A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos."— Transcrição da apresentação:

1 A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos Caritá Universidade de Ribeirão Preto Contato: ecarita@unaerp.br SETEMBRO/2016

2 INTRODUÇÃO Ferramenta importante no processo de formação profissional. Facilita a disseminação de conteúdos e informações. Permite simulações. Apoia interações síncronas e assíncronas. Propicia ambientes de construção de saberes. O estudante participa ativamente de sua formação. O docente pode utilizar redes e comunidades virtuais e outros recursos tecnológicos.

3 Objetos de aprendizagem. Alunos atuais das gerações y e z, possuem familiaridade com as ferramentas, pois desde a infância foram integrados ao uso da TIC. Alunos habituados com a linguagem digital, realizam inúmeras tarefas ao mesmo tempo. Alunos recebem e disseminam informações com rapidez.

4 OBJETIVO Avaliar o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação nos processos de ensino-aprendizagem sob a ótica de coordenadores de curso da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior privada do interior paulista.

5 METODOLOGIA Caráter exploratório-descritiva. Abordagem qualiquantitativa. Análise quantitativa: software Microsoft Excel 2012 - “tabela dinâmica”: frequências absoluta e relativa. Análise qualiquantitativa: identificação sumarizada das situações, bem como a opinião dos entrevistados sobre a sua resposta - metodologia descrita por Freire (1990).

6 METODOLOGIA A amostra foi constituída por sete coordenadores dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do interior do estado de São Paulo. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade de Ribeirão Preto e aprovada sob o parecer nº 1.304.766.

7 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS 16 questões: 07 caracterização do perfil dos coordenadores ; 08 objetivas sobre a utilização das TIC na prática docente; 01 questão aberta para comentários. 12345 Discordo totalmente DiscordoNão discordo e nem concordo ConcordoConcordo totalmente Desejo não opinar

8 RESULTADOS A maioria é do sexo feminino, sendo 06 (85,71%) coordenadoras. 06 (85,71%) possuem título de doutor e 01 (14,29%) título de mestre. A média da idade dos participantes foi de 47 anos ± 6 anos. A média do tempo de formação foi de 24 anos ± 5 anos.

9 RESULTADOS Questão: “A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) auxilia no processo de ensino-aprendizagem”. Respostas: 01 (14,29%) concordo 06 (85,71%) concordo totalmente Portanto, todos confirmaram que a TIC auxilia no processo de ensino- aprendizagem.

10 RESULTADOS Questão: “Utilizo a TIC no processo de ensino-aprendizagem”. Respostas: 01 (14,29%) não discordo e nem concordo 05 (71,43%) concordo 01 (14,29%) concordo totalmente 85,72% afirmaram utilizar a TIC no processo de ensino-aprendizagem.

11 RESULTADOS Questão: “Já realizei curso de capacitação docente para utilizar a TIC no processo de ensino-aprendizagem”. Respostas: 04 (57,14%) concordo 03 (42,86%) concordo totalmente Diante do resultado pode-se inferir que os participantes já realizaram algum curso de capacitação para utilizar a TIC no processo de ensino- aprendizagem.

12 RESULTADOS Questão: “Tenho experiência para utilizar a TIC de maneira a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem”. Respostas: 02 (28,57%) não discordo e nem concordo 04 (57,14%) concordo 01 (14,29%) concordo totalmente. 71,43% responderam ter experiência para utilizar a TIC.

13 RESULTADOS Questão: “Tenho disponibilidade para realizar curso de capacitação docente com foco no uso da TIC no processo de ensino-aprendizagem”. Respostas: 01 (14,29%) não discordo e nem concordo 05 (71,43%) concordo 01 (14,29%) concordo totalmente. A maioria apresentou disponibilidade para continuar se capacitando em relação ao uso da TIC no processo de ensino-aprendizagem.

14 RESULTADOS Questão: “Considerando a vivência das gerações y e z com as TIC, uma vez, que esses alunos foram naturalmente inseridos na era da tecnologia, eles possuem maiores facilidades e habilidades para usar as TIC no processo de ensino-aprendizagem”. Respostas: 01 (14,29%) não discordo e nem concordo 04 (57,14%) concordo 02 (28,57%) concordo totalmente. Demonstra que a maioria dos participantes entende que as novas gerações possuem facilidade com o uso da TIC no processo de ensino- aprendizagem.

15 RESULTADOS Questão “O aluno interage positivamente com a TIC como uma ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem”. Respostas: 02 (28,57%) não discordo e nem concordo 03 (42,86%) concordo 02 (28,57%) concordo totalmente 05 (71,43%) dos participantes relatam que o aluno interage de maneira positiva com a TIC no processo de ensino-aprendizagem.

16 RESULTADOS Questão: “A Instituição de Ensino Superior disponibiliza recursos tecnológicos adequados para as aulas com o intuito de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem”. Respostas: 02 (28,57%) discordo 01 (14,29%) não discordo e nem concordo 03 (42,86%) concordo 01 (14,29%) concordo totalmente Mais da metade dos participantes acredita que a Instituição de Ensino Superior oferece recursos tecnológicos adequados para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

17 RESULTADOS No espaço para comentários sobre o uso da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem do profissional da área da saúde, seguem alguns relatos: “no meu entendimento, a TIC é um recurso didático de grande importância para o ensino superior, atualmente”; “as TICs são excelentes ferramentas para o processo de ensino- aprendizagem,...”; “certamente o uso da tecnologia da informação agrega, facilita e até mesmo ajuda no processo complexo de ensino e aprendizagem...”. Comprova-se que a tecnologia da informação e comunicação é uma ferramenta contemporânea para auxiliar no processo de ensino- aprendizagem.

18 CONCLUSÃO Apesar dos coordenadores não explicitarem quais TIC utilizam ou podem ser utilizadas na formação profissional dos educandos de cursos da área da saúde: as mais usadas são os objetos de aprendizagem e ambientes simulados. Permite a troca de informações e interação entre docentes e discentes. Garante a construção do conhecimento individual e coletivo.

19 CONCLUSÃO TIC são consideradas significativas para as instruções pedagógicas. Auxilia e contribui para o processo de ensino-aprendizagem. A maioria dos coordenadores entende que as TIC são ferramentas importantes para as práticas pedagógicas.

20 OBRIGADO!


Carregar ppt "A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google