A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE"— Transcrição da apresentação:

1 MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE. MAIS QUALIFICAÇÃO NO SUS: CONSTRUINDO E VIVENCIANDO A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE GUIDORENI,A.S.; NEVES, A.S.; UTAGAWA, C.Y.; SILVA, I.C.M.; OLIVEIRA, I.R.S.; HABIBE, R.C.H.; VILELA, S.H.; OLIVEIRA, B.C. INTRODUÇÃO Em 2015, o Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA aderiu ao edital de Seleção para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-SAÚDE/GRADUASUS /2017. O Projeto “Mais Estudantes da Saúde. Mais Qualificação no SUS”, coordenado inicialmente por docente do curso de Medicina, envolve os cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina, Nutrição e Odontologia e as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) de Pinheiral e Volta Redonda, num total de 45 participantes. São objetivos do Projeto: possibilitar maior integração ensino-serviço-comunidade; garantir as mudanças necessárias nos projetos pedagógicos desses cursos, a partir da observação da realidade por professores e estudantes; contribuir para formação de um novo perfil de egresso, ao atender às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).

2 Definição de plano de trabalho – COAPES.
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE. MAIS QUALIFICAÇÃO NO SUS: CONSTRUINDO E VIVENCIANDO A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE MÉTODOS E TÉCNICAS Construção colegiada com definição de imagem-objeto, estratégias e indicadores de monitoramento e avaliação. Definição de plano de trabalho – COAPES. 1) Encontros dos Gestores com a Reitora do UniFOA 2) Apresentação do diagnóstico pelos Municípios 3) Apresentação do diagnóstico pelos Cursos 4) Construção colegiada das diferentes etapas do Projeto 5) Redação e edição do texto final 6) Aprovação do Projeto pela Comunidade Acadêmica do UniFOA 7) Aprovação do Projeto pelo MEC 8) Preparando a vivência no cotidiano

3 MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE. MAIS QUALIFICAÇÃO NO SUS: CONSTRUINDO E VIVENCIANDO A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE REFERENCIAL TEÓRICO A formação na área de saúde e o impacto resultante do agir desses profissionais na qualidade de vida e da saúde das pessoas é pauta permanente no debate sobre o perfil de egressos. O modelo biomédico, caracterizado pela fragmentação, com foco na doença e no ambiente hospitalar, distancia esses profissionais dos cenários de prática norteados pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) Para reverter esta situação e garantir a formação voltada para a integralidade do cuidado, as DCNs (BRASIL, 2001/2014) apontam a necessidade de integrar precocemente estudantes da área de saúde aos diferentes cenários de prática, considerando que essa integração permite-lhes incorporar, às suas caixa de ferramentas, tecnologias que contribuirão para “reinventar a lógica do processo de trabalho, sua gestão, organização e finalidade, em ato, coletiva e publicamente” (MERHY,1997). Da mesma forma que ao refletir sobre o “trabalho vivo” (MERHY,1997) o profissional pode se perceber enquanto construtor e transformador da sua realidade, as vivências articuladas e precoces do estudante permitem a reflexão sobre sua formação e o distanciamento da realidade que o espera no SUS e propor mudanças nos projetos pedagógicos alinhadas às DCNs.

4 RESULTADOS E CONCLUSÃO
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE. MAIS QUALIFICAÇÃO NO SUS: CONSTRUINDO E VIVENCIANDO A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE RESULTADOS E CONCLUSÃO Mobilização significativa da Reitoria, Coordenações de Cursos e Professores na construção do Projeto. O caráter multidisciplinar, envolvendo os cursos de Enfermagem, Educação Física, Medicina, Nutrição e Odontologia, evidencia o compromisso do UniFOA com a formação voltada para a integralidade do cuidado em saúde. Critérios adotados para seleção mostram a importância da vivência acadêmica dos estudantes. O interesse em participar, confirma que projetos de integração ensino-serviço-comunidade são sempre bem vindos e fortalecem esse novo perfil de profissional que queremos formar. O relato das experiências iniciais permite fazer uma reflexão importante sobre processo de trabalho, rede de cuidados e papel dos profissionais de saúde no SUS e a realidade das matrizes curriculares e práticas pedagógicas.

5 MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE. MAIS QUALIFICAÇÃO NO SUS: CONSTRUINDO E VIVENCIANDO A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE Por se tratar de projeto em andamento, ainda não é o momento de conclusões e sim, para relato de experiência que oportuniza a integração precoce de estudantes dos cursos da área de saúde do UniFOA junto a cenários de práticas nas SMS da região do Médio Paraíba/RJ, com prováveis contribuições às mudanças nos projetos pedagógicos dos cursos envolvidos.


Carregar ppt "MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google