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Significado Etimológico

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Apresentação em tema: "Significado Etimológico"— Transcrição da apresentação:

1 Significado Etimológico
O termo currículo provém da palavra latina “currere” que se refere à carreira, a um percurso que deve ser realizado A escolaridade é um percurso para alunos/as, e o currículo é sinalização dessa estrada e a indicação de outros caminhos

2 Contexto Histórico Currículo

3 Contexto Histórico Currículo
Nos anos 1980 e 1990 surgiram várias propostas curriculares com o objetivo de quebrar os paradigmas de currículos existentes. Muitas destas ideias sobre a composição de um currículo eram, em geral, centradas centrada no conhecimento ou no aluno.

4 Em 1990, o Brasil participou da Conferência Mundial de Educação para Todos, na Tailândia, convocada pela Unesco, Unicef, PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e Banco Mundial. Essa conferência norteou as necessidades básicas de aprendizagem para todos, e promoveu a demanda de tornar universal a educação fundamental e ampliar as oportunidades de aprendizagem para crianças, jovens e adultos.

5 PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais

6 PCN A elaboração dos PCNs começou em 1995, e não foram apresentados como um Currículo, mas sim como subsídios para apoiar o Projeto da escola na elaboração de seu programa curricular. Os PCNs constituem o primeiro nível de concretização curricular e com isso estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação e do Desporto, tais como: Projetos ligados a sua competência na formação inicial e continuada de professores, Análise e compra de livros e outros materiais didáticos Avaliação nacional.

7 Competências e Habilidades
Os conceitos de competências e habilidades foram introduzidos formalmente no sistema educacional brasileiro em 1990.

8 LEIS DE DIRETRIZES E BASES
DA EDUCAÇÃO Lei de diretrizes e bases da educação nacional lei no 9.394/96

9 LEIS DE DIRETRIZES E BASES
DA EDUCAÇÃO Lei de diretrizes e bases da educação nacional lei no 9.394/96 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior). Na história do Brasil, essa é a segunda vez que a educação conta com uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que regulamenta todos os seus níveis. A primeira LDB foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61).

10 LEIS DE DIRETRIZES E BASES
DA EDUCAÇÃO Lei de diretrizes e bases da educação nacional lei no 9.394/96 A LDB 9394/96 reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal e estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, nos níveis da Educação Básica e Ensino Superior, definindo responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios nos níveis na Educação básica e Ensino Superior .

11 Proposta Curricular Do Estado de São Paulo - 2008
A Proposta Tinha por objetivo apoiar o trabalho realizado nas escolas estaduais e contribuir para melhoria da aprendizagens dos alunos. Elaboração e Estrutura 1. Amplo levantamento do acervo documental e técnico pedagógico existente. 2. Processo de consulta a escolas e professores para identificar, sistematizar e divulgar boas práticas existentes nas escolas de São Paulo.

12 Currículo Do Estado de São Paulo - 2010
O currículo do Estado de São Paulo esta centrado na Aprendizagem e no Desempenho , resultado desta aprendizagem

13 Linha do Tempo Anos de 1980 e 1990 Novas propostas sobre a abordagem dos Currículos 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei 9.394/96 Proposta Curricular do Estado de São Paulo Conferência Mundial de Educação, na Tailândia 1995 a 1996 Elaboração dos PCNs Matriz de Avaliação SARESP Currículo do Estado de São Paulo

14 Princípios dos Currículos de Ensino fundamental II e Médio

15 Princípios do Currículo do Estado de São Paulo
Uma escola que aprende O currículo como espaço de cultura As competências como referência Prioridade para a competência leitora e escritora A articulação das competências para aprender Articulação com o mundo do trabalho

16 Princípios do Currículo do Estado de São Paulo
A escola é o espaço em que ocorre a transmissão, entre gerações, do ativo cultural da humanidade, seja artístico, lógico –matemático, literário, histórico e social, científico e tecnológico.

17 Princípios do Currículo do Estado de São Paulo
Os princípios orientadores do currículo tem como objetivo desenvolver as competências necessárias para o enfrentamento dos desafios sociais, culturais e profissionais do mundo contemporâneo. Para tanto, ele prioriza a competências de leitura e escrita em todas as áreas de conhecimento, a articulação de competências para aprender e a contextualização no mundo do trabalho

18 Competências e Habilidades Língua Portuguesa e Matemática
Matriz de Avaliação do SARESP Competências e Habilidades Língua Portuguesa e Matemática

19 Matriz de Avaliação do SARESP
Em 2007, muitas mudanças foram introduzidas ao Saresp, de maneira a torná-lo cada vez mais adequado tecnicamente às características de um sistema de avaliação em larga escala, que permita acompanhar a evolução da qualidade do sistema estadual de ensino ao longo dos anos. Citamos algumas dessas mudanças. Os itens das provas foram pré-testados, o que resultou em instrumentos dotados de mais qualidade métrica. Houve também a adequação das habilidades avaliadas no Saresp às do Sistema de Avaliação da Educação Básica Saeb/Prova Brasil, para a quarta e oitava séries e terceira série do Ensino Médio. Finalmente, os resultados do Saresp foram colocados na escala do Saeb.

20 Para Perrenoud A competência é a capacidade de se
mobilizar o que se sabe em determinado âmbito ou contexto, a fim de realizar aquilo que se deseja.

21 Segundo Berger As ações e operações mentais de caráter cognitivo, sócio-afetivo ou psicomotor que mobilizados e associados a saberes teóricos ou experienciais geram habilidades, isto é, um saber fazer

22 Matriz como Referência Currículo do Estado de São Paulo

23 Matriz da Avaliação da Aprendizagem em Processo

24 Apoio ao Currículo Além desses documentos, o Currículo do Estado de São Paulo se completa com um conjunto de materiais dirigidos especialmente aos professores e aos alunos: os Cadernos do Professor e do Aluno, organizados por disciplina, de acordo com a série, ano e bimestre. Neles, são apresentadas Situações de Aprendizagem para orientar o trabalho do professor no ensino dos conteúdos disciplinares específicos e a aprendizagem dos alunos.


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