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REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

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Apresentação em tema: "REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE"— Transcrição da apresentação:

1 REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
CONSELHO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR (CNAQ) Resultados da avaliação externa e acreditação de 15 cursos de licenciatura – 1ª Vaga 2016 Apresentação à Reunião dos Dirigentes das IES e DPCTESTP Maputo, 15 de Março de 2017

2 Avaliação para acreditação – 2016
Meta inscrita no PES 2016 – Avaliar 25 cursos e 3 IES para efeitos de acreditação. Edital 2016 anunciou 2 vagas de recepção de Relatórios de Auto-avaliação para efeitos de Acreditação 1ª Vaga – 20/07 a 20/08 – chamada para 20 cursos; 2ª Vaga – 15/10 a 15/11 – chamada para 25 cursos. Total de Relatórios recebidos – 29: 1ª vaga – 15 cursos de 3 IES; 2ª Vaga – 14 cursos de 6 IES. 3 IES convidadas a submeter relatórios de auto-avaliação institucional. 64,4% do previsto no edital, porém, mais de 100% da meta inscrita no PES

3 Cursos avaliados na 1ª vaga 2016
UDM Administração e Gestão de Empresas Engenharia Ambiental UNIZAMBEZE Engª. Mecatrónica UP Montepuez Ensino de Química UP Beira Ensino de Matemática UP Massinga UP Maxixe Ciências de Educação UP Xai-Xai Ensino de Português UP Sede Ensino de Física Agro-Pecuária Psicologia Educacional Ensino Básico Ensino de Francês Ensino de História Ensino de Geografia

4 Processo de Avaliação Externa e Acreditação (AE & A)
Criadas 5 CAE, compostas por: Total de 21 Avaliadores Externos – docentes e especialistas de várias áreas de conhecimento; experiência profissional; experiência no âmbito do SINAQES; participação em Workshop de capacitação de avaliadores externos; 5 Gestores de Procedimentos (GP) – Técnicos do CNAQ. Realizado workshop de capacitação dos Avaliadores Externos e Lançamento da AE.

5 Processo de AE & A Realizadas visitas às IES e submetidos ao CNAQ Relatórios finais após contraditório pelas IES. Aferidos resultados preliminares, num processo partilhado Tomada decisão pelo Conselho a 08 de Fevereiro de 2017; Resultados homologados pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional.

6 Tabela de acreditação

7 Resultados de acreditação (1/4)
IES Curso Desempenho (%) qualitativo Resultado UP- BEIRA Ensino Matemática 57.6 % Não satisfatório Não Acreditado UniZambeze- BEIRA Engª Mecatrónica 62.1% Satisfatório com muitas reservas Acreditado condicionalmente, Nível C (valido até 2 anos) UP-Montepuez Ensino de Química 50.2 % Não acreditado UP- Xai-Xai Ensino de Português 60.6%

8 Resultados de acreditação (2/4)
IES Curso Desempenho (%) qualitativo Recomendação UP- Maxixe Ciências de Educação 55.7 % Não satisfatório Não acreditado UP- Massinga Ensino de Química 65.1 % Satisfatório com muitas reservas Acreditado condicionalmente, Nível C (valido até 2 anos) UDM Engª Ambiental 40% Gestão de empresas 36.09%

9 Resultados de acreditação (3/4)
IES Curso Desempenho (%) qualitativo Recomendação UP-SEDE Física 55.18% Não satisfatório Não acreditado Agro-pecuária 51.8% Psicologia Educacional 48.8% Ensino Básico 46% Ensino de Francês 72.08% Satisfatório com muitas reservas Acreditado condicionalmente, Nível C (valido até 2 anos)

10 Resultados de acreditação (4/4)
IES Curso Desempenho (%) qualitativo Recomendação UP-SEDE Ensino de História 63.2% Satisfatório com muitas reservas Acreditado condicionalmente, Nível C (valido até 2 anos) Ensino de Geografia 69.3% São acreditados condicionalmente 6 cursos, todos com desempenho de satisfatório com muitas reservas

11 Implicações dos Resultados
Os cursos acreditados condicionalmente devem superar as deficiências identificadas num período máximo de dois anos e submeter novamente os seus relatórios de avaliação para efeitos de verificação pelo CNAQ dos progressos alcançados na implementação das melhorias. Os cursos não acreditados precisam de uma acção urgente para elevar os actuais níveis de desempenho nos indicadores de qualidade e, num prazo máximo de um ano submeter novamente relatórios de auto-avaliação para efeitos de acreditação.

12 Desafios para as IES SINAQES como ferramenta de governação e gestão
Utilização da análise e dos resultados da avaliação como instrumento de melhoria. Plano de Melhoria como ferramenta da planificação e gestão Inclusão nos programas e projectos de desenvolvimento institucional, de acções concretas para a que os desafios enfrentados sejam superados ao mesmo tempo em que os aspectos de sucesso são potenciados. Garantia de Qualidade como processo permanente Realizar sistematicamente a auto-avaliação e realizar melhorias Assegurar oferta de cursos acreditados.

13 Desafios para o CNAQ (1/2)
Aperfeiçoamento do SINAQES Continuar a aperfeiçoar-se para a missão da avaliação, acreditação e garantia da qualidade do ensino superior; Continuar a aperfeiçoar os mecanismos e ferramentas de avaliação, acreditação e garantia da qualidade do ensino superior; Prosseguir com ampliação e capacitação do pool de avaliadores externos.

14 Desafios para o CNAQ (2/2)
Apoio às IES Prosseguir com o apoio às IES no estabelecimento de mecanismos internos de garantia da qualidade e nos processos de auto- avaliação; Participar nos processos internos de partilha dos resultados da auto-avaliação. Estabelecer mecanismos de apoio às IES no processo de implementação do Plano de Melhoria e monitoria dos progressos alcançados.

15 Obrigada pela atenção!


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