A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TITULO: A atuação dos projetos de governo envolvendo as práticas corporais e suas influências no currículo e na formação discente e docente. SILVIO SIPLIANO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TITULO: A atuação dos projetos de governo envolvendo as práticas corporais e suas influências no currículo e na formação discente e docente. SILVIO SIPLIANO."— Transcrição da apresentação:

1 TITULO: A atuação dos projetos de governo envolvendo as práticas corporais e suas influências no currículo e na formação discente e docente. SILVIO SIPLIANO DA SILVA MARCOS GARCIA NEIRA Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar FEUSP / Cnpq

2 Preocupação inicial: O discurso socializante do esporte por meio dos projetos esportivos sociais; A contradição entre inclusão e exclusão; A implantação da política das migalhas; Hipocrisia do poder público (falta de verbas); O fortalecimento da hegemonia em detrimento do desenvolvimento de políticas públicas que minimizem as injustiças sociais.

3 Referencial teórico: Autores críticos e pós-críticos da Sociologia e Filosofia da Educação, Pedagogia e Educação Física;

4 Objetivos: Analisar as consequências do processo de descontinuidade dos programas às famílias participantes; Identificar os principais fatores de descontinuidade dos programas (falta de verba não convence); Inferir os interesses que estão por trás deste processo; Verificar a utilização do esporte pela máquina pública na ampliação da hegêmonia; Analisar as interferências e consequências dos projetos no currículo escolar.

5 Método de investigação: Realização de revisão de literatura (além dos clássicos, focalizar artigos a respeito); Análise dos documentos que orientam os programas desta natureza; Pesquisa de campo em 3 escolas que desenvolvam projetos sociais esportivos; Outras possibilidades combinadas com o orientador.

6 Participantes da pesquisa: Grupo de alunos e familiares, participantes dos Programas Esportivos Sociais; As escolas serão definidas oportunamente.

7 Perguntas: Quais identidades pretende-se formar nesse processo de educação não formal? A quais interesses e grupos elas atendem? Como o esporte é utilizado pela máquina pública? Quais relações existem entre a implementação de projetos sociais e distribuição de renda? Estes projetos também existem em países onde a distribuição de renda é mais justa?

8 Instrumentos para coleta de dados:


Carregar ppt "TITULO: A atuação dos projetos de governo envolvendo as práticas corporais e suas influências no currículo e na formação discente e docente. SILVIO SIPLIANO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google