A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe"— Transcrição da apresentação:

1 DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe www.unifebe.edu.br www.unifebe.edu.br

2 DIDÁTICA : Vem do grego didaktike – “arte de instruir, de ensinar” O termo didática é conhecido desde a Grécia antiga e já significava “ensinar, instruir, fazer aprender”. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe www.unifebe.edu.brwww.unifebe.edu.br

3 Didática é uma das disciplinas da pedagogia que estuda o processo de ensino e aprendizagem através de seus componentes- os conteúdos escolares, o ensino e a aprendizagem. Enquanto a pedagogia pode ser conceituada como a ciência e a arte da educação a didática é definida como a ciência e a arte do ensino. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe www.unifebe.edu.brwww.unifebe.edu.br

4 Didática é a arte de orientar a aprendizagem. O objeto de estudo da didática é o processo ensino-aprendizagem. Divide-se em duas partes:  Geral- que estabelece a teoria fundamental do ensino.  Especial- que analisa a função e os objetivos de cada disciplina. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe www.unifebe.edu.brwww.unifebe.edu.br

5 Comenius: (1592-1670) Educador Tcheco (1633) definia didática como sendo a “arte de ensinar tudo a todos”.  Libâneo : (1994) “Didática pode constituir-se em uma teoria do ensino”. A atividade principal do professor é o ensino que consiste em dirigir, orientar, estimular a aprendizagem escolar dos alunos. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe www.unifebe.edu.brwww.unifebe.edu.br

6 Masetto: (1997) Afirma que: “Didática é uma reflexão sistemática que acontece na escola e na aula. É o estudo do processo de ensino aprendizagem em sala de aula e de seus resultados”. Morrin: (2000) Diz que:“Marca cultural dos humanos desde o nascimento, primeiro com o selo da cultura familiar, em seguida da escola, e depois prossegue na universidade ou na vida profissional”. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe www.unifebe.edu.brwww.unifebe.edu.br

7 Ela vai pensar e refletir sobre questões relacionadas à escola e à sala de aula. Por exemplo:  Como as crianças aprendem;  Como é a atividade do professor em aula;  Como os alunos de uma turma se relacionam entre si e com o professor;  Como o professor ajuda os alunos a aprender;  Qual é a influência dos governos e da sociedade sobre a escola;  Como organizar o currículo de uma escola;  Como desenvolver a capacitação dos professores;  Como motivar os alunos;  Como fazer um processo de avaliação. A Didática enquanto Reflexão sobre a Prática Educativa: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe www.unifebe.edu.brwww.unifebe.edu.br

8  Os professores não tem que se preocupar com política; o que devem fazer é cumprir sua obrigação na escola;  A educação é a mola do sucesso, para subir na vida;  Nossa sociedade é democrática porque dá oportunidades iguais a todos; se a pessoa não tem um bom emprego ou não consegue estudar é porque tem limitações individuais;  As crianças são indisciplinadas e relapsas, porque seus pais não lhes dão educação conveniente em casa;  As crianças repetem de ano porque não se esforçam; tudo na vida depende de esforço pessoal;  Bom aluno é aquele que sabe obedecer. Algumas afirmações que são passadas nas conversas, nas aulas, nos livros didáticos: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe www.unifebe.edu.brwww.unifebe.edu.br

9 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe www.unifebe.edu.brwww.unifebe.edu.br

10 A Contribuição da Didática para o dia-a-dia do professor: Vem Colocar ao alcance do professor as pesquisas e os conhecimentos produzidos; Incentivar os professores a pesquisarem novas formas de ensinar e os problemas que afetam sua atividade; Criar oportunidades para os professores trocarem entre si e com especialistas suas experiências, sucessos ou fracassos; Fazer com que os alunos se interessem pela matéria e aprendam.

11 Diante disso: Qual é o papel da escola? Quais as dimensões do conhecimento precisamos considerar: Dimensão afetiva Cognitiva Social Psicológica. Represente através de Figuras, frases ou texto: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe www.unifebe.edu.brwww.unifebe.edu.br

12 Ler o Texto: “Novas maneiras de ensinar e novas formas de aprender” de Celso Antunes e sintetize a mensagem que o autor quer transmitir. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe www.unifebe.edu.brwww.unifebe.edu.br


Carregar ppt "DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google