A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico."— Transcrição da apresentação:

1 A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico

2 A avaliação escolar é um componente do processo de ensino que visa, através da verificação e qualificação dos resultados obtidos, determinar a correspondência destes com os objetivos propostos e, daí, orientar a tomada de decisões em relação às atividades didáticas seguintes. Libâneo (1990, p. 196)

3

4 PROVOCAÇÕES 1. Como tem sido a forma de avaliação dentro da minha escola? 2. Até onde estou envolvido com o tema Avaliação? 3. Qual a distância entre o modelo de avaliação interna e externa na minha escola? 4. Tenho acompanhado o desempenho dos meus alunos? 5. Comparando os resultados internos com Avaliação diagnóstica aplicada pela SME, como está o desempenho dos meus alunos?

5 SPAECE 2013 – ENSINO FUNDAMENTAL ABRANGÊNCIASÉRIE/ANODISCIPLINA MATRIZ DE REFERÊNCIA APLICAÇÃO CENSITÁRIA 9º ano do EF PROVA BRASIL Ling. Portuguesa Matemática Ciências Matriz SAEB – 9º ano De 11 a 21 de novembro de 2013 5º ano do EF SPAECE Ling. Portuguesa Matemática SPAECE – 5º ano De 02 a 06 de dezembro de 2013 2º ano do EF SPAECE Ling. PortuguesaSPAECE-ALFA De 02 a 06 de dezembro de 2013 AMOSTRAL (10% alunos do Município/rede) 9º ano do EF SPAECE LING. PORT MATEMÁTICA SPAECE – 9º ano De 02 a 06 de dezembro de 2013

6 SPAECE 2013 – TESTES  Os testes do 2º ano do EF serão compostos por três blocos, cada um com oito questões. Para cada turma há seis modelos de prova, sendo apenas o primeiro bloco comum a todos os alunos da turma. O aplicador fará APENAS a leitura dos enunciados das questões do primeiro bloco.  Os demais testes serão compostos por Língua Portuguesa e Matemática, cada um com dois blocos de provas contendo 26 questões, com base nas Matrizes de Referência do SPAECE para os anos avaliados.

7 SPAECE 2013 – QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS  Além dos Testes dos testes, haverá questionário para: Alunos  Questionário para o 5º ano  Questionário para o 9º ano e EM Professores  Questionário único Diretores  Questionário único

8 O Saeb é composto de três avaliações externas em larga escala:

9

10

11 NOVIDADES Prova Brasil 2013 terá Ciências Naturais e Humanas. A matriz piloto será avaliada apenas no 9º ano para que possa ser testada e aperfeiçoada para 2015.

12 Indicadores de qualidade da escola

13 A ESCOLA QUE GARANTE A APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS: 1. Liderança - O diretor dedica tempo, tem presença e dá exemplo dentro da escola. É quem coordena de forma participativa os rumos e assume a liderança para que todos decidam apoiar a missão da escola em suas funções. 2. Altas expectativas a respeito de seus alunos - aposta no sucesso do aluno. É a escola que se compromete e trabalha para todo aluno dar certo. Abraça a pedagogia do sucesso.

14 3. Clima Escolar - o ambiente é propício à aprendizagem. Tudo gira em torno do objetivo central da escola de fazer o aluno aprender. O aprendizado e o sucesso na escola não são negociáveis. Trabalha a dimensão cognitiva alinhada à dimensão afetiva. 4. Autonomia pedagógica - professores e gestores se sentem responsáveis e se responsabilizam pelas decisões sobre o que ensinar, quando ensinar, como ensinar. Existe senso comum de missão. Não se contenta com objetivos medíocres.

15 5. Uso do tempo - o tempo se reflete no calendário, no ritmo das atividades, no rigoroso cumprimento do ano letivo e das horas-aula. O tempo da aula é dedicado às atividades acadêmicas. O professor utiliza uma variedade de técnicas e estratégias didáticas para que TODOS alunos aprendam. As tarefas de casa, atividades de contra turno e extracurriculares são consideradas uma extensão necessária do tempo escolar. Ocorrem estratégias específicas para as crianças com dificuldades de aprendizagem.

16 6. Acompanhamento do progresso do aluno - professores e gestores sempre sabem se o aluno está aprendendo, o que está aprendendo, que progressos está fazendo. O acompanhamento é permanente. 7. Profissionalismo - diretores e professores se reconhecem por critérios de competência e trabalham de maneira profissional. 8. Perfil dos professores - são comprometidos com a aprendizagem de seus alunos, com o bom desempenho da escola; expressam motivação para ensinar. Estabelecem relações entre os conteúdos e as metas de aprendizagem; A clareza sobre o que ensinar permite delimitar as expectativas de aprendizagem.

17 10. Apoio e participação dos pais - os pais compartilham a visão e as expectativas da escola a respeito do sucesso dos filhos. Os pais acreditam nos filhos e na escola. Através dos pais, a escola envolve a comunidade, atraindo voluntários e parceiros para colaborar na obtenção de seus resultados. 9. Perfil dos alunos - são motivados, sentem-se parte da turma, da escola; gostam do professor, das pessoas da escola; procuram não faltar as aulas.


Carregar ppt "A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google