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O Papel do gestor na garantia da qualidade do Ensino Superior

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Apresentação em tema: "O Papel do gestor na garantia da qualidade do Ensino Superior"— Transcrição da apresentação:

1 O Papel do gestor na garantia da qualidade do Ensino Superior
Uma breve apresentação da experiência da UP Boaventura Aleixo Bendita Donaciano Lopes Maputo, 02 de Julho de 2015 Conferência de Reflexão sobre o Projecto NICHE - UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

2 Qualidade um conceito:
Complexo: é utilizada em situações bem distintas (qualidade da agua, qualidade de um serviço ou qualidade um produto); Multidimensional: diversos factores como a cultura, os modelos mentais, a dimensão, o design, a durabilidade, o preço, a raridade … Dinâmico: as necessidades e expectativas influenciam directamente na definição de qualidade; Subjectivo: directamente relacionado as percepções de cada indivíduo, de tal modo que pode ser difícil até para o indivíduo exprimir o que considera um produto de qualidade Isto torna difícil definir o conceito de qualidade de forma clara e objectiva Conferência de Reflexão sobre o Projecto NICHE - UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

3 Garantia da qualidade na UP (1/3)
A UP tem uma larga experiência nos processos de autoavaliação (avaliação interna); Esses processos da autoavaliação na UP surgem: Primeiro, como uma componente essencial e indispensável das revisões e reforma curricular, que se dão em diferentes momentos: 2003, 2009 e 2014; Segundo, como parte do Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia da Qualidade do Ensino Superior (SINAQES); Para a garantia da integração da UP no SINAQES, criou-se a 1 de Outubro de 2013 uma Comissão Central de Autoavaliação e Qualidade na UP (CAQUP); Conferência de Reflexão sobre o Projecto NICHE - UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

4 Garantia da qualidade na UP (2/3)
Os TORs da comissão: Definir e actualizar a política de autoavaliação da UP em função da legislação vigente e da realidade institucional; Elaborar e actualizar o Manual de Autoavaliação da UP, tendo como referência os guiões elaborados pelo CNAQ; Planificar actividades de autoavaliação de cursos, programas e/ou institucional; Coordenar o processo de autoavaliação na UP; Desenvolver a cultura e o interesse constante pela avaliação e garantia de qualidade... Conferência de Reflexão sobre o Projecto NICHE - UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

5 Garantia da qualidade na UP (3/3)
A CAQUP é assessorada por um conjunto de coordenadores, por Faculdades, Delegações e Escolas. Cada Unidade Académica e/ou Orgânica possui a sua subcomissão de autoavaliação; Opção metodológica: Metodologia Mista (Qualitativa e Quantitativa) Princípios: inclusão (participação), promoção da cultura de qualidade, entre outros. Pilares da autoavaliação: a) Cultura e Clima Institucional; b) Pensamento institucional; c) Qualidade da acção e d) desenvolvimento da acção institucional. Conferência de Reflexão sobre o Projecto NICHE - UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

6 Histórico dos processos de autoavaliação na UP (1/4)
Autoavaliação dos cursos de Mestrado da UP; Socialização dos documentos orientadores dos processos da avaliação das instituições do ensino superior pelo CNAQ; Socialização da metodologia da autoavaliação dos cursos e avaliação externa pelo CNAQ em 2014; Realização de dois Seminários Nacionais da Autoavaliação e Qualidade: O Iº em 20 a 21 de Fevereiro de 2014 e o IIº Seminário em 08 a 10 de Abril de Ambos os Seminários tiveram participação do CNAQ; Conferência de Reflexão sobre o Projecto NICHE - UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

7 Histórico dos processos de autoavaliação na UP (2/4)
Réplica do Seminários Nacional nas Delegações, Faculdades e Escolas da UP; Formação das subcomissões de autoavaliação das unidades orgânicas e académicas da UP; Elaboração do Manual da Autoavaliação na UP; Disseminação do deste Manual em todas as unidades orgânicas da UP; Promoção do debate institucional sobre o manual na Sede e nas Delegações; Conferência de Reflexão sobre o Projecto NICHE - UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

8 Histórico dos processos de autoavaliação na UP (3/4)
autoavaliação Piloto, do Curso de Licenciatura em Psicologia Educacional; Avaliação Externa do Curso de Licenciatura em Psicologia Educacional; Socialização dos resultados na UP; Autoavaliação de um curso de Licenciatura por Faculdade, Delegação e Escola; Organização da sala de evidências na UP-Sede e nas Delegações (ainda em processo); Realização de acções de Formação em metodologias da autoavaliação; Conferência de Reflexão sobre o Projecto NICHE - UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

9 Histórico dos processos de autoavaliação na UP (4/4)
Troca de experiências com instituições do ensino superior em matéria da autoavaliação (Brasil, Portugal, UEM, etc.); Realização de exercícios de simulação de avaliação externa dos cursos, inclusive do contraditório e da classificação; Desenvolvimento de instrumentos da autoavaliação, experimentação e sua disseminação; Promoção da pesquisa em avaliação educacional (teses de Mestrado e Doutoramento). Conferência de Reflexão sobre o Projecto NICHE - UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

10 Formas de avaliação da qualidade
1. Resultado Qualidade a entrada Qualidade a saída 2. Processo Qualificação do corpo docente Adequação dos programas curriculares e planos de estudos Infraestruturas e equipamentos adequados Regularidade do funcionamento Estrutura de governação Papel do gestor Monitorar o funcionamento da comissão e Garantir observância dos indicadores Conferência de Reflexão sobre o Projecto NICHE - UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA

11 O Papel do gestor na garantia da qualidade do Ensino Superior
Boaventura Aleixo Bendita Donaciano Lopes Maputo, 02 de Julho de 2015 Conferência de Reflexão sobre o Projecto NICHE - UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA


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