Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouThomaz Lancastre Henriques Alterado mais de 7 anos atrás
2
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
INCIDÊNCIA JOGO MODIFICADO ENSINO CARACTERÍSTICAS DA PINTURA ARTÍSTICA ARTE
3
Parte de: EXP.1 2008 EXP.3 2011 EXP.2 2009 JOGO MODIFICADO
Educação estética
4
Conhecimento das características
Problema Interesse Pesquisa teórica Leitura de imagens Conhecimento das características Pintura artística Arte ?
5
Como a educação estética joga o jogo da produção artística?
Questões Como a educação estética joga o jogo da produção artística?
6
Questões Olhar a Obra Sentir com a Obra Pode a leitura de imagens contribuir para a pesquisa e conhecimento da arte? Pensar com a Obra
7
Questões Como um jogo modificado Criar –Descobrir-Modificar as regras
Criar regras Descobrir regras Como um jogo modificado Criar –Descobrir-Modificar as regras Leitura de imagens Conhecer pintura ? Modificar regras
8
Quais as metodologias aplicadas na produção da educação estética ?
Questões Quais as metodologias aplicadas na produção da educação estética ?
9
Justificativa JUNTO AOS ALUNOS DE ARTES E PÚBLICO INTERESSADO
GERAÇÃO CULTURAL ORIENTADOS EDUCAÇÃO ESTÉTICA EXPERIÊNCIAS DO FAZER, LER E CONTEXTUALIZAR IMAGENS NA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR E DO JOGO Justificativa REFLETIR SOBRE ESTRATÉGIAS ENFRENTAR O PROBLEMA INCENTIVO PESQUISA LEITURA DE IMAGENS CONHECIMENTO DA ARTE JUNTO AOS ALUNOS DE ARTES E PÚBLICO INTERESSADO
10
Objetivos A) Desenvolver a educação estética por meio do jogo e da arte para superar os problemas da pesquisa. B) Revelar que estratégias foram implementadas para trabalhar a educação estética. C) Descrever quando se identificou a necessidade de uma ação para desenvolver o interesse pela pesquisa em artes, pela leitura de imagens e ao conhecimento das características da pintura e da arte. D) Apontar que instrumento foi utilizado; E) Descrever como se deu a modificação de um jogo para o ensino das características de um estilo acadêmico e de alguns movimentos artísticos pictóricos.
11
Fundamentação teórica
12
Fundamentação teórica
13
Fundamentação teórica
14
Fundamentação teórica
15
Fundamentação teórica
16
Fundamentação teórica
17
Metodologias EXPERIÊNCIA 1 EXPERIÊNCIA 2 EXPERIÊNCIA 3
18
Metodologias EXPERIÊNCIA 1 EXPERIÊNCIA 2 EXPERIÊNCIA 3
19
Metodologias EXPERIÊNCIA 1 EXPERIÊNCIA 2 EXPERIÊNCIA 3
20
Metodologias EXPERIÊNCIA 1 EXPERIÊNCIA 2 EXPERIÊNCIA 3
21
Metodologias EXPERIÊNCIA 1 EXPERIÊNCIA 2 EXPERIÊNCIA 3
22
artista professor professor Metodologias EXPERIÊNCIA 3 EXPERIÊNCIA 1
23
Metodologias JOGO MODIFICADO PINTURAS JOGO UNO
24
Metodologias RELEITURA PESQUISAR ANÁLISE INTERPRETAÇÃO JULGAMENTO
DESCRIÇÃO Metodologias APRECIAR CONTEXTUALIZAR FAZER RELEITURA PESQUISAR
25
Esquema geral da dissertação
Introdução Capítulo 1: Fundamentos estéticos do jogo da arte no processo educacional Capítulo 2. A abertura da experiência estética no contexto da relação entre aprender sobre arte e jogar um jogo Capítulo 3. Para um futuro entre jogo e arte no campo da educação estética Conclusão
26
Capítulo 1: Fundamentos estéticos do jogo da arte no processo educacional
EDUCAÇÃO ESTÉTICA ARTE EDUCAÇÃO E CONSTRUTUVISMO ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL ASPECTOS AFETIVOS COGNITIVOS E SOCIAIS LUDICIDADE CARACTERÍSTICAS DE UM BOM JOGO METODOLOGIAS DA PESQUISA OS PCNS E A ARTE JOGO E REGRAS
27
Capítulo 2: A abertura da experiência estética no contexto da relação entre aprender sobre arte e jogar um jogo ORIGEM DO PROBLEMA DA PESQUISA OBJETIVOS DO JOGO MODIFICADO SOBRE O JOGO UNO COMO JOGAR O UNO E O JOGO DE ARTES O JOGO MODIFICADO CRIANDO UM NOVO DESIGN, conteúdo, apresentação do jogo para a pesquisa, cartas de ação fixas, regras do jogar e pontuação A LEITURA DE IMAGENS NO JOGO
28
Capítulo 2: A abertura da experiência estética no contexto da relação entre aprender sobre arte e jogar EXPERIÊNCIA NA ESCOLA- ENSINO FUNDAMENTAL PESQUISA- CRIANDO AS REGRAS
29
Capítulo 2: A abertura da experiência estética no contexto da relação entre aprender sobre arte e jogar EXPERIÊNCIA NO ATELIÊ- ENSINO FUNDAMENTAL PESQUISA- DESCOBRINDO AS REGRAS
30
Capítulo 2: A abertura da experiência estética no contexto da relação entre aprender sobre arte e jogar EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE- ENSINO SUPERIOR PESQUISA- RELEITURA E MODIFICANDO AS REGRAS
31
Capítulo 2: A abertura da experiência estética no contexto da relação entre aprender sobre arte e jogar um jogo Figura5. Releitura da Obra Mona Lisa de Leonardo Davinci, realidada por Lidiane Klein e Dionatha Ritter.
32
Capítulo 2: A abertura da experiência estética no contexto da relação entre aprender sobre arte e jogar um jogo Figura 12. Imagens das releituras de Casal caminhando, de Vicent Van Gogh, e a criação do jogo com as imagens criadas, denominado de Trilhar`te por Adrieli Gnich Vargas/junho de 2011.
33
Capítulo 3: Para um futuro entre jogo e arte no campo da educação estética
34
Capítulo 3: Para um futuro entre jogo e arte no campo da educação estética
CONTEXTO DAS IMAGENS IMAGENS ESCOLHIDAS DIVISÃO DA HISTÓRIA DA ARTE ARTISTAS JOGO PESQUISA REGRAS LÚDICO CONTEÚDO ASPECTOS SOCIAIS ASPECTOS AFETIVOS ASPECTOS COGNTIVOS EDUCAÇÃO ESTÉTICA MÉTODOLOGIA ANALISADA *JOGO MODIFICADO *LEITURA DE IMAGENS AVALIAÇÃO *PRÉ-JOGO *CRIAR DESCOBRIR E MODIFICAR *NO JOGAR NO JOGO E NA ARTE AS CARACTERÍSTICAS DE UM BOM JOGO MODIFICADO
35
Avaliação da pesquisa pelas experiências estéticas
Resultado - Jogo modificado -Modarte CRIAR REGRAS DESCOBRIR REGRAS MODIFICAR REGRAS 1 2 3 Avaliação da pesquisa pelas experiências estéticas ALUNO AGENTE ATIVO HOUVE MOTIVAÇÃO IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR E JOGO – MEDIADORES - CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO TAREFAS SÉRIAS E EXERCÍCIO DE AUTO CONTROLE AGUÇOU O OLHAR
36
Avaliação da pesquisa pelas experiências estéticas
Resultado - Jogo modificado -Modarte CRIAR REGRAS DESCOBRIR REGRAS MODIFICAR REGRAS 1 2 3 Avaliação da pesquisa pelas experiências estéticas A união da arte e do jogo lúdico estimulou os alunos a pesquisa, a leitura de imagens e a conhecer as características da pintura artística.
37
Conclusões EXP.1 2008 EXP.3 EXP.2 2011 2009 JOGO MODIFICADO
LEITURA DE IMAGENS LUDICIDADE experiência estética
38
JOGO ARTE Conclusões JOGO MODIFICADO Educação estética intelectual zdp
ASPECTOS COGNITIVOS intelectual ASPECTOS SOCIAIS zdp AFETIVOS emocional LEITURA DE IMAGENS LUDICIDADE JOGO ARTE Educação estética
39
FORMAÇÃO COMPLETA DO SER
Conclusões EDUCAÇÃO LEITURA DE IMAGENS LUDICIDADE JOGO ARTE Educação estética equilíbrio, tensão, compensação, contraste, variação, solução, união e desunião , ordem (ritmo e harmonia) DESAFIO FANTASIA CURIOSIDADE APRENDIZADO MOTIVAÇÃO EQUILÍBRIO FORMAÇÃO COMPLETA DO SER APRECIAR FAZER CONTEXTUALIZAR SENSIBILIZAR-SE IMAGINAÇÃO EXPRESSÃO CRIATIVIDADE CULTURA AFETO REFLEXÃO
40
OBRIGADA PELA ATENÇÃO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.