para um mesmo saber

3 Características de um Matemático
Tende a conceber a matemática como um fim em si mesma; Formar Professores para atuarem como pesquisadores matemáticos, pois dão maior ênfase nos objetos matemáticos formais ;

4 Características de um Educador Matemático
Tende a conceber a matemática como um meio ou um instrumento importante à formação intelectual e social de crianças, jovens e adultos e também do professor de matemática do ensino fundamental e médio e, por isso, tenta promover uma educação pela matemática; Tende a colocar a matemática a serviço da educação, priorizando está última sem estabelecer uma dicotomia entre elas.

5 Produção de Conhecimento
Matemático Preocupados em produzir, por meio hipotético-dedutivos, novos conhecimentos e ferramentas matemáticas que possibilitem o desenvolvimento da matemática pura e aplicada. Educador Matemático Realiza seus estudos utilizando métodos interpretativos e analíticos das ciências sociais e humanas, tendo como perspectiva o desenvolvimento de conhecimento e práticas pedagógicas que contribuam para uma formação mais integral, humana e crítica do aluno e do professor.

6 Bases Epistemológicas
Matemática Ciência Milenar com bases lógicas bem definidas. Educação Matemática Área emergente de estudos, recém-nascida, não possuindo uma metodologia única de investigação nem uma teoria claramente configurada. Em resumo: A Matemática e a Educação Matemática possuem objetos distintos de estudo, cada qual com sua problemática especifica, tendo suas próprias questões investigativas.

7 Educação Matemática como campo de pesquisa:
Qual a identidade da Educação Matemática? Quais são os domínios e fronteiras da Educação Matemática? O que é ser um educador matemático? Há necessidade de investigação em Educação Matemática? Quais são os objetos da pesquisa em Educação Matemática? Quais são os principais campos de pesquisa da Educação Matemática? Onde institucionalmente devem se desenvolver as pesquisas em Educação Matemática? Como pesquisar em educação Matemática?

8 Afinal o que é Educação Matemática?
É uma área de conhecimento das ciências sociais e humanas, que estuda o ensino e a aprendizagem da matemática. De modo geral, poderíamos dizer que a Educação Matemática caracteriza-se como uma praxis que envolve o domínio do conteúdo específico (a matemática) e o domínio de idéias e processos pedagógicos relativos à transmissão/assimilação e/ou à apropriação/construção do saber matemático escolar.

9 Dimensões Educação Matemática Conhecimento Específico Contexto:
Histórico Epistemológico Psicocognitivo Contexto: Histórico-Cultural Contexto: Sócio-Político Conhecimento Pedagógico

10 Relaciona-se Matemática Psicologia Sociologia Semiótica Economia
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Matemática Psicologia Sociologia Semiótica Economia Epistemologia Antropologia Filosofia

11 Fatores Motivadores da EM
Preocupação dos matemáticos e professores de matemática sobre a qualidade da divulgação/socialização das ideias matemáticas; Melhoria das aulas; Atualização e modernização do currículo de matemática. Iniciativa de Universidades européias, no final do século XIX, em promover institucionalmente a formação de professores secundários; Surgimentos do especialista em ensino de matemática. Estudos experimentais realizados por psicólogos americanos e europeus, desde o início do século XX, sobre o modo como as crianças aprendiam a matemática.

12 O objeto e os objetivos da pesquisa em Educação Matemática (em construção)
Objeto de Estudo Múltiplas relações e determinações entre ensino, aprendizagem e conhecimento matemático em um contexto sócio-cultural específico. Objetivos Básicos De natureza pragmática, que tem em vista a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem da matemática; De cunho científico, que tem em vista o desenvolvimento da Educação Matemática enquanto campo de investigação e de produção de conhecimentos.

13 Questões ou perguntas específicas da Educação Matemática
Aquelas que surgem diretamente da prática de ensino, ou melhor, da reflexão do professor-investigador sobre sua própria prática e a prática de outros. Exemplos Por que os alunos têm tanta dificuldade para aprender álgebra? Como ensinar frações de modo mais significativo para os alunos? Os alunos aprendem melhor a resolver/interpretar problemas matemáticos por meio de materiais manipulativos ou do uso de desenhos e esquemas? É mais produtivo ensinar matemática iniciando com atividades ou situações-problema do que com explicações teóricas? Por que os alunos confundem tanto o significado das letras em álgebra? Porque os professores geralmente não ensinam geometria? (...)

14 Aquelas geradas a partir de investigações ou estudos precedentes ou da própria literatura.
Exemplos O que as pesquisas brasileiras mostram ou dizem sobre as dificuldades dos alunos em aprender frações? Que tipo de dificuldades de aprendizagem da matemática as pesquisas têm investigado e que explicações são dadas para elas? O que os estudos e a literatura em Educação Matemática dizem a respeito da utilização de calculadoras no ensino da matemática na escola fundamental?

15 Educação Matemática, como campo profissional e científico
Matemático Educador Matemático


Carregar ppt "A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google