A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Estadual Presidente Arthur Costa e Silva – Ensino Fundamental Profª. Isete Stibbe Neiverth.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Estadual Presidente Arthur Costa e Silva – Ensino Fundamental Profª. Isete Stibbe Neiverth."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Estadual Presidente Arthur Costa e Silva – Ensino Fundamental Profª. Isete Stibbe Neiverth

2  Paisagem religiosa  Universo Simbólico Religioso  Texto Sagrado Conteúdo Básico Ritos Conteúdo Específico Ritos com caráter sagrado e ritos sem caráter sagrado

3  Diferenciar rito com caráter sagrado de rito sem caráter sagrado  Identificar os rituais sagrados nas tradições religiosas e os ritos sem caráter sagrado na vida cotidiana.  Relacionar conceitos de vida não religiosos com conceitos de vida religiosos enriquecendo a compreensão da realidade

4  Primeiro Passo  TV pendrive: “Ritual de entrada na vida, cabelo comprido – China”, baixado do site www.diaadiaeducacao.pr.gov.br, para introduzir o conceito de ritos religiosos.  TV pendrive: “Páscoa na Rússia”, para que os alunos fizessem comparação entre ritos religiosos.  Eles assistiram aos vídeos e depois discutimos as questões oralmente. Essa metodologia não deu muito certo. Os alunos precisam de propostas de discussões escritas no quadro antes de cada vídeo.

5  Segundo Passo: Leitura em conjunto de trechos do texto “Ritos”, do Caderno Pedagógico de Ensino Religioso e atividades digitadas sobre: definição do conceito de ritos religiosos, tipologia dos ritos, ritos de passagem, ritos com caráter sagrado e ritos sem caráter sagrado. Nessas atividades foi abordado o rito do “batismo do nome indígena” e o “Bar Mitzvah” da religião judaica.

6  Terceiro passo: Com a finalidade de relacionar conceitos de vida não religiosos com conceitos de vida religiosos, os alunos fizeram um desenho sobre um rito com caráter sagrado e um outro, com um rito sem caráter sagrado. O desenho foi feito em folha A4 para ser exposto na escola. Os alunos ficaram livres para escolher a religião sobre a qual queriam fazer os ritos com caráter sagrado.  Quarto Passo: Postagem dos trabalhos no blog www.isetesn.blogspot.com e exposição no mural da escola.

7  Tv pendrive, vídeos, Caderno Pedagógico, folhas de sulfite, cartolina e internet.

8  Reflexão sobre os assuntos tratados, observando a participação, interesse e respeito pelos ritos praticados nas diferentes religiões.  Observação contínua detectando possíveis mudanças de atitudes comportamentais.  Compreensão e aplicação dos conteúdos estudados nas atividades propostas e na produção do desenho de um rito sem caráter sagrado e com caráter sagrado.

9  PARANÁ, Secretaria de Estado de Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica - Ensino Religioso. 2008   PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. O Sagrado no Ensino Religioso – Caderno Pedagógico de Ensino Religioso. Curitiba, 2008.


Carregar ppt "Escola Estadual Presidente Arthur Costa e Silva – Ensino Fundamental Profª. Isete Stibbe Neiverth."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google