A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof : Fausto H. Matsunaga DOWNLOAD (http://paginapessoal.utfpr.edu.br/fhmatsunaga)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof : Fausto H. Matsunaga DOWNLOAD (http://paginapessoal.utfpr.edu.br/fhmatsunaga)"— Transcrição da apresentação:

1 Prof : Fausto H. Matsunaga fhmatsunaga@gmail.com DOWNLOAD (http://paginapessoal.utfpr.edu.br/fhmatsunaga)

2 OBJETIVO Utilizar os diversos recursos da informática, dispondo de noções de linguagem computacional, aplicados ao ensino.

3 EMENTA Educação mediada por novas tecnologias. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Produção de Vídeo-Aulas: aulas teóricas, aulas experimentais e com uso de softwares de simulação computacional.

4 1 Ferramentas para Edição de Conteúdos. Planilha Eletrônica,Editor de Apresentação, Ambiente Virtual Aprendizagem. 2 Introdução ao desenvolvimento de aplicações educacionais. Uso integrado dos conteúdos da ementa no desenvolvimento ambiente educacional utilizando as ferramentas para edição de conteúdo. Cuidados Design Interação. 3 Uso de interfaces digitais para coleta de dados em experiências. Demonstração e uso de dispositivos para visualização digital de dados obtidos em equipamentos de laboratórios de física, com saída de dados para as ferramentas de edição de conteúdo.

5 Questão motivadora: Como abordar um fenômeno Físico em uma prática experimental utilizando um recurso tecnológico, sem roteiros pré-definidos, de modo que o estudante seja um sujeito ativo de uma constatação prática da relação entre grandezas que constituem o fenômeno Físico?

6 Recursos tecnológicos utilizados -Filmadora, máquina fotográfica e tablet. -Notebook ou computador (desktop) -Simulador (http://paginapessoal.utfpr.edu.br/fhmatsunaga)http://paginapessoal.utfpr.edu.br/fhmatsunaga -Applets ( https://phet.colorado.edu/pt_BR/) https://phet.colorado.edu/pt_BR/

7 TEORIAS DE APRENDIZAGEM

8 MOREIRA/AUSUBE L Aprendizagem significativa Subsunçores Aquisição de novo conhecimento

9 POZO E CRESPO conceituais atitudinais procedimentais requer a aprendizagem de conceitos e a superação das dificuldades de compreensão objetivo maior tornar os alunos partícipes dos próprios processos de construção e apropriação do conhecimento científico visam promover nos estudantes o gosto pelo rigor no qual o trabalho é feito, atitude crítica frente a situações problemas concebendo ao estudo científico mais como uma forma de fazer perguntas do que uma resposta já dada.

10 TPACK O Pedagogical Content Knowledge Technological Content Knowledge Technological Pedagogical Knowledge capacidade de ensinar um determinado conteúdo curricular saber selecionar os recursos tecnológicos mais adequados para trabalhar um conteúdo curricular saber usar esses recursos no processo de ensino e aprendizagem

11 Koehler e Mirsha (2008)

12 PRODUTO METODOLOGIA RECURSOS TECNOLÓGICOS

13 APPLETS 1º ETAPA 2º ETAPA 3º ETAPA VERIFICAR O SITE NO QUAL O APLLET SE ENCONTRA Verificar se o computador esta preparado para utilizar o applet (versão do java) Utilizar o applet de forma que o conteúdo não fique perdido durante a aula.

14 SIMULADOR 1º ETAPA 2º ETAPA 3º ETAPA Verificar em que sistema operacional o simulador pode ser usado. Verificar as condições de operação do simulador. Desenvolver as tarefas as serem usadas na aula.

15 ATIVIDADE 1º ETAPA 2º ETAPA 3º ETAPA Escolher o Tema a ser abordado e montar o plano de aula. Escolher o aplicativo a ser utilizado para ilustrar sua aula Desenvolver a aula em PPT.


Carregar ppt "Prof : Fausto H. Matsunaga DOWNLOAD (http://paginapessoal.utfpr.edu.br/fhmatsunaga)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google