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A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico

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Apresentação em tema: "A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico"— Transcrição da apresentação:

1 A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Percursos Teóricos e Metodológicos FIORENTINI D. & LORENZATO, S. Autores Associados

2 Um início... A Educação Matemática surge, a partir de três fatos determinantes: relacionado à preocupação de matemáticos e professores de Matemática em melhorar a qualidade da socialização das ideias matemáticas às futuras gerações. no final do século XIX, quando universidades européias decidem promover institucionalmente a formação de professores secundários, oferecendo condições favoráveis para o surgimento do especialista em ensino de matemática. aos resultados de estudos experimentais de psicólogos americanos e europeus sobre a forma como crianças aprendiam a matemática, datando do início do século XX.

3 No Brasil 1º Fase: Gestação da EM como campo profissional (Período anterior à década de 70); 2º Fase: Nascimento da EM (Década de 70 e início dos anos 80); 3º Fase: Emergência de uma comunidade de educadores matemáticos (Década de 80); 4º Fase: Emergência de uma comunidade cientifica em EM (Anos 90).

4 Esclarecendo algumas questões...
Matemático x professor de matemática Estamos falando de um mesmo papel?

5 O professor de Matemática é um Matemático?
Práticas profissionais distintas; Vertentes epistemológicas distintas; A matemática é a mesma!!! Olhares diferentes para um mesmo saber

6 Problemas sérios de status e identidade
Imagine um matemático de pesquisa dizendo: eu estou ficando velho e não posso por muito mais tempo fazer Matemática original. Eu acho fascinante os esforços de meus netos para aprender Matemática e tenho visitado algumas salas de aula em escolas. Eu decidi que EM é um campo ao qual eu gostaria de juntar-me, porque eu penso que posso dar uma contribuição. Isso parece plausível?

7 2º exemplo Agora imagine um educador matemático dizendo: eu estou ficando velho e não posso por muito mais tempo fazer um trabalho original em EM. Eu acho fascinante os esforços dos meus netos para fazer matemática e tenho visitado alguns departamentos universitários de Matemática. Eu decidi que pesquisa em Matemática é um campo ao qual eu gostaria de juntar-me, porque eu penso qeu posso dar uma contribuição. Isso parece plausível?

8 Características de um Matemático
Tende a conceber a matemática como um fim em si mesma; Formar Professores para atuarem como pesquisadores matemáticos, pois dão maior ênfase nos objetos matemáticos formais ;

9 Características de um Educador Matemático
Tende a conceber a matemática como um meio ou um instrumento importante à formação intelectual e social de crianças, jovens e adultos e também do professor de matemática do ensino fundamental e médio e, por isso, tenta promover uma educação pela matemática; Tende a colocar a matemática a serviço da educação, priorizando está última sem estabelecer uma dicotomia entre elas;

10 Produção de Conhecimento
Matemático Preocupados em produzir, por meio hipotético- dedutivos, novos conhecimentos e ferramentas matemáticas que possibilitem o desenvolvimento da matemática pura e aplicada. Educador Matemático Realiza seus estudos utilizando métodos interpretativos e analíticos das ciências sociais e humanas, tendo como perspectiva o desenvolvimento de conhecimento e práticas pedagógicas que contribuam para uma formação mais integral, humana e crítica do aluno e do professor.

11 Bases Epistemológicas
Matemática Ciência Milenar com bases lógicas bem definidas. Educação Matemática Área emergente de estudos, recém-nascida, não possuindo uma metodologia única de investigação nem uma teoria claramente configurada. Em resumo: A Matemática e a Educação Matemática possuem objetos distintos de estudo, cada qual com sua problemática especifica, tendo suas próprias questões investigativas.

12 Como o campo pode ser fortalecido
1º) educadores matemáticos precisam formar e manter laços fortes com matemáticos – o campo cresceu da Matemática, e distanciar-se dela é cair em uma preocupação estéril com método acima do conteúdo. 2º) pesquisadores em EM precisam formar e manter laços mais fortes com professores de Matemática que estão em prática. 3º) criar um programa ou departamento distinto dentro da faculdade ou centro de educação – a EM como campo acadêmico adequando-se mais entre as Ciências Sociais do que entre as Ciências Naturais.

13 Educação Matemática como campo de pesquisa:
Qual a identidade da Educação Matemática? Quais são os domínios e fronteiras da Educação Matemática? O que é ser um educador matemático? Há necessidade de investigação em Educação Matemática? Quais são os objetos da pesquisa em Educação Matemática? Quais são os principais campos de pesquisa da Educação Matemática? Onde institucionalmente devem se desenvolver as pesquisas em Educação Matemática? Como pesquisar em educação Matemática?

14 Afinal, o que é Educação Matemática

15 Educação Matemática É uma área de conhecimento das ciências sociais e humanas, que estuda o ensino e a aprendizagem da matemática. De modo geral, poderíamos dizer que a Educação Matemática caracteriza-se como uma praxis que envolve o domínio do conteúdo específico (a matemática) e o domínio de idéias e processos pedagógicos relativos à transmissão/assimilação e/ou à apropriação/construção do saber matemático escolar.

16 Dimensões Educação Matemáica Conhecimento Específico
Histórico Epistemológico Contexto: Psicocognitivo Contexto: Histórico-Cultural Contexto: Sócio-Político Conhecimento Pedagógico

17 Relaciona-se Matemática Psicologia Sociologia Semiótica Economia
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Matemática Psicologia Sociologia Semiótica Economia Epistemologia Antropologia Filosofia

18 Fatores Motivadores da EM
Preocupação dos matemáticos e professores de matemática sobre a qualidade da divulgação/socialização das idéias matemáticas; Melhoria das aulas; Atualização e modernização do curriculo escola da matemática. Iniciativa de Universidades européias, no final do século XIX, em promover institucionalmente a formação de professores de secundários; Surgimentos do especialista em ensino de matemática. Estudos experimentais realizados por psicólogos americanos e europeus, desde o início do século XX, sobre o modo como as crianças aprendiam a matemática.

19 O objeto e os objetivos da pesquisa em Educação Matemática (em construção)
Objeto de Estudo Múltiplas relações e determinações entre ensino, aprendizagem e conhecimento matemático em um contexto sócio-cultural específico. Objetivos Básicos De natureza pragmática, que tem em vista a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem da matemática; De cunho científico, que tem em vista o desenvolvimento da Educação Matemática enquanto campo de investigação e de produção de conhecimentos.

20 Questões ou perguntas específicas da Educação Matemática
Aquelas que surgem diretamente da prática de ensino, ou melhor, da reflexão do professor-investigador sobre sua própria prática e a prática de outros. Exemplos Por que os alunos têm tanta dificuldade para aprender algébra? Como ensinar frações de modo mais significativo para os alunos? Os alunos aprendem melhor a resolver/interpretar problemas matemáticos por meio de materiais manipulativos ou do uso de desenhos e esquemas? É mais produtivo ensinar matemática iniciando com atividades ou situações-problema do que com explicações teóricas? Por que os alunos confundem tanto o significado das letras em algébra? Porque os professores geralmente não ensinam geometria? (...)

21 Aquelas geradas a partir de investigações ou estudos precedentes ou da própria literatura.
Exemplos O que as pesquisas brasileiras mostram ou dizem sobre as dificuldades dos alunos em aprender frações? Que tipo de dificuldades de aprendizagem da matemática as pesquisas têm investigado e que explicações são dadas para elas? O que os estudos e a literatura em Educação matemática dizem a respeito da utilização de calculadoras no ensino da matemática na escola fundamental?

22 Educação Matemática, como campo profissional e científico
Matemático Educador Matemático

23 Referências FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2007. KILPETRYC, J. Fincando Estacas: uma tentativa de demarcar a Educação Matemática como campo profissional e científico. Zetetiké, 1996.


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