A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO."— Transcrição da apresentação:

1 Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO

2 Propostas para o mês de OUTUBRO O produto dessa etapa será um plano de ação da secretaria para apoiar as escolas no desenvolvimento de ações de melhoria do ensino de leitura e matemática na sua rede a partir dos resultados da Prova Brasil 2015. Nos próximos slides apresentaremos todos os passos para a realização das atividades. Bom trabalho!!!

3 Propostas para o mês de OUTUBRO Para a análise dos resultados finais da Prova Brasil 2015 de todas as escolas da rede municipal você poderá acessar o link abaixo: http://sistemasprovabrasil.inep.gov.br/provaBrasilResultados http://sistemasprovabrasil.inep.gov.br/provaBrasilResultados Colocar 2015 na escolha do ano. Logo depois escolhe: Estado, Município e a dependência administrativa, no seu caso município e clicar em pesquisar. Irá aparecer um quadro com todas as escolas e uma coluna a direita: Resultado Final. Escolha a escola e clique no resultado Final. O Boletim da Escola com os indicadores contextuais e os resultados da Prova Brasil 2015 será disponibilizado. Selecionar a planilha de resultados por município.

4 Propostas para o mês de OUTUBRO DCONT/SCHF4 O que consta neste Boletim: 1.Indicadores Contextuais 2.Participação na avaliação 3.Distribuição percentual dos alunos do 5o ano e 9o ano do Ensino Fundamental por nível de proficiência – Língua Portuguesa e Matemática.

5 Consolidado resultados 2013 – 5o ano LP 5 Vamos começar a sistematização dos resultados da Prova Brasil 2013. Siga as mesmas orientações do slide 3 e no ano coloque 2013. Siga os demais passos e preencha os quadros abaixos com os resultados de cada escola no 5o e 9o ano de LP e MAT.

6 Consolidado resultados 2013 – 5o ano LP DCONT/SCHF6

7 Consolidado resultados 2013 – 5o ano LP DCONT/SCHF7

8 Consolidado resultados 2013 – 5o ano MAT 8

9 DCONT/SCHF9

10 10

11 Consolidado resultados 2015 11 Agora vamos fazer a sistematização dos resultados da Prova Brasil 2015. Reproduza o slide abaixo e no quadro assinale a área e o ano escolar da resultado.

12 Consolidado resultados 2015 12 Agora vamos fazer a sistematização dos resultados da Prova Brasil 2015. Reproduza o slide abaixo e no quadro assinale a área e o ano escolar da resultado.

13 Consolidado resultados 2015 13 Agora vamos fazer a sistematização dos resultados da Prova Brasil 2015. Reproduza o slide abaixo e no quadro assinale a área e o ano escolar da resultado.

14 Consolidado resultados 2015 14 Agora vamos fazer a sistematização dos resultados da Prova Brasil 2015. Reproduza o slide abaixo e no quadro assinale a área e o ano escolar da resultado.

15 Consolidado resultados 2015 15 Agora vamos fazer a sistematização dos resultados da Prova Brasil 2015. Reproduza o slide abaixo e no quadro assinale a área e o ano escolar da resultado.

16 Consolidado resultados 2015 16 Agora vamos fazer a sistematização dos resultados da Prova Brasil 2015. Reproduza o slide abaixo e no quadro assinale a área e o ano escolar da resultado.

17 Análise dos resultados Atividade 1 – Analisar os resultados da Prova Brasil, respondendo as seguintes questões: a)Qual o percentual de alunos que realizaram a Prova Brasil em 2013 e 2015? Este indice melhorou a cada escola? Caso tenha sido abaixo de 95% em 2015, quais variáveis podem explicar as ausências? R: Todas as escolas tiveram participação acima de 95% e o índice de participação melhorou em todas as escolas. b)Houve aumento no número de alunos com desempenho adequado em Língua Portuguesa e Matemática no ano de 2015? R: Sim, de todas as escolas.

18 c) Analisando a distribuição das proficiências em níveis, houve avanços no número de alunos nos níveis acima de 4 nos resultados 2015? R: Se considerarmos a partir do nível 4 todas as escolas apresentaram avanço. Porém, a partir do nível 5 duas escolas avançaram e um concentrou seus avanços no nível 4. d) Que ações realizadas na rede podem ter provocado impacto nesses resultados? R:1. Formação de professores; 2. Avaliações Unificadas para acompanhamento do processo pedagógico; Investimento em formação também na base (Professores de Educação Infantil); 4. Planejamento Anual baseado em Projetos Didáticos e Sequência Didáticas; 5. Acompanhamento contínuo pelos gestores escolares e equipe da SME. DCONT/SCHF18

19 Roteiro das atividades Atividade 2 – Agora chegou a hora de vocês planejarem! Considerando a análise realizada anteriormente e compreendendo que para os alunos chegarem ao final do 5º ano e 9º ano no nível mais avançado (nível 4 em leitura e matemática e nível 5 em escrita) as experiências e oportunidades das práticas de leitura e resolução de problemas devem ser realizadas intencionalmente no cotidiano escolar em toda a escolaridade. Propomos que vocês elaborem um plano de ação para apoiar as escolas da rede na melhoria do ensino e aprendizagem.

20 DCONT/SCHF20 Programa Avaliação e Aprendizagem Plano de Ação Secretaria Municipal de Educação de Cerqueira César / SP Período de realização das ações: outubro - dezembro Metas de curto prazo: 1. Formação com os gestores escolares 2. Formação com os professores 3. Avaliação das ações de 2016 para previsões 2017 Ações Encaminhamentos Materiais necessários Responsável Pessoas envolvidas Prazo para realização Resultados esperados 1. Reunião com gestores escolares (por U.E.) Análise dos resultados 2013 e 2015 da Prova Brasil Resultado da Prova Brasil (2013 e 2015) Tabela de dados Secretaria Municipal de Educação SME e Gestores Escolares 17 e 18 de outubro Ciência dos resultados para que consigam dar suporte aos professores 2. Reunião com professores Análise dos resultados 2013 e 2015 da Prova Brasil Resultado da Prova Brasil (2013 e 2015) Tabela de dados Secretaria Municipal de Educação SME, Gestores Escolares e professores 24/10 (AP) 25/10 (FN) 26/10 (ZM) Ciência para que consigam avaliar as ações de 2016 para alinhar as de 2017

21 Plano de Ação Programa Avaliação e Aprendizagem Plano de Ação Secretaria Municipal de Educação de Cerqueira César / SP Período de realização das ações: outubro - dezembro Metas de curto prazo: 1. Formação com os gestores escolares 2. Formação com os professores 3. Avaliação das ações de 2016 para previsões 2017 Ações Encaminhamentos Materiais necessários Responsável Pessoas envolvidas Prazo para realização Resultados esperados 3. Reunião com professores para validação das ações de 2016 e previsão de planejamento 2017 Reunir professores por grupos de atuação (1º - 5º ano) para, a partir dos resultados analisados, validares quais ações foram positivas. Pré-planejamento 2017 Planejamento de 2016; Material didático utilizado Supervisão de Ensino, Coordenadores Pedagógicos e Professores 4º ano (31/10) 5º ano (1º/11) 1º ano (7/11) 2º ano (8/11) 3º ano (9/11) Planejamento 2017 que garanta a aprendizagem de todos os alunos Obs. As linhas da tabela podem ser ampliadas, caso seja necessário


Carregar ppt "Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google