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Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.

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1 Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª Conferência Nacional sobre o SINAQES: Novembro 2016

2 Sumário da Apresentação
O que é cultura de qualidade? O que é promoção de qualidade? Como o CNAQ promove a cultura de qualidade? Papel dos diferentes actores Desafios

3 O Que é Cultura de Qualidade?
A noção de cultura é entendida aqui como compreendendo dois elementos distintos: “Um elemento cultural/ psicológico, de valores comuns, expectativas e compromissos em relação à qualidade” e “Um elemento estrutural/ de gestão, com processos definidos que melhoram a qualidade e visam coordenar o esforço” (EUA 2006, 10).

4 O Que é Cultura de Qualidade?

5 O Que é Cultura de Qualidade?
Liderança, estratégia de comunicação, participação inclusiva e confiança são identificados como sendo de importância fundamental ao manter os dois elementos juntos; Os líderes são motores centrais do desenvolvimento da cultura de qualidade através da sua capacidade de influenciar a alocação de recursos, clarificar tarefas e responsabilidades, criar parcerias, criar clima de confiança e entendimento comum, definição e comunicação de políticas; Compromisso de liderança e competências são elementos chave;

6 O Que é Cultura de Qualidade?
Uma estratégia de comunicação adequada é considerada um pré-requisito para divulgar estratégias e políticas de qualidade, avaliar resultados e identificar os valores e crenças do pessoal; O envolvimento do toda comunidade académica na tomada de decisões da instituição promove uma cultura baseada em valores partilhados. Um requisito básico para o desenvolvimento da cultura de qualidade é que a IES tenha um sistema de avaliação permanente para fornecer informações sobre as demandas dos estudantes e identificar oportunidades de melhoria.

7 O Que é Cultura de Qualidade?
Ambiente macro Recursos financeiros Mecanismo de articulação e integração Mercado de trabalho

8 Promoção da cultura institucional de qualidade
‘Um conjunto de actividades de advocacia, divulgação e investigação que têm como objectivo principal a infusão de uma cultura de qualidade nas três funções essenciais do ensino superior, nomeadamente o ensino e aprendizagem, a investigação e a extensão.’

9 Promoção da cultura institucional de qualidade
A promoção da cultura de qualidade nas funções essenciais das instituições pode ser feita através de: Desenvolvimento de guias de boas práticas sobre várias questões; Promoção de programas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem; Promoção de discussão e sensibilização sobre questões de qualidade entre diferentes actores; Capacitação dos docentes em matéria de qualidade nas instituições (auto-avaliação, auditorias institucionais, elaboração de relatórios, etc.); Promoção do envolvimento dos alunos em questões de qualidade; e Promoção oportunidades de networking em garantia de qualidade .

10 Como o CNAQ promove a cultura de qualidade?
Diálogo entre as IES e o CNAQ; Monitoria dos mecanismos internos; Assistência técnica às IES; Capacitação dos órgãos internos e dos avaliadores Externos Participação em iniciativas internacionais que trazem novas visões para o CNAQ e aumentam as possibilidades de consolidação dos procedimentos de avaliação externa e acreditação; Avaliação contínua de qualidade e utilização dos resultados; Operacionalização de mecanismos não punitivos, mas de desenvolvimento Reconhecimento da diversidade entre e dentro das instituições.

11 Desafios da promoção de uma cultura de qualidade
A fraca capacidade técnica é o desafio mais importante que o CNAQ e as unidades institucionais de garantia de qualidade enfrentam. Este desafio manifesta-se de três maneiras: Número insuficiente de pessoal qualificado e profissionalmente formado na matéria de garantia de qualidade para liderar os processos de garantia de qualidade com confiança e integridade em todos os sub-sistemas, nas instituições e programas;

12 Desafios da promoção de uma cultura de qualidade
Falta de pessoal académico nas instituições de ensino superior com conhecimentos e experiência no desenvolvimento de instrumentos adequados de recolha e análise de informação bem como na realização da auto-avaliação; e A pressão sobre o numero insuficiente de pessoal em unidades institucionais de garantia de qualidade que precisam apoiar tanto os seus próprios sistemas de auto-avaliação como os processos de avaliação externa. Falta de meios adequados para as exigências da gestão de mecanismos e processos de garantia de qualidade Desafios financeiros.

13 Conclusão Quando as IES estabelecem um ambiente de trabalho orientado para a cultura de qualidade, os docentes, CTA e estudantes têm maior probabilidade de estar satisfeitos com a natureza de sua vida académica e profissional e, portanto, trabalham construtivamente para a causa do sucesso institucional. Para que a iniciativa de promoção de cultura de qualidade seja bem sucedida, os dirigentes, os docentes, os empregadores, os ordens profissionais devem fazer parte do processo.

14 Prof. Doutor Jeffy Mukora
Fim Muito obrigado pela atenção dispensada Prof. Doutor Jeffy Mukora Maputo Novembro de 2016


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